Planeta Educação

Planeta Literatura

 

Sinopse do livro Educação Musical e Deficiência
Propostas Pedagógicas

O livro “Educação Musical e Deficiência: propostas pedagógicas” é de cunho científico-pedagógico. Científico porque está totalmente embasado teoricamente em metodologias utilizadas na educação musical, bem como nos princípios que norteiam a psicomotricidade o desenvolvimento da aprendizagem e as questões clínicas das deficiências. Pedagógico porque oferece atividades práticas para professores - de música ou não - e profissionais da área da saúde que trabalhem ou queiram trabalhar com pessoas com deficiências no que tange a utilização da música como recurso ou finalidade em si mesma.

Essa temática é inédita no Brasil. O livro possui 192 páginas entre informações clínicas básicas sobre as deficiências; relação da música com a psicomotricidade; diferenças e semelhanças entre a musicoterapia e a educação musical voltada para pessoas com deficiências; questões relacionadas à inclusão escolar e adaptações para o ensino musical de pessoas com deficiências, com fotos inéditas de adaptações para instrumentos musicais, entre outras. Além disso, o livro propõe mais de 20 jogos musicais totalmente adaptados para diversos tipos de deficiências, o porquê de cada adaptação e como realizá-las com recursos simples. É um livro voltado para um público eclético, com linguagem simples e acessível à qualquer pessoa.

Currículo dos autores do livro Educação Musical e Deficiência

Viviane dos Santos Louro

Iniciou seus estudos de música aos 11 anos de idade na Fundação das Artes de São Caetano do Sul onde se formou no curso técnico em piano. Aos 15 anos passou a estudar com o pianista Cláudio Tegg e aos 17, com a professora de piano Marisa Lacorte. Participou de importantes Concursos Nacionais de piano, obtendo no total 17 premiações. Tocou para pianistas renomados do Brasil, Alemanha, Itália, Rússia e Argentina, sendo sempre muito elogiada pelas suas interpretações. 

Participou de diversos festivais de piano entre eles o Festival Internacional de música no conservatório Tchaikowsky - Moscou - Rússia (1997) onde teve aulas com o professor Russo Andrei Pisarev. Em 1996 atuou como solista convidada frente a orquestra de São Caetano. Em 2001 terminou sua graduação em bacharelado em piano na faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM) na classe da professora Marisa Lacorte. 

No ano seguinte ingressou no Mestrado em Música - Educação musical na Universidade Estadual Paulista (UNESP), onde defendeu em 2003 a dissertação: As adaptações a favor da inclusão do portador de deficiência física na educação musical: um estudo de caso, tendo como orientadora a prof. Dra. Glória Maria Ferreira Machado e como co-orientador o Prof. Dr. Luís Garcia Alonso. Alem disso, fez dois anos de estágio (2002-2003) no setor de músico-reabilitação da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e assistiu a diversos cursos, na área da deficiência física, mental, auditiva, visual, problemas de aprendizagem e psicomotricidade. É atualmente professora de piano na Fundação das Artes de São Caetano do Sul (2004) além de participar como docente de workshops, oficinas, cursos e palestras na área da deficiência e educação musical em São Paulo e outros Estados. 

Organiza anualmente o Simpósio de educação Musical Especial e o site www.musicaeinclusao.com.br. É diretora musical do grupo Trupe do trapo e em Novembro de 2006 lançou o livro, inédito no Brasil: Educação Musical e Deficiência: propostas pedagógicas”.

Luís Garcia Alonso

- Médico graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, em 1994.
- Especialização em Genética Clínica pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina, em 1995-1996.
- Especialista em Genética Clínica pela Sociedade Brasileira de Genética Clínica-Associação Médica Brasileira, em 1997.
- Mestre em Morfologia pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina, em 1997.
- Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina, em 2002.
- Pós-Doutorado (em andamento) na Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina, desde 2003.
- Professor Adjunto da Disciplina de Anatomia Descritiva e Topográfica do Departamento de Morfologia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina.
- Professor Titular das Disciplinas de Genética e Evolução e Anatomia da Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein.
- Médico Geneticista do Hospital Israelita Albert Einstein.
- Médico Geneticista da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) de São Paulo.
- Médico Geneticista da Clínica e Laboratório de Genética em São Paulo.
- Coordenador do Ambulatório de Genética Craniofacial do Centro de Genética Médica dos Departamentos de Morfologia e Pediatria da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina.
- Presidente do Departamento de Genética Clínica da Associação Paulista de Medicina.
- Presidente do Comitê de Ética em Pesquisa da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) de São Paulo.
- Ex-Professor Assistente da Disciplina de Genética Craniofacial da Faculdade de Odontologia da Universidade de Santo Amaro (UNISA);
- Fundador do Ambulatório de Genética Clínica e Aconselhamento Genético do Centro de Saúde-Escola da Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA).
- Membro Titular da Sociedade Brasileira de Genética Clínica.
- Membro Titular da Sociedade Brasileira de Genética.
- Membro Titular da Sociedade Brasileira de Anatomia.
- Membro Titular da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Alex Ferreira de Andrade

Iniciou seus estudos musicais através do piano , aos 7 anos de idade. Em 1990 começou a estudar flauta doce e transversal no Conservatório Musical Interlagos. Pouco tempo depois passou a estudar flauta transversal no Conservatório Musical Mozart , sob orientação da professora Olga Blanco Escudero. De 1994 à 2000 estudou flauta transversal na Escola Municipal de Música, sob orientação do professor Wilson Resende. Participou de diversos workshops, entre eles, com o professor francês José Daniel Castellan e com o Inglês Michel Titt . Participou também do Festival Internacional de Flautas de São Paulo e cursos tais como: Músico- Reabilitação promovida pela Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD); uma nova abordagem na teoria musical com a professora Marisa Ramires; orquestração de flautas e percussão com a professora Ilza Zenker Leme Joly; VII Oficina de Musicalização para Professores com Ilza Zenker Leme Joly , Cássia Doninho e Juvêncio Lobo; Curso de Distúrbios de Aprendizagem e Déficit de Atenção promovido pela AACD, Como Tratamos as Malformações Congênitas também pela AACD e a Jornada A Criança Especial, promovido pela Associação Brasileira de Paralisia Cerebral (ABPC). Dentre suas atividades pedagógicas estão: cursos para professores no I Simpósio Musickids de Educação Musical: A flauta pedagógica no processo de musicalização - Conservatório Musical Beethoven; Aulas de sensibilização musical em entidade específica ao atendimento de portadores de deficiências, aulas de flauta e musicalização no Conservatório Musical Beethoven e no Conservatório Mozart. Atualmente leciona música para crianças autistas e está terminando o curso de Pedagogia no Mackenzie.

Fonte: Música e Inclusão (http://www.musicaeinclusao.com.br/?/Livros/Livro-Educacao-Musical-e-Deficiencia-propostas-pedagogicas

Avaliação deste Artigo: 3 estrelas