Educação e Tecnologia
O Dosvox como um Software de Acessibilidade ao Ambiente Digital para Deficientes Visuais e suas Possibilidades no Processo de Alfabetização e Letramento
Delamare MC Filho
Delamare MC Filho: Professor especialista em deficiência visual na Rede Municipal de Guaratinguetá: SP Contato: delbrocameirelles@gmail.com
Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação. (Paulo Freire)
Palavras-chaves: Letramento, vidente, DOSVOX, deficiência visual, alfabetização.
O presente trabalho destina-se, em especial, aos professores que podem enxergar e que, talvez, possam mistificar a experiência não vidente, ou seja, a experiência dos deficientes visuais. O DOSVOX é um sistema para microcomputadores da linha PC, que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais, que adquirem um alto grau de independência no estudo e no trabalho. O sistema realiza a comunicação com o deficiente visual através de síntese de voz em Português, sendo que a síntese de textos pode ser configurada para outros idiomas.
O que diferencia o DOSVOX de outros sistemas voltados para uso por deficientes visuais é que no DOSVOX a comunicação homem-máquina é muito mais simples, e leva em conta as especificidades e limitações dessas pessoas. Ao invés de simplesmente ler o que está escrito na tela, o DOSVOX estabelece um diálogo amigável, através de programas específicos e interfaces adaptativas. Isso o torna insuperável em qualidade e facilidade de uso para os usuários que veem no computador um meio de comunicação e acesso, que deve ser o mais confortável e amigável possível.
Grande parte das mensagens sonoras emitidas pelo DOSVOX é feita em voz humana gravada. Isso significa que ele é um sistema com baixo índice de estresse para o usuário, mesmo com uso prolongado. Ele é compatível com a maior parte dos sintetizadores de voz existentes, pois usa a interface padronizada SAPI do Windows. Isso garante o usuário adquirir no mercado os sistemas de síntese de fala mais modernos e mais próximos à voz humana, os quais emprestarão ao DOSVOX uma excelente qualidade de leitura.
O presente trabalho tem como objetivo utilizar a ferramenta tecnológica – Dosvox - como facilitadora na alfabetização de pessoas com deficiência visual.
Uma das peculiaridades como referencial foi a realidade vivida por pessoas cegas, baseando em sondagens e estudos bibliográficos, cujo trajeto principal é a cidadania para as pessoas com deficiência visual.
As pessoas cegas, se não tratadas com atenção e respeito pela sociedade e sistema educacional, se tornam vítimas de isolamento, preconceito e ficam vulneráveis à exclusão social, impedindo um desenvolvimento de suas habilidades de leitura e escrita. Neste contexto surgiu o interesse em pesquisar e conhecer o sistema informático DOSVOX, que concebido como um recurso tecnológico aliado ao processo de alfabetização e letramento dos alunos deficientes visuais é uma ferramenta colaborativa valiosa para a construção de um conhecimento mais atraente e importante no processo de inclusão social destes alunos.
É praticamente impossível imaginar ou pensar em viver hoje numa sociedade sem a presença das chamadas novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC). Sua ampla utilização, popularidade e múltiplas aplicações têm permitido que estas tecnologias se transformem em recursos de capacidade extraordinária para promover e facilitar o acesso ao conhecimento nas mais diversas áreas. Na educação, de um modo geral, as tecnologias têm oferecido muitas condições favoráveis à aprendizagem e ao desenvolvimento humano, possibilitando que setores menos favorecidos socialmente possam na atualidade também ter acesso. Neste grupo, se podem incluir pessoas com deficiência, ou seja, aquelas pessoas que apresentam caráter permanente de perdas ou anormalidades de sua estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica e possuem incapacidades para o desempenho de atividades, dentro do padrão considerado normal para o ser humano, segundo o define o artigo 3º da Política Nacional para a Integração da Pessoa com Deficiência (Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999).
O estudo do DOSVOX foi iniciado por Marcelo Pimentel, um aluno deficiente visual, do Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob a coordenação do Prof. Dr. José Antônio dos Santos Borges, informático e engenheiro de Sistemas e Computação. Dada a relevância do DOSVOX como recurso tecnológico que permite a acessibilidade ao ambiente digital dos deficientes visuais e oferece condições de alfabetização e letramento aos seus usuários, pretende-se desenvolver, no âmbito deste trabalho e perante as dificuldade e escassez de informações publicadas, um estudo biográfico exploratório geral que examine e analise as principais fontes de informação, abordagens e discussões bibliográficas do DOSVOX, focando como resultado os aspectos-chaves discriminados no tema do presente trabalho. No estudo bibliográfico pretendido, serão examinadas algumas questões desafiadoras que envolvem análises ainda a serem realizadas como:
a) O DOSVOX pode promover a alfabetização e letramento de aluno com deficiência visual na rede municipal de ensino de Guaratinguetá?
b) De que forma pode o DOSVOX, pelas condições que oferece, ser um aliado no processo de alfabetização e letramento para as pessoas com deficiência visual?
Na inclusão social, o Dosvox se torna um instrumento altamente valioso, sendo recomendado para as crianças em fase de alfabetização e letramento, facilitando o diálogo que pergunta e indica o atalho desejado pelo usuário. Este sistema vem passando por modificações e as sugestões são bem-vindas para que melhore cada vez mais, com a participação professor Antonio Borges, do centro de computação eletrônica da UFRJ criador deste sistema.
Para o letramento e alfabetização do aluno com deficiência visual, este deve primeiramente habituar-se às vozes e suas velocidades com exercícios repetitivos antes de dominar realmente as operações com o sistema DOSVOX. Memorizar as teclas de controle, pois o mouse não é um instrumento indicado para o deficiente visual neste caso, já o teclado deve ser transformado em teclado Braille como se fosse uma máquina datilográfica Perking, em que serão utilizadas pontuações do sistema Braille e posteriormente transformado em voz masculina ou feminina. As letras maiúsculas soarão a voz masculina e as letras minúsculas soarão a voz feminina. A velocidade da voz também será controlada pelo usuário. O sistema vem sendo aperfeiçoado a cada nova versão, o que indica que futuramente o letramento e alfabetização poderão se tornar mais fácil a acessibilidade aos usuários com deficiência visual total ou parcial. Uma das importantes utilidades do DOSVOX é transformar informação binária (original do computador em sinais audíveis). Uma de suas utilidades é transformar a entrada de texto em palavras audíveis para deficientes visuais e este procedimento pode direcionar os alunos deficientes visuais à leitura e ao convívio mais social, no que tange à deficiência visual, a importância dos ambientes digitais é inquestionável.
O projeto DOSVOX é distribuído em duas versões, ou seja, para o Windows, podendo ser chamado de WINVOX e para o DOS5. Este programa é composto por:
- Sistema operacional que contém os elementos de interface com o usuário.
- Sistema de síntese de voz para a língua portuguesa.
- Editor de leitor e impressor/formatador de textos.
- Impressor/ formatador para o Braille.
- E outros usos como agenda de telefone, preenchimento de cheques.
- Jogos lúdicos de caráter educacional.
- Ampliação de telas para baixa visão.
- Programas sonoros para acesso a leitura de páginas da Internet;
- Leitor de telas e janelas para o DOS e Windows etc.
Conclusão
Os deficientes visuais despertam atenção e curiosidade das pessoas quando revelam a maneira de se comportar diante de diversas situações como: contar dinheiro, uso da bengala, vestimenta, leitura Braille e outras. Na sociedade, os deficientes visuais tornam-se párias, cujos direitos muitas vezes são negligenciados e até esquecidos. Neste aspecto social de direitos iguais, é preciso corroborar a afirmação de que respeitar a diversidade, promovendo ações educativas de inclusão é um dever do cidadão. O DOSVOX potencializa estas condições direcionadas aos deficientes visuais em relação à alfabetização e letramento dando-lhes estruturas mais concretas para o convívio numa sociedade democrática.
Os estudantes deficientes visuais sempre relevam a necessidade de acesso à literatura e às tecnologias assistivas em diversas áreas do conhecimento. O despreparo de alguns professores tem sido um problema para estes alunos. Em geral, o DOSVOX, segundo Marinho e Sambatti (2004), atende as necessidades de operações computacionais de um deficiente visual, uma vez que se trata de um software interativo com recursos necessários ao letramento do deficiente visual para sua autonomia.
O DOSVOX não resolve todos os problemas, mas ajuda a resolver muitos deles:
- a leitura e a escrita passam a ser acessíveis e compatíveis com as das pessoas que não são deficientes visuais;
- a educação é alavancada pelo uso do computador;
- novas possibilidades de trabalho podem agora ser almejadas;
- diversas novas opções de lazer agora estão disponíveis;
- a Internet e suas múltiplas opções podem ser muito exploradas através do DOSVOX.
O DOSVOX pode ser visto como uma ferramenta sem a qual as coisas ficam muito mais difíceis para o deficiente visual. Entretanto, para que ele possa continuar a ser efetivamente importante, são necessárias ações continuadas e, também, que sejam aplicadas ao maior número de deficientes visuais do nosso país. Isso depende do esforço de todos: é um esforço social e político, nunca dissociado do esforço de desenvolvimento técnico.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BORGES, José Antônio DOSVOX Uma nova realidade educacional para Deficientes Visuais. Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro. http://interfox.nce.ufrj.br/dosvox/textos/artfofz.doc> Acesso em Maio/2009
DOSVOX, Projeto, Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro. http://www.nce.ufrj.br/pesquisa/projetos.asp> Em Abril/2009
BRASIL, Ministério da Educação / Secretaria de Educação Especial/ Departamento de Política de Educação Especial / Coordenação Geral de Articulação da Política de Inclusão. Direito à educação. Necessidades educacionais especiais: subsídios para a atuação do Ministério Público Brasileiro, Brasília: MEC, 1995
FREIRE, Paulo, Pedagogia da Autonomia, Saberes necessários à prática educativa 9ed, São Paulo, Paz e Terra 1998
MARINHO, Sandro Magno Nogueira; SAMBATTI, Shirley Mara. Análise de softwares utilizados por pessoas com deficiência visual no Brasil. Monografia (Pós-graduação em Informática na Educação) – Universidade Estadual de Londrina, 2004.