Planeta Educação

Diário de Classe

Erika de Souza Bueno Coordenadora Educacional da empresa Planeta Educação; Professora e consultora de Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de São Paulo; Articulista sobre assuntos de língua portuguesa, educação e família; Editora do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br). E-mail: erika.bueno@fk1.com.br

Criando nosso próprio caça-palavra
Maior afinidade com as palavras

Sabe-se que quanto mais contato o aluno tiver com materiais escritos, mais facilidade ele terá para escrever corretamente palavras. Porém, por mais estranho que possa parecer, ao ler não percebemos cada letra de cada palavra, ou seja, vemos e lemos a palavra como numa composição, sem atentarmos para cada letra que a compõe.

Por isso, é muito importante o professor pensar em atividades e exercícios que auxiliem o aluno a conhecer cada letra que compõe palavras, de maneira a diminuir a probabilidade de equívocos na hora de escrever. Os jogos de caça-palavra são excelentes ferramentas para este aprendizado. Caças-palavras são jogos em que o objetivo é encontrar palavras dentro de um embaralhado de inúmeras letras aparentemente sem sentido.

Na sala de aula, este exercício é muito eficaz porque faz com que os alunos prestem mais atenção na composição de palavras, pois como pontuado anteriormente numa leitura dificilmente eles têm habilidade para prestar a devida atenção em cada letra que compõe alguma palavra, o que aumenta a possibilidade de problemas na comunicação escrita, uma vez que ao não se compor devidamente alguma palavra numa comunicação, a mensagem que se pretendia passar pode ser prejudicada pelo não entendimento daquilo que se está lendo.

Convém esclarecer que para uma comunicação sem impedimentos, ou seja, uma comunicação clara, objetiva e que realmente cumpra o seu papel de transmitir e trocar informações entre aqueles que estão envolvidos no processo comunicativo, são necessários muitos outros fatores, não apenas a correta ortografia da palavras, até mesmo porque todas as palavras utilizadas na comunicação estão, evidentemente, dentro de um contexto que precisa ser muito bem entendido e considerado.

Assim sendo, a correta ortografia das palavras num processo comunicativo é apenas um fator, jamais o único fator. Também faz-se necessário frisar que aprender a ortografia da língua portuguesa também é muito importante para a preservação do nosso patrimônio cultural, ou seja, a nossa própria língua-materna.

Não há a menor dificuldade em se criar caça-palavra. O professor mesmo pode elaborar um caça-palavra de acordo com o que ele quer transmitir aos seus alunos, baseado ou não na matéria que está sendo estudado na sala de aula ou, ainda, num livro que foi trabalhado com seus alunos num bimestre, por exemplo.

Desta forma, o professor ao começar elaborar seu próprio caça-palavra, deve entender que tudo deve ter início com o tema. O professor também pode pensar em temas do dia a dia de seus alunos, tais como assuntos referentes a clubes de futebol ou algum outro esporte, internet, artistas, filmes e afins.

Uma vez que o tema é definido, é hora de escrever as palavras inteiras no papel. Escreva-as na vertical, horizontal, de trás para frente e em quantas formas mais achar interessante, de maneira que o aluno tenha um nível de dificuldade que o desafie a encontrar as palavras, mas nunca causar desistência, ou seja, cada professor que é conhecedor das habilidades de seus alunos saberá, certamente, elaborar um caça-palavra que seja realmente motivador a cada um de seus alunos ávidos por novidades e, também, desafios.

Assim que o tema estiver definido, assim como também o grau de dificuldade, escreva todas as palavras a ser localizadas por seus alunos e contorne-as com as letras do alfabeto, nunca na ordem alfabética, é claro.

Pronto, você já montou o seu próprio caça-palavras, agora é só lançar o desafio aos seus alunos e, depois, avaliá-los de maneira a identificar os benefícios deste excelente método de aprendizagem, pois desta maneira o professor saberá as reais dificuldades e facilidades que seus alunos têm em relação à ortografia da língua portuguesa e, também, se eles conseguiram ou não vencer aquilo que julgavam por complexo e se conseguira superar aquilo que já dominavam!

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