Planeta Educação

Cinema na Educação

João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Amistad
Combatendo a Escravidão

Imagem-de-escravo-com-roupa-branca

Grandes sucessos se associam de forma corriqueira ao nome de Steven Spielberg. Algumas das maiores bilheterias da história do cinema foram dirigidas ou produzidas pelas mãos hábeis e competentes desse cineastas que já se tornou uma espécie de Midas da indústria cinematográfica. De sua promissora estréia com o suspense "Encurralado" até os recentes "O Resgate do Soldado Ryan" e "Minority Report", Spielberg formou um império. De garoto prodígio da direção, alçou vôos mais altos e hoje comanda um novo gigante das produções hollywoodianas, a Dreamworks (ao lado de Katzemberg e Geffen).

Depois de conquistar o coração do grande público com filmes que misturavam ação, suspense (dá para esquecer "Tubarão"?), magia ("E.T.", "Contatos Imediatos do Terceiro Grau",...) e uma grande dose de efeitos especiais, Spielberg passou a se dedicar a uma conquista mais árdua, a dos críticos de cinema. Várias críticas lhe foram dirigidas por produzir essencialmente filmes que levavam crianças, adolescentes e jovens, em massa, aos cinemas de todo o mundo. Faltava-lhe uma produção mais séria, mais profunda (pelo menos era isso o que diziam os especialistas, com os quais não concordo!).

Surgiram produções maduras e de qualidade indiscutível. "A Cor Púrpura", "O Império do Sol" e o reconhecimento com "A Lista de Schindler". "Amistad" segue a trilha dessa nova vertente trabalhada por Spielberg (sem que abandonasse por completo produções voltadas para a diversão, o encantamento das platéias). Não atingiu o sucesso esperado pela produtora (foi o primeiro filme do diretor feito para a Dreamworks), nem tampouco conquistou os prêmios que se supunha pudesse obter, mas tem méritos indiscutíveis, entre os quais, o principal, colocar a escravidão no foco das discussões.

A História

Imagem-de-escravo-com-corrente-no-pescoco

Tudo se inicia com uma turbulenta jornada marítima numa embarcação que é identificada como "La Amistad". Trata-se de um navio negreiro que sofre um enorme revés ao ver os prisioneiros se rebelarem e trucidarem grande parte da tripulação. Desconhecendo os caminhos marítimos pelos quais conseguiriam voltar para casa, os líderes da rebelião mantém dois prisioneiros que devem levá-los de volta a África. São traídos e aportam na América do Norte.

Aprisionados são levados a julgamento. Os sobreviventes da tripulação pleiteiam a posse da "mercadoria" humana transportada no Amistad, são contestados pela rainha da Espanha, que também quer se apropriar do conteúdo da embarcação (com base no fato de que o navio era de bandeira espanhola); além deles, também os oficiais norte-americanos que apreenderam o barco e controlaram o motim desejam a posse dos cativos para vendê-los.

Contra eles se levantam abnegados defensores da liberdade humana, lutando contra a espoliação e a exploração características da escravidão. Capitaneados por Theodore Joadson (Morgan Freeman) e defendidos no tribunal pelo jovem e impetuoso advogado Roger Baldwin (Matthew McConaughey), os escravos liderados por Cinqué (Djimou Hounsou, que também aparece com destaque no filme "Gladiador") desafiam as leis e impingem um recomeço para a história republicana norte-americana. Contam, para isso, com o auxílio inestimável do ex-presidente John Quincy Addams (Anthony Hopkins).

Baseado em história verídica.

Aos professores

Imagem-de-homens-bem-vestidos

1- A escravidão, verdadeira chaga da história da humanidade, continua a existir ainda nos dias de hoje. Todos os anos são publicados artigos nos principais jornais do Brasil alertando para ações da polícia federal ou de ONGs que lutam contra a continuidade desse mal. Uma das alternativas de trabalho para o tema escravidão seria o de examinar denúncias, fazer levantamentos de artigos de jornais ou revistas a respeito do assunto, comparar os dados da escravidão hoje com os do filme e da bibliografia especializada sobre o tema,...

2- Uma outra alternativa seria a de comparar descrições e imagens feitas na época em que a escravidão estava em vigência nas américas com as cenas do filme (e de outros filmes que trabalhem com o mesmo tema).

3- Em várias regiões do Brasil foram organizados Quilombos, símbolos maiores da luta dos negros contra a humilhação da condição de escravos na qual viviam. Se houver alguma localidade próxima da escola ou da cidade em que seu trabalho estiver sendo desenvolvido, procure organizar uma visita aos descendentes dos escravos ou organize grupos de pesquisa que possam visitar o local e colher depoimentos e fotos a respeito do passado e do presente da comunidade local.

4- Examinem os códigos legais (da Declaração dos Direitos Humanos aos códigos nacionais, como a Constituição e o Código Civil) e busquem indicadores econômicos e sociais para verificar a condição de vida de brancos e negros no Brasil atual. Comparem o que está previsto nas leis com o que acontece no cotidiano.

Obs.: "Amistad" foi indicado a quatro "Oscars" e a quatro "Globos de Ouro" não tendo sido agraciado com prêmios em nenhuma das categorias em que concorreu. Além de Hopkins, Freeman, McConaughey e Hounsou, o filme conta ainda com a participação dos ótimos Nigel Hawthorne, Pete Postlethwaite e Anna Paquin.

Ficha Técnica

Amistad

País/Ano de produção:- EUA, 1997
Duração/Gênero:- 154 min., Drama
Disponível em vídeo e DVD
Direção de Steven Spielberg
Roteiro de David H. Franzoni
Elenco:- Anthony Hopkins, Morgan Freeman,
Matthew McConaughey, Djimou Hounsou, Nigel Hawthorne,
Pete Postlethwaite e Anna Paquin.

Links

- http://www.adorocinema.com/filmes/amistad/amistad.htm
- http://epipoca.uol.com.br/filmes_detalhes.php?idf=3583

Videos-Relacionados

Avaliação deste Artigo: 3 estrelas