Aprender com as Diferenças
Outras razões para crianças com necessidades especiais frequentarem escolas comuns
Can you think of other reasons why children with special needs should attend ordinary schools
Extraído de documento da UNESCO, tirado da Internet, parte de documentos para orientação de professores com o nome: Understanding And Responding To Children´S Needs In Inclusive Classrooms (Comprendendo e respondendo às necessidades de crianças em salas de aula inclusivas).
Traduzido do inglês e digitado em São Paulo por Maria Amélia Vampré Xavier, da Rede de Informações sobre Deficiências e Projeto Futuridade, Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, Fenapaes, Brasília (Diretoria para Assuntos Internacionais), Carpe Diem, SP, Sorri Brasil, SP, Rebrates, SP, Inclusion InterAmericana e Inclusion International em 13 de setembro, 2009.
É verdade que existem no movimento apaeano correntes de pensamentos opostos a esse respeito, mas isso é salutar, as pessoas vão lendo, estudando, e frequentemente mudando sua opinião neste ou naquele setor específico.
A verdade é que as escolas das APAEs durante meio século representaram o que mais se adequava a nossas famílias, e vivemos aqueles anos já longínquos, com muito amor no coração e muita vontade de ver nossos filhos se desenvolverem mais e melhor.
O que acontece, e muitos professores têm nos relatado isso, quando uma criança com deficiência é matriculada numa escola comum, como deveria mesmo ser se obtivesse a ajuda necessária, se precisar de um psicólogo, um outro profissional para ajudá-la, essa ajuda dada através de serviços públicos variados tem uma demora de um, dois, mais anos.
Claro que filhos de pessoas de classes abonadas, com o dinheiro pronto para despesas adicionais, podem e têm suas necessidades extras atendidas, são bem encaminhadas a escolas inclusivas nas quais contam com todos os recursos adicionais que precisam obter.
Portanto, vamos todos caminhando no sentido do progresso, para o que contribuirá e muito a presença de pais e profissionais brasileiros na próxima e grande reunião de Salamanca, sobre educação inclusiva, em outubro 2009. Todos iremos sair ganhando com essa bela iniciativa!
Plena Participação E Igualdade
A principal razão para que seja promovida a frequência de crianças com deficiências em escolas comuns, ou mesmo crianças vindas de ambientes muito desprivilegiados, é aumentar suas oportunidades de aprender através da interação com os outros e para promover sua participação na vida da comunidade.
Muitas vezes estas crianças são excluídas da sociedade. Elas podem estar escondidas em casa se tiverem aparência diferente, em razão de medo e superstição. Ou a pobreza força as família sa viver em favelas da cidade com poucas amenidades.
Frequentemente as necessidades dessas crianças não são reconhecidas e o pensamento geral é que têm pouco que contribuir para a comunidade. Porém, esta exclusão reduz as oportunidades das crianças de aprender, crescer e se desenvolver. Elas estão duplamente em desvantagem!Frequentar a escola local é a principal maneira de garantir que todas as crianças estão incluídas na sociedade.
As crianças não aprendem, simplesmente, só nas escolas. Elas aprendem com suas famílias, através de contato com colegas e amigos, e através da participação em todas as atividades variadas que ocorrem em comunidades. Porém, a frequência à escola ajuda a promover também estas outras formas de aprendizado.
Os professores têm uma responsabilidade específica para garantir que todas as crianças participem integralmente da sociedade e que tenham igualdade de oportunidade em educação.
Federico Mayor é ex-diretor geral da UNESCO.