Planeta Educação

Universo Escolar

Paulo Fernando de Castro  Professor, escritor e palestrante; Autor do livro infantil “Em Busca da Chave Mágica”.

Educom
Paulo Castro

O que é Educom? É a comunicação na educação. É aprender utilizando a comunicação para viabilizar positivamente o processo de comunicar entre o emissor e o receptor. O caso da educação em sala de aula, especificamente, o educador e o educando.

Esta modalidade que surgirá em meio na educação, Educom, irá facilitar o ensino, como veículo ou canal por onde passa, tomando-o mais claro e preciso, tanto para quem fala quanto para quem ouve. Essa relação de via de mão dupla, de quem fala e de quem ouve, possibilita a compreensão de certos códigos que são emitidos pelo locutor para o ouvinte.

Esses códigos vão sendo mais complexos mediante a evolução dos processos que são executados pelo emissor para com o receptor, e que este possa codificar e armazenar de maneira certa, no qual ao buscar determinadas informações na memória, possa vir de maneira formatada e de fácil entendimento para que sejam realizadas as funções do corpo, como expressões fisionômicas positivas ou negativas de acordo com o fato ocorrido, falar de acordo com determinados públicos, entendimento entre professor e alunos para algumas disciplinas que exigem o máximo de interpretação e entre outras maneiras de utilizar a boa e velha comunicação nas aulas.

A comunicação em sala de aula tem uma proposta positiva que de certa forma, com seu jeito evasivo, muitas vezes, deixa uma série de perguntas que certamente as respostas estão na ponta de língua, para colocá-las em funcionamento, produzindo a palavra dita. Sabemos que hoje em dia, muitas complicações, tragédias, conflitos e soluções malresolvidas são resultados da falta de comunicação, e a prova disso está nos relacionamentos em que se encontram mais de um emissor-receptor.

Assim, com a vinda do Educom na rede de ensino, automaticamente abrirá portas para vagas de emprego para futuros professores em comunicação, que irão mostrar as diversas formas de se comunicar, utilizando veículos como: o impresso, a fala, a fisionomia e o corporal, com a finalidade de ser útil, preciso e de entendimento compreensivo para o receptor.

Avaliação deste Artigo: 5 estrelas