Universo Escolar
A Hora do Pesadelo
Parte I
Confesso que gosto muito do que faço (ser Diretor de Escola e Professor)... Confesso, também, que estou deixando de ter prazer naquilo que faço... Tornou-se comum na rotina escolar de um Diretor de Escola a lembrança por seus superiores de suas obrigações e dos comprometimentos legais que o “não cumprimento” de uma ordem acarretará (em toda solicitação de um serviço sempre há a lembrança de que o não cumprimento no prazo legal o diretor responderá por isso).
Nesses anos de experiência, como professor e especialista em educação (Supervisor de Ensino, Diretor de Escola, Vice-Diretor, Orientador-Pedagógico, Orientador de Componente Curricular), aprendi a lidar com essas pressões, as quais costumo chamar de “pedagogia política do erro programado”.
Os governantes (e os superiores hierárquicos) aplicam essa “pedagogia do erro”... Eles apostam que você (Diretor) vai errar, verdadeiramente torcem por você errar.
Isso
pode ser corroborado pelo volume de pedidos, pelas inúmeras
atribuições de última hora, pelas
“competências” delegadas garganta abaixo
e a seco.
O termo parceria sempre é utilizado para tentar amenizar
algo que não pode ser amenizado, afinal, se algo der errado,
é o Diretor de Escola que vai responder legalmente. Os
parceiros do Diretor de Escola jamais assumem nada.
A parceria fica restrita a apenas dois elementos: um elemento físico (que é o Diretor de Escola) e um elemento divino (que é Deus), pois na hora da distribuição de responsabilidades é cada um por si e Deus por todos. A parceria só fica nas palavras e, palavras, voam ao vento...
Nós, Diretores de Escolas, temos que ser “babás”, “vigias”, “contadores”, “mestre de obras”, “psicólogos”, “agentes da lei”, “feirantes”, “estoquistas”, “arquivistas”, “porteiros”, ahhhhhhh, e réus... Afinal, todos os males da sociedade, todo resultado de políticas errôneas e ações politiqueiras explodem na escola, na mão do Diretor de Escola.
Esse
filme é antigo e composto de muitas sequências,
ainda estamos na primeira parte de muitas outras que virão.
Professor Marcelo Luis dos Santos Antonio - Diretor de Escola,
Biólogo, Especialista em Gestão Escolar pela
UNICAMP.