Planeta Educação

Ensino de Línguas

Rômulo de Andrade Faria Tradutor e revisor técnico, foi consultor de línguas do programa Línguas Estrangeiras do Planeta Educação. Graduado em Letras – Português/Inglês – pela Universidade Braz Cubas, de Mogi das Cruzes – SP. Possui mais de 10 anos de experiência como professor de Inglês. Articulista das colunas de Ensino de Línguas, Cinema na Escola e Educação Inclusiva.

Inglês em tempos de crise
Estudar ou não estudar, eis a questão...

Muito tem se discutido a respeito da crise financeira americana e sua influência na economia mundial. De acordo com matérias publicadas recentemente nos sites da Veja.com e da rede de advogados MRA Alliance, o PIB (Produto Interno Bruto) americano registrou sua maior queda nos últimos 27 anos e, segundo analistas, o período de janeiro a março de 2009 deverá ser o pior momento da atual crise, que já destruiu 40% da riqueza mundial.

No Brasil, a situação não é diferente. Demissões em massa são notícias constantes nos jornais de todo o país e o clima de medo e incerteza tem crescido a cada dia entre funcionários de grandes empresas multinacionais, todos (empregados e empregadores) buscando reduzir custos. Além disso, o mercado de trabalho está cada dia mais exigente e competitivo, e cada detalhe pode contar pontos numa entrevista de emprego, principalmente o conhecimento de línguas estrangeiras.

Atualmente, algumas empresas de recrutamento e seleção estão firmando parcerias com escolas de inglês, espanhol, etc., para que seus candidatos façam primeiramente o teste de conhecimento das línguas com pessoas especializadas nos diferentes idiomas. Se a pessoa for aprovada nos testes, então ela será convocada para a entrevista com uma pessoa do RH da empresa. 

É o que acontece, por exemplo, em São José dos Campos – SP, onde a empresa Conexão FGV (Fundação Getúlio Vargas) contrata os serviços da escola de idiomas Yázigi Internexus para fazer a pré-seleção dos candidatos. “No início, a parceria se restringia apenas à elaboração de testes escritos, mas com os bons resultados, essa parceria se ampliou também para os testes orais”, afirma Patrícia Prata – responsável pelos testes de inglês.

Sendo assim, o aluno se encontra numa paradoxal situação em relação à qual decisão tomar. Parar o curso de idiomas para reduzir custos ou correr o risco de assumir uma dívida e torcer para conseguir a pagar até o fim? Ao mesmo tempo em que ele tem a opção de abandonar os estudos para economizar dinheiro, ele corre o risco de ficar atrasado em relação aos seus concorrentes. 

Nesse caso, vale mais a pena trabalhar (ou estudar) para manter o emprego já conquistado do que se arriscar a perdê-lo por medo de uma futura demissão. Ou não?

Se essa incerteza for causada apenas pela parte financeira, aqui estão algumas opções de sites com cursos de idiomas gratuitos:

Live Mocha.com – Site com várias opções de idiomas que combina exercícios de leitura, escrita e expressão oral, com diversos níveis de habilidade.

ETP – English Teacher’s Portfólio – Curso de inglês desenvolvido pelo Consulado Britânico voltado para professores de inglês brasileiros (ao final do curso, o aluno recebe um certificado do Consulado).

Babel Mundo – site com bastante informação a respeito da língua espanhola, com um curso básico, exercícios, dicionário, entre outros.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas