Planeta Educação

Dicas de Navegação

João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

A Ciência num Caleidoscópio
Terra Ciência

http://noticias.terra.com.br/ciencia

Pagina-do-Terra

Muitos portais e sites dedicados à cultura, ciência e educação são pouco mais que livros transcritos para a tela do computador. Raros são aqueles que se dedicam firmemente ao propósito de incorporar aos textos a utilização de recursos como infográficos, fotos, notícias atualizadas, tabelas, mapas ou matérias especiais. Mais esporádicos ainda são os que movimentam e dão vitalidade a essas ferramentas, integrando-as e compondo um núcleo poderoso de experimentação, análise, interpretação e aprendizagem para seus alunos.

Há muitos sites e portais na internet que trabalham essencialmente com textos. Há outros que exageram nos gráficos ou imagens e deixam a desejar nos textos. Alguns primam pela qualidade de seus articulistas, outros por permitirem ao internauta acionar efeitos que permitem visualizar uma transformação química ou um efeito físico. São contribuições que devem ser louvadas e estimuladas.

Entretanto,...

O ideal seria que se investisse numa mídia que fosse composta pelo somatório de possibilidades contidas em ferramentas como textos, imagens, fotos, infográficos, tabelas ou mapas. Seria estabelecida então uma forma diferenciada de apresentar os conceitos, teorias, fatos e fórmulas discutidos pelos professores em suas aulas. A concepção existe, a execução da idéia é que tem se restringido a apenas alguns trabalhos desenvolvidos na web.

Os computadores e a internet são recursos que angariaram imensa popularidade junto aos jovens justamente por disponibilizarem, através de suas potencialidades tecnológicas, as inovações conhecidas pelo termo multimídia. Se nos livros temos textos, reproduções, gráficos, tabelas, fotografias e letras de músicas, através dos computadores e da rede mundial de computadores o que se espera é que esses recursos, igualmente disponibilizados, não sejam estáticos, que tenham mobilidade e dinamizem o processo de aprendizagem, que estejam diretamente relacionados uns com os outros, que permitam a interação entre internautas,...

Pagina-sobre-trabalho-infantil
Exemplo de Infográfico disponibilizado pelo Portal Terra - Ciência

É claro que a realização dessa prática depende da qualificação e especialização dos webdesigners; e, também, da participação e cooperação analítica e crítica do professorado. De que forma?

Quanto aos webdesigners isso significaria estar sintonizado e preparado para efetivar práticas e técnicas que possibilitassem animações, jogos, linkagens entre conteúdos e imagens (ou mapas), mecanismos interativos de apresentação de tabelas e infográficos,...

No que se refere aos professores, seria de fundamental importância que superassem os livros didáticos, incorporassem ao seu cotidiano uma leitura mais aprofundada relacionada a seus projetos profissionais, se informassem quanto ao uso das novas tecnologias, criassem alternativas de adaptação dos conteúdos e conceitos trabalhados para os recursos de multimídia e utilizassem com freqüência essas novas ferramentas.

Como começar? Lendo, estudando, discutindo com outros profissionais que já trabalhem dessa forma regularmente, navegando na internet, fazendo cursos e colocando a mão na massa. Como dizia um político notório falecido há algum tempo:- "temos que amassar barro..." se quisermos construir casas, implementar o sistema de saúde, melhorar o transporte público ou efetivar uma educação de qualidade.

Um exemplo qualificado desse trabalho tem sido feito pelo Portal Terra, em seu setor dedicado a Ciência, vale a pena conferir...

Pagina-que-exibe-tabela-dos-precos-de-eletrodomesticos
Exemplo de Tabela apresentada num das matérias especiais, sobre a crise energética vivida pelo Brasil em 2001, produzidas pelo Terra Ciência
(http://www.terra.com.br/cgi-bin/index_frame/noticias/energia/capa_e.htm)

Os Caminhos

Ao entrar na página inicial do Terra Ciência, encontramos:

1- As últimas Notícias divulgadas pela mídia, através da internet, sobre Ciência e Meio Ambiente.

2- Um setor dedicado apenas ao Meio Ambiente, com reportagens, fotos, gráficos e links.

3- Um arquivo de perguntas e respostas curiosas para responder suas maiores Dúvidas quanto à ciência.

4- Galeria de Fotos cobrindo vários assuntos, desde borboletas e baleias jubarte até a Sonda Galileo e os Transgênicos.

5- Infográficos que nos permitem visualizar processos científicos como a Clonagem de um Mamute, acontecimentos históricos como a Revolução Cubana ou questões sociais como a Exploração do Trabalho Infantil no planeta.

6- Reportagens Especiais sobre temas diversificados e interessantíssimos como:- O Egito Antigo, Reforma Agrária, a Queda da Nave Espacial Colúmbia, o atentado de 11 de Setembro, a Violência no Rio de Janeiro,...

7- Um arquivo de notícias organizado por temas (Arqueologia, Ambiente, Espaço, Genética, Paleontologia,...) facilita a pesquisa dos estudantes e professores.

8- O quadro Fatos Históricos destaca os principais acontecimentos registrados para cada dia, do nascimento de cientistas, artistas, políticos e literatos as guerras; da aprovação de leis ao lançamento de filmes; das descobertas da ciência as grandes conquistas do esporte.

9- Há ainda links para as colunas de analistas políticos e econômicos e para as revistas Isto É, Isto É Dinheiro, Carta Capital, Caros Amigos e Amanhã.

Imagens-da-Sonda-Galileo
Imagens da Sonda Galileo, divulgadas pela NASA, a Agência Espacial
Norte-Americana, disponíveis nas galerias de fotos do Terra Ciência
(http://noticias.terra.com.br/ultimas/galerias/0,,EI238,00.html)

Aos Professores

É muito comum que nos deixemos envolver pelo cotidiano, pela labuta diária, pelas provas e exercícios a aplicar e corrigir, pelas cadernetas e toda a burocracia que tantas vezes parece emperrar nosso trabalho,...

Nessas tantas horas comprometidas com a finalização de nossas tarefas, esquecemos de sonhar, de voar, de conquistar mundos desconhecidos pelos demais mortais, de inventar fórmulas que permitirão aos homens se aperfeiçoar,...

Abandonamos o espírito que norteia a ciência. Não nos permitimos perceber que também somos e devemos atuar como pesquisadores. Esquecemos que nossa própria prática profissional tem que ser renovada a cada instante para que o objetivo da aprendizagem esteja mais próximo de se consolidar.

O contato permanente com a ciência, através da leitura de periódicos que divulgam os mais recentes feitos e descobertas (como a Superinteressante, a Galileu ou a Scientific American) ou a partir da pesquisa na internet em sites como o Terra Ciência nos permite aprender e incorporar novidades a nossa produção em aula.

Essas atualizações podem muitas vezes solucionar equações que parecem atormentar a paz que tanto buscamos para o trabalho com determinados temas. Podem também arejar o ambiente e permitir uma melhor (e maior) interação com nossos alunos. Podem servir para que possamos nos sentir vivos, atuantes e integrados ao mundo e a todas as transformações por ele vividas cotidianamente.

Se não fizermos essa lição de casa, pouco poderemos cobrar de nossos alunos. Sabemos que os exemplos que damos, a partir de nossas práticas, estabelecem entre eles a motivação que nossas palavras, por mais esmeradas que sejam, não conseguem muitas vezes, promover.

Só assim conseguiremos manter viva e acesa a chama que arde todas as vezes que pronunciamos, em alto e bom som, nosso amor pela ciência e pelo conhecimento...

Avaliação deste Artigo: 3 estrelas