Planeta Educação

Dicas de Navegação

Marta Gil Consultora na área da Inclusão de Pessoas com Deficiência, socióloga, Coordenadora Executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas, associada à Ashoka Empreendedores Sociais, colaboradora do Planeta Educação e colunista da Revista Reação. Autora do livro “Caminhos da Inclusão – a trajetória da formação profissional de pessoas com deficiência no SENAI-SP” (Editora SENAI, 2012), organizou livros, tem artigos publicados, participa de eventos no Brasil e no exterior. Áreas de competência: Inclusão na Educação e no Trabalho. E-mail: martaalmeidagil@gmail.com.

"Informação intermediária"
Informações de sites de inclusão

Sou socióloga e há muito tempo trabalho com Informação no campo da deficiência. Mas fiz o antigo Curso Normal e dei aulas, por breves períodos. Assim, tenho alguma familiaridade com salas de aula, de crianças pequenas, preparação para frequentar a escola regular com crianças de favela (que nem sabiam usar o banheiro, iam pra escola pública, não conheciam este mundo, eram estigmatizadas, excluídas e depois expulsas) e Universidade. A ideia da "informação intermediária" não é minha e não é nova. Eu só usei este termo, pra me expressar.

Bom, aqui vão algumas dicas,, pois acho legal conhecer estratégias e recursos utilizados por outros. Você certamente vai adicionar o seu tempero.

- Livro: “Educação Inclusiva: o que o professor tem a ver com isso?” Download GRATUITO nos sites da Rede SACI: www.saci.org.br ou www.planetaeducacao.com.br

- Site da SACI: Tem um espaço chamado Educação, no alto da página principal à direita. Lá tem relatos de outros educadores. Inspire-se neles pra criar o seu caminho. Neste site, atualizado diariamente, tem uma ferramenta de busca para dentro do site. Além do canal Educação, há notícias, muitas. Use palavras chaves e navegue. São mais de 18.000 páginas...

- No site do Planeta, também atualizado diariamente, há relatos e depoimentos de professores e pessoas que já foram alunas. Destaco o espaço Aprender com as Diferenças, mas há outros. Lamentavelmente não tem ferramenta de busca, ainda.

- Revista Avisa Lá, editada pelo Instituto de mesmo nome. A revista - linda e com conteúdo excelente - é mensal. O número avulso custa R$ 15,00. A assinatura é mais barata. www.avisala.org.br . Cada revista é temática e traz práticas pedagógicas, sempre valorizando a Diversidade e a Inclusão, muito bem documentadas. Use-a como um trampolim e tire ideias, ajustando e recriando para sua sala. O nº. 27 (julho 2006) é sobre Tecnologia, arte e narrativas: alimentando a prática pedagógica, só prá dar um exemplo.

- "Os desafios da Educação Inclusiva" - publicação com textos curtos e maravilhosos, que pode ser baixada gratuitamente do site www.acaoeducativa.org . A referência completa é: Ação Educativa, Edição 20, março 2007. O Boletim é "Ebulição", série de Debates Desafios da Conjuntura.

- Portal: www.promenino.org.br . Tem muito material legal pra download - de graça - material sobre o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, que também se aplica às crianças e jovens com deficiência, embora em geral as pessoas pareçam não saberem disso.

- A APAE SP está repensando sua prática. Ana Cristina, aqui copiada, está começando a trabalhar com jovens que ficaram na instituição muito tempo. Como irão enfrentar o mundo "lá fora" e seus desafios? A APAE/Barueri faz um belo trabalho de inserção de jovens com deficiência intelectual no mundo do trabalho de forma inclusiva, respeitosa e bacana. Vale a pena conhecer! Giovanna está aqui copiada. O Carpe Diem faz um trabalho pioneiro e inovador com jovens Down e outros tipos de DI. A Glória terá prazer de apresentar o trabalho. Ou seja: rede é o máximo! A gente não precisa se sentir só e nem inventar a roda todo dia.

Você já assistiu ao programa "Pequenas empresas, grandes negócios"? Ou leu a revista Nova Escola? Ou o prêmio da Revista Sentidos? Ou artigos na Cláudia e outras revistas femininas, que contam sobre a vida de pessoas que fazem a diferença?

É legal ler biografias e matérias sobre pessoas que enfrentaram problemas, como os enfrentaram e aonde chegaram.
Materiais assim são sementeiras. Ao ler, a gente diz: nossa, eu também posso fazer! E logo depois: ela fez isso assim e eu posso fazer assado. Ou seja: nossa criatividade - que nós brasileiros temos de sobra – é estimulada e todos saem ganhando: o aluno, o professor, as outras crianças, a comunidade escolar toda... enfim, todos mesmo!

Espero que estas dicas também contribuam para sua prática.

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