Diário de Classe
À Luz dos números do IDEB
Caminhos para uma Educação de Qualidade
Os resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) trouxeram um misto de sensações de prazer e de “quero mais” à Vitae Futurekids, empresa que é referência na área da educação com atuação em diversas cidades do Brasil inteiro. Na maior parte dos municípios que suas soluções educacionais estão presentes, os resultados deste importante indicador provaram que suas visões de mundo estão certas.
Os resultados podem ser vistos em municípios como Taboão da Serra, o qual está localizado na região metropolitana de São Paulo e que obteve nota de 5,20 no IDEB 2009.
A Vitae Futurekids também marca presença em cidades como Ananindeua, Bertioga, Caçapava, Cubatão, Florianópolis, Guaratinguetá, Lençóis Paulistas, Lorena, Osasco, Pindamonhangaba, São Manuel e muitos outros que acreditam que a Educação é o melhor caminho para uma sociedade mais justa e igualitária.
Em seus programas, encontram-se soluções como a Matemática Descomplicada, a qual promove o domínio de conteúdos e habilidades matemáticas por meio de atividades lúdicas e sistematizadas.
Há também a Informática Educacional que entende a tecnologia da Informação e Comunicação como um recurso didático-pedagógico no contexto educacional, possibilitando aos alunos e educadores a apropriação desta indispensável habilidade e competência.
Já a solução Línguas Estrangeiras amplia a capacidade de desenvolvimento da fala, audição, leitura e escrita em Línguas Estrangeiras, tanto de professores como também de alunos.
Os filmes são transformados em recursos pedagógicos de uso regular e sistematizados por professores e alunos por meio da solução Cinema na Escola.
Cada filme é entendido como uma rica fonte para potencializar o processo de ensino-aprendizagem, o que o torna eficaz no desenvolvimento de novas habilidades necessárias para a vida acadêmica e social de alunos de várias faixas etárias.
Por sua vez, a solução Pró-Família promove a integração entre a família, o professor e a escola, diminuindo, assim, a evasão e o absenteísmo escolares. Esta solução entende a família como parceira no processo de ensino e aprendizagem de cada aluno, diminuindo a distância entre pais e comunidade escolar.
É praticamente impossível pensar em ProJovem Urbano sem associá-lo à empresa, pois busca sempre a promoção da inclusão social dos jovens brasileiros, buscando sua reinserção na escola e no mundo do trabalho, combatendo, no mínimo, duas exclusões, ou seja, a escolar e a social.
Por meio de atividades diferenciadas e desafiadoras, a Recuperação de Conteúdos utiliza os recursos tecnológicos para incentivar a aprendizagem e recuperando os conceitos não aprendidos pelos alunos.
E tem muito mais! A Vitae Futurekids também é a responsável por soluções como a Aprendizagem Sistêmica que proporciona maior aprendizado e desenvolvimento de habilidades essenciais para a convivência saudável, a Formação Continuada que qualifica os profissionais da educação, a Equipe Local que realiza acompanhamento técnico, didático e pedagógico nas escolas, há também a solução Material Didático que oferece material de apoio aos profissionais de educação, a Inclusão Digital que promove a inclusão digital e social de pais e mães de alunos, assim como da comunidade escolar em geral, a Alfabetização e Letramento que promove o processo de aquisição da leitura e escrita, EJA Virtual que oferece um ambiente virtual de aprendizagem para atender, especificamente, aos alunos da Educação de Jovens e Adultos...
É importante ressaltar que todas as soluções contribuem de forma muito significativa para a melhoria da educação que pode ser comprovada pelo IDEB, pois tanto professores como alunos se veem em ambientes inovadores que ampliam e estimulam a criatividade, o desenvolvimento de leitura e produção escrita, assim como soluções de problemas de várias ordens.
Em todos os momentos e em todas as soluções, há a consideração da importância de se permitir que cada aluno tenha o direito a uma formação plena, na qual ele seja preparado para uma vida fora dos muros das escolas e, para isso, muitas vezes é preciso uma maior aplicação na Formação de Educadores, pois são eles que orientam diariamente nossos jovens alunos.
O IDEB vem mostrar que tudo isso é perfeitamente possível e prova que assim como nos municípios citados abaixo, a Educação precisa de pessoas dispostas a direcionar esforços a ela, pessoas estas que realmente acreditam num mundo mais justo e num futuro menos conflituoso.
Apenas para exemplificar a melhora em alguns resultados do IDEB, veja os dados abaixo que sintetiza o aumento no índice nos municípios de Taboão da Serra, Ananindeua, Bertioga, Caçapava, Cubatão, Florianópolis, Guaratinguetá, Lençóis Paulistas, Lorena, Osasco, Pindamonhangaba, São Manuel:
Município 2005 2007 2009
Ananindeua 3,30 3,40 4,40
Bertioga 3,90 4,40 4,70
Caçapava 4,20 3,60 4,90
Cubatão 4,00 4,80 5,50
Florianópolis 4,20 5,00 5,20
Guaratinguetá 4,50 4,90 5,40
Lençóis Paulistas 4,90 5,00 5,80
Lorena 4,20 5,00 5,10
Osasco 4,50 4,70 4,80
Pindamonhangaba 4,80 5,10 5,50
São Manuel 4,60 4,70 5,30
Taboão da Serra 4,50 4,90 5,20
Fonte dos dados: Prova Brasil e Censo Escolar.