Diário de Classe
Um novo caminho para a Gestão Educacional
Vanessa Malhone
Nos dias
de hoje, há uma crescente expectativa sobre os Gestores
Escolares no que se refere à sua capacidade de conciliar as
demandas burocráticas e as pedagógicas, visando
à garantia do aprendizado. Tais expectativas são
evidenciadas, na prática, por meio da gestão do
espaço, dos recursos financeiros, das
atribuições legais e da interatividade com a
comunidade escolar – alunos, funcionários,
professores e pais de alunos.
Com isso, o gestor sente-se sobrecarregado e desmotivado com tamanha
carga de responsabilidade sob sua supervisão, o que o leva
muitas vezes a imaginar que não há
esperanças de resultados significativos para uma
Educação de Qualidade. Porém, apesar
de o gestor ser a figura central para a melhoria do processo
educacional, ele não está sozinho nesta
empreitada. Cabe a ele o direcionamento competente de habilidades e a
identificação de talentos dentro de sua equipe
para uma gestão mais democrática e eficiente,
onde a responsabilidade é compartilhada por todos.
Para um bom gerenciamento escolar, muito mais que recursos financeiros,
é fundamental que sua administração
seja reflexiva e humana, com uma visão sistêmica
da realidade de sua instituição. Estudos mostram
que o investimento voltado à formação
dos Gestores da Educação aumenta, em muito, o
desempenho escolar dos alunos e os resultados positivos em provas e
avaliações do MEC. O bom gerenciamento dos
recursos recebidos gera mais frutos do que a simples quantidade de
dinheiro investida nas escolas. Concluímos, assim, que o
Gestor Educacional, por meio de novas práticas e
experiências gerenciais, precisa ter em suas mãos
a capacidade e a coragem de enfrentar as mudanças em prol de
uma educação de qualidade, administrando com
muita competência os recursos financeiros e materiais, os
obstáculos, os conflitos pessoais.
A Vitae Futurekids, empresa responsável por
soluções na área educacional, atenta
à importância do papel dos líderes
educacionais, desenvolveu o "Programa de
Qualificação de Gestores da
Educação". O objetivo principal é
promover a formação e o
aperfeiçoamento dessas lideranças, acreditando na
capacidade de mudança através do contato com os
referenciais teóricos e tecnológicos das
contribuições técnicas,
administrativas e gerenciais mais recentes da
administração, tornando maior a
competência profissional.
O
programa apresenta procedimentos e técnicas para que o
gestor tenha acesso às inovações na
área gerencial, de forma a converter a
instituição escolar em profícuo e
verdadeiro local onde todos aprendem através da troca de
experiências.
A formação é estruturada de modo
continuado (articulada e planejada, não se restringindo a
intervenções pontuais), em serviço
(estratégias de formação para
solucionar o problema da falta de disponibilidade do gestor) e
autoformativa (projetos de pesquisa-ação),
garantindo a efetiva participação dos gestores.
Por meio de várias estratégias e
ações, o programa oferece
formação presencial e à
distância, orientações
técnicas articuladas com a prática, oficinas,
workshops, estudos dirigidos, ciclo de palestras e
seminários temáticos, projetos de pesquisa e
ação, fóruns de discussão
da prática e intercâmbio com outras
experiências gerenciais.
Ao longo do curso de formação, as atitudes dos
gestores são amplamente discutidas através de
diversas temáticas: Gestão Participativa,
Administração do Tempo, Gerenciando Pessoas e
Resultados, Administrando as Competências, as
Relações e os Conflitos, Solucionando Problemas,
Motivando Pessoas, Tomando Decisões e Pensamento
Sistêmico.
O Programa foi estruturado em 4 módulos: Escola Plena, Liderança, Equipe e Excelência. Os resultados são evidenciados em curto prazo nas experiências dos gestores, pois é um programa que automaticamente faz um processo de reconstrução das práticas profissionais e pessoais por meio de reflexões, técnicas e dinâmicas que podem lhe dizer muito sobre sua gestão.
“O Curso de Gestores em Educação foi uma bênção de Deus, veio na hora em que eu estava mais precisando, como sou originário da área pedagógica, minha formação não estava voltada para a administração de pessoas e da escola, encontrava-me com muitas dificuldades desde que assumi essa missão, sentia a necessidade de participar de cursos de formação que me dessem embasamento para lidar com as situações existentes na escola.
Somos gratos à Prefeitura do Município por nos possibilitar esse aprendizado, porque tudo que vem sendo realizado nos possibilita melhorar a nossa prática, com consciência das áreas que requerem melhorias e fortalecendo as outras que somos mais favorecidos. Pena que os módulos são muito rápidos”, afirma o gestor Itamar Aparecido Ferreira.
A educação brasileira precisa de gestores que façam a diferença em suas instituições. Precisa de gestores que estejam preparados para novos desafios. Precisa não somente de gestores, mas de líderes educacionais comprometidos com seus professores, funcionários, pais e alunos. Comprometidos com sua equipe. O Programa Qualificação de Gestores da Educação é a resposta imediata para que isso aconteça, é o investimento certo com as respostas concretas. É o novo caminho para a Gestão Educacional.