Planeta Educação

Cinema na Educação

João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Speed Racer
Aprendizagem em alta velocidade…

Speed-dentro-do-carro-de-corrida

Speed Racer surpreendeu. Não esperava que o filme fosse agradar. As críticas não foram muito positivas, e não me refiro aqui aos profissionais que cobrem cinema e que invariavelmente rejeitam o cinemão, os filmes do circuito comercial.

Amigos que haviam assistido a nova produção dos Irmãos Wachowski disseram para mim que o filme era um pouco confuso, muito carregado nos efeitos especiais e que tinha uma história fraca. O que vi contrariou esta primeira impressão que me foi dada.

Reconheço que há uma profusão de cores e efeitos digitais [praticamente em todo o filme], quase que como a nos fazer entrar numa onda psicodélica. O ritmo é alucinante, do começo ao fim e, sendo o personagem quem é, não creio que deveria ter sido diferente.

Acompanho Speed Racer desde a minha infância e, não há como negar, foi um de meus desenhos animados preferidos. Como estamos vivendo a era digital, as corridas do filme parecem autoramas modernizados transportados do real para o virtual e, admitamos, ficaram realmente velocíssimas…

Adrenalina pura! Além disso, os irmãos Wachowski, diretores do filme (e da trilogia Matrix), são fãs das histórias em quadrinhos e criaram um filme que tem toda a estética dessa arte tão autêntica e contemporânea.

Artistas de primeira qualidade como John Goodman, Susan Sarandon, Matthew Fox [o Jack, da série Lost], Christina Ricci e o talentoso Emile Hirsch no papel principal garantem também um resultado para lá de compensador.

Amigos-de-Speed-uniformizados-converando

Se não bastasse isto, há também comédia com o irmão mais novo de Speedy, Gorducho [Paulie Litti] e o macaco que o acompanha e faz parte da família [como no desenho]. Agora, o mais enriquecedor desse filme “comercial” é que há mensagens bastante claras e importantíssimas, entre as quais poderia destacar a questão da importância da família, das raízes, das bases de apoio para cada um de nós e, ao lado disso, a necessidade de não nos vendermos, de não sacrificarmos nossos sonhos, ideais e valores por dinheiro, sucumbindo ao capitalismo.

Alguns podem argumentar que isso é contraditório, tendo em vista que os irmãos Wachowski produzem seus filmes para uma major como a Warner, mas penso que se utilizam seu talento para levar adiante mensagens de valor como as mencionadas, utilizando o grande capital, estão fazendo bom uso destes dólares quando trazem ao público obras como Speed Racer. Vale a pena conferir! Pipoca garantida! Diversão de primeira!

Tres-personagens-juntos-sendo-dois-em-discordancia-com-um-que-tem-punho-segurado-por-um-deles

O Filme

Speed Racer (Emile Hirsch) nasceu e cresceu em pistas de corrida. Seu pai é um criativo, inovador e independente chefe de equipe e mecânico capaz de criar grandes carros e de preparar seus filhos para pilotar como poucos.  Speed revela-se, portanto, desde muito cedo, veloz e agressivo, instintivo e destemido ao volante. Esta paixão pela velocidade e pelos carros tem também inspiração no irmão mais velho, Rex Racer, que havia falecido precocemente em uma corrida.

Quando Speed dispensa uma lucrativa e tentadora oferta da empresa Royalton Industries acaba criando rivalidade perigosa para sua família e para si mesmo com o dono da companhia, Royalton (Roger Allam).

Além disto, Speed acaba descobrindo que os resultados de algumas das corridas mais importantes das temporadas e dos próprios campeonatos são pré-determinados por um grupo de magnatas impiedoso, que manipula os principais corredores para aumentar seus lucros.

Com isso, a única maneira de Speed salvar sua família é derrotando Royalton em seu próprio jogo. Para tanto, ele recebe a ajuda de Trixie (Christina Ricci), sua fiel namorada, e se junta a um de seus maiores competidores, o Corredor X (Matthew Fox), para enfrentar a corrida em que seu irmão perdera a vida anos antes.

Cartaz-de-Speed-Recer

Ficha Técnica
Speed Racer
(Speed Racer)
País/Ano de produção: Estados Unidos, 2008
Indicação Etária: Livre
Duração/Gênero: 135 min., Ação
Direção de Andy e Larry Wachowski
Roteiro de Andi e Larry Wachowski
Elenco: Emile Hirsch, Matthew Fox, Susan Sarandon, John Goodman, Christina Ricci, Kick Gurry, Joon Park, Christian Oliver, Roger Allan, Richard Roundtree.

Links
http://epipoca.uol.com.br/filmes_detalhes.php?idf=13799
http://www.adorocinema.com/filmes/speed-racer/speed-racer.asp
http://www.cinemaemcena.com.br/ficha_filme.aspx?ID_FILME=3631

Videos-Relacionados

Avaliação deste Artigo: 5 estrelas