Planeta Educação

Assaltaram a Gramática

Erika de Souza Bueno Coordenadora Educacional da empresa Planeta Educação; Professora e consultora de Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de São Paulo; Articulista sobre assuntos de língua portuguesa, educação e família; Editora do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br). E-mail: erika.bueno@fk1.com.br

Uma nova forma de escrever
Novo Acordo Ortográfico

Muito já se falou sobre o Novo Acordo Ortográfico que está em vigor desde o primeiro dia deste ano, mas ainda há muitas dúvidas acerca de como representaremos através da escrita, os sons que pronunciamos oralmente com tanta facilidade.

Por isso, nunca é demais abordar assuntos referentes à padronização, que tem grande importância pelo fato de que tínhamos duas línguas oficiais para o mesmo idioma, que é por sua vez, a quinta língua mais falada no mundo.

Sendo assim, houve muitas dificuldades para a circulação de materiais didáticos entre os países falantes de Língua Portuguesa, a saber, Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Acreditamos que tais dificuldades não mais existirão e que poderemos facilmente apreciar as produções impressas e escritas que há entre países que compartilham conosco de algo muitíssimo importante, a Língua.

Atente, a seguir, para as principais alterações na forma de escrevermos:

  • O alfabeto é acrescido de três letras, K, w e y, passando a ter 26 letras ao invés de 23, como foi até o ano 2008.

Observe: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z.

  • Abolição do trema, sinal gráfico de dois pontos que indicava que a letra u era pronunciada nos grupos gue, gui, que e qui.

Exemplos: Cinquenta, frequentar, tranquilo etc.

  • O acento diferencial de algumas formas verbais também deixou de existir.

Exemplos: Pela (verbo) – Pela (junção de preposição e artigo); Polo (substantivo) – Polo (junção de por e lo); Pelo (verbo) – Pelo (substantivo).

Atenção para as palavras que continuam com o acento diferencial:

- Pôr (verbo) e por (preposição);
- Pôde (verbo no passado) e pode (verbo no presente); e
- Fôrma/forma (facultativamente).

  • A partir deste ano, não usaremos mais o acento agudo em três casos, que são:

1. Em ditongos abertos, ei e oi, das paroxítonas (palavras em que a sílaba mais forte é a penúltima).

Exemplos: Assembleia, heroico, ideia, jiboia, etc.

2. As formas verbais de argüir e redargüir não têm mais acento agudo.

Exemplos: Arguis, arguem, redarguis e redarguem.

3. Em paroxítonas com as letras i e u tônicos que formam hiatos (encontro vocálico em que as letras possuem sons separadamente).

Exemplos: Baiuca, boiuna, feiura, entre outros.

Atenção! Continuam acentuados se estiverem em posição final, tornando se oxítonas e não mais paroxítonas, ou estejam seguidos de "s".

Exemplos: Piauí, tuiuiú.

  • Não usaremos mais, a partir deste ano também, o acento circunflexo em palavras terminadas em oo e ee.

Exemplos: Enjoo, voo, abençoo, coroo, magoo, perdoo, veem, creem etc.

  • O hífen não é mais utilizado quando o prefixo terminar com vogal e o segundo elemento começar com as consoantes s ou r, sendo estas duplicadas, e também quando o segundo elemento começar com vogal diferente da terminação vocálica da primeira palavra.

Exemplos: Antirreligioso, antissemita, autoaprendizagem, autoestrada, contrarregra, contrassenha, extraescolar, extrarregulamentação etc.

  • O hífen permanece em prefixos terminados por r (hiper, inter, super) e o segundo elemento começar também por r.

Exemplos: Hiper – mercado, super-homem, etc.

  • O hífen também permanece após prefixos acentuados, sem, vice, ex e sempre quando a segunda palavra começar por "h".

Exemplos: Hiper-hiperativo, vice-presidente, pré-escola, etc.

  • No que se refere à divisão ortográfica, palavras compostas que não couberem na mesma linha têm que terminar com hífen no final da linha e antes de terminar de escrevê-las, temos que inserir novo hífen na linha que se segue.

Por exemplo:

Se na linha que estivermos escrevendo a palavra composta “ensino-aprendizagem” for insuficiente para escrever “aprendizagem”, colocaremos hífen depois de “ensino” e antes de aprendizagem que estará na linha seguinte. Isto ocorre para clareza gráfica, ou seja, para que alguém ao ver o hífen antes de alguma palavra, saber que ela está composta com outra palavra.

Glossário

Antissemita: Que tem preconceito contra ou é hostil aos semitas, especialmente aos judeus.

Extrarregulamentação: Que não é regulamentar, que não pertence ao regulamento.

Tuiuiú: Ave de plumagem branca, enorme bico preto curvado para cima e pescoço nu negro, com a base vermelha, que ocorre da América Central ao Norte da Argentina e no Brasil.

Baiuca: Botequim simples que geralmente vende bebidas alcoólicas; bodega.

Boiuna: Enorme serpente lendária que afunda embarcações ou toma a forma de uma embarcação.

Arguis: Semelhante a argumento; acusatório, denunciador.

Redarguis: Acusar em resposta à outra acusação; recriminar.

Fonte: Manual da Nova Ortografia – Nova Escola; Aulete - Dicionário Digital.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas