Aprender com as Diferenças
Pessoas com deficiência
Pesquisa sobre sexualidade e vulnerabilidade
Pessoas com deficiência: pesquisa sobre sexualidade e vulnerabilidade
As autoras, inicialmente, tecem considerações sobre o desenvolvimento da sexualidade humana, que tem início ao nascimento e se constitui em alicerce básico do desenvolvimento global de todos.
Relatam dificuldades encontradas pelas pessoas com deficiência para que possam exercer esse direito como seres sexuados e a importância do papel da família e dos profissionais da área das deficiências.
Abordam o conceito de vulnerabilidade ligado à saúde e à área dos direitos humanos, mostrando como o processo de inclusão social dessas pessoas e a falta de informações adequadas na área da sexualidade contribuem para o aumento da vulnerabilidade em relação às DST/aids.
A seguir, colocam a pesquisa-ação que realizaram na cidade de São Paulo, pelo Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas, contratado pelo Programa Municipal de DST/aids. Esta foi de natureza qualitativa, de caráter exploratório e preliminar, visando identificar as condições de vulnerabilidade ao HIV/Aids entre pessoas com deficiência visual, auditiva e física, maiores de 18 anos e residentes na cidade.
Utilizando a metodologia de trabalho com pares, a equipe realizou: a formação de quatro Agentes de Pesquisa com deficiência, o levantamento das condições de acessibilidade dos Serviços Especializados em DST/aids da cidade, seis Grupos Focais de Intervenção e cinco Entrevistas em Profundidade com representantes dos vários tipos de deficiência.
Este trabalho testou metodologias, produziu instrumentos e levantou dados e constatações que poderão subsidiar políticas públicas voltadas a essa população, que vem sendo atendida de forma insuficiente pelas campanhas de prevenção às DST/aids e pelos serviços de atendimento.
Descritores: Sexualidade, Deficiência, Vulnerabilidade, HIV/Aids.
Para ler o artigo na íntegra, acesse o link abaixo:
(clique aqui para ver o arquivo completo em PDF)