Planeta Educação

Aprender com as Diferenças

 

Myrian e Gabriel - uma história feliz!
Relato de uma escola na cidade de Taboão da Serra

Neste momento, irei contar uma história a vocês, mas não é um conto de fadas criado pela imaginação, e sim uma história real de vida.

Era uma vez no ano de 2001, numa escola chamada EMI Chico Bento - Taboão da Serra /SP, um aluno que chegou para estudar no Jardim I.

Era uma criança especial que atende pelo nome de Gabriel. Este aluno encontrou uma professora que se chama Myrian de Rezende - esta foi sua primeira professora.

Gabriel pouco falava, não andava, mostrava-se limitado em alguns movimentos, mas para a professora Myrian, seu aluno Gabriel tinha um grande potencial e era capaz de aprender muitas coisas.

Em 2002, Gabriel foi transferido para a EMI Franjinha e olha só quem foi para lá também: a professora Myrian, que, ao chegar, foi logo dizendo:

- "O aluno Gabriel vai ficar na minha sala."

Nossa! Que coragem teve essa professora, pois nem todos os educadores sentem que são preparados ou têm coragem para ter em sua sala um aluno com necessidade educacional especial.

Mas que alegria! Gabriel e Myrian muito aprenderam e muito nos ensinaram.

No início, alguns adultos, ao ver aquela criança se arrastando no chão, emocionavam-se ou sentiam pena, houve aqueles que até choravam.

Mas a professora Myrian foi ensinando o Gabriel a se tornar mais independente e mostrou para muita gente que as limitações dele não o impediam de ser feliz e realizar várias atividades.

Gabriel iniciou seus primeiros passos com um andador.

No início se recusou, mas com a paciência e a insistência da professora Myrian, a colaboração dos funcionários da escola e dos pais, Gabriel foi sentindo segurança e seus passos foram ficando cada vez mais seguros, sua linguagem melhorou a ponto de se tornar um verdadeiro tagarela.

Em 2003, a professora Myrian tornou-se coordenadora-pedagógica da EMI Franjinha e Gabriel ganhou uma nova professora, a professora Mônica.

Mas, com certeza, se não fosse a confiança, o apoio e os ensinamentos da ex-professora e atual coordenadora Myrian, não teria segurança para ter Gabriel como seu aluno.

Durante todo esse ano, Myrian esteve presente e acompanhou o Gabriel, alegrando-se com cada conquista desse aluno que é especial em todos os sentidos.

Além de nos mostrar que é uma criança muito inteligente e comunicativa, Gabriel nos ofereceu uma grande conquista, pois está andando, não utiliza mais o andador, e sim suas muletinhas.

Nossa, que vitória!

Ao final de 2003, Gabriel recebeu seu 1º diploma, o primeiro de muitos que virão, pois é só o começo de tudo isso que teve um grande valor, pois em seu caminho, Gabriel encontrou uma fada madrinha, que confiou e acreditou em seu potencial.

Vira-se hoje mais uma página da história desse garoto pra lá de especial. Nesta história, o nome Myrian estará eternamente escrito, pois ofereceu ao seu e sempre aluno Gabriel a oportunidade de ser uma criança feliz.

Hoje em 2010, Gabriel está numa escola da rede pública cursando o fundamental II, é vizinho da Professora Myrian, está bem-adaptado à escola, na qual é um exímio aluno.

É um garoto como qualquer outro: curioso, adora informática e continua tagarela!

Texto Original escrito pela professora e escritora Simone Oliveira dos Santos e adaptado para publicação pela Professora Myrian de Rezende.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas