Educação e Tecnologia
Didática e o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação
Educação e tecnologia
Começo
este artigo fazendo um questionamento aos professores:
Será que é possível trabalhar a
Didática junto à Tecnologia e tudo que esta
representa numa situação de aprendizagem?
Percebe-se que existe certo desconforto quando se fala em
didática e prática com o uso de tecnologias em
sala de aula. Isso se deve por muitos professores acreditarem que este
uso provocará indisciplina e poderá
também prejudicar a criatividade e espontaneidade do aluno,
e talvez por não dominarem totalmente a arte da tecnologia.
Tudo depende do nosso olhar, da nossa vontade de mudar, de propiciar ao
aluno novas maneiras de aprender. Um olhar positivo para uso correto da
Tecnologia em sala de aula poderá constatar que ela
trará muito mais do que se imagina, seu uso impulsiona a
inteligência e cria ambientes favoráveis
à aprendizagem.
Precisamos quebrar os paradigmas que nos prendem a modelos antigos de
educação, já que o objetivo da escola
é o desenvolvimento das capacidades físicas,
intelectuais e morais dos alunos, ela precisa democratizar o SABER e
reconhecer a necessidade que se faz de trazer a Tecnologia para dentro
da sala de aula, para dentro de seu planejamento, sendo entendida,
assimilada, criticada... não importa, mas sendo usada.
A escola tem que assumir uma postura didática de
comprometimento com a Tecnologia, deve assumir uma postura de
crescimento, mudança e buscar nela novas formas de fazer a
educação, assumir a multifuncionalidade do
processo de ensino-aprendizagem e articular suas três
dimensões: técnica, humana e política.
Nada adianta programas e mais programas de
formação, se o professor não souber
usar a Tecnologia como sua aliada e parceira na
construção do conhecimento, usá-la
como uma ferramenta pedagógica que o auxiliará a
ampliar suas capacidades e possibilidades, ela deve ser bem
compreendida para ser bem usada, gerar resultados e provocar
transformações.
Quanto mais a escola e seus professores protelam a necessidade eminente
do uso da Tecnologia, mais distantes vão ficando seus
alunos, que lotam lan houses (recordistas em acesso ao Google com 12
milhões de buscas POR DIA), que passam 02 horas em frente ao
computador, que sabem manusear qualquer aparelho eletrônico
como se tivessem escrito o manual de instruções
destes.
Respondam-me com sinceridade: algum de vocês já
conseguiu que um aluno estudasse 02 horas por dia ou que em toda vida
escolar dele, fizesse 12 milhões de perguntas?
Segundo o dicionário Wikipédia, na internet, a
palavra didática (didáctica) vem da
expressão grega Τεχνή
διδακτική
(techné didaktiké), que se pode traduzir como
arte ou técnica de ensinar. Tecnologia, por sua vez, (vem do
grego τεχνη —
"ofício" e
λογια —
"estudo") é um termo que envolve o conhecimento
técnico e científico e as ferramentas, processos
e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.
Se juntarmos as duas, poderemos ter a seguinte
definição: Didática e Tecnologia: arte
de ensinar com conhecimento técnico e científico.
Essa é a função do professor, ensinar
de forma técnica, com conhecimento e
apropriação dos seus objetivos... Essa
também é a função da escola
e da educação, propiciar ao aluno, um mundo de
possibilidades, um mundo de conhecimentos, no qual não
existem fronteiras, um mundo que pode se transformar a cada
“clique”.
Cabe a você, educador, essa mudança de conceitos e
definições. Faça. Mude. Proporcione.
Transforme.