Universo Escolar
Educador
Paulo Fernando de Castro
As pessoas que se tornam educadores, sempre pensam: “como proceder ao método educacional do qual fui orientado?”.
É natural esse tipo de pergunta, na verdade tudo é um desafio e como tal, deve em primeiro lugar decidir em ser o melhor educador; sejam os professores ou os pais. Assim, você inicia na sua mente um processo de auto-motivação em direcionar a função a mais agradável possível. Seria frustrante para quem recebe uma educação não correta e poderá ser desastroso o seu futuro.
Educamos então através da palavra que é o meio pelo qual iniciamos o método educacional seja qual for à corrente pedagógica- filosófica da educação. O pedagogo Paulo Freire disse o seguinte sobre a palavra:
“A palavra verdadeira transforma o mundo, não é possível a palavra do mundo que é um ato de criação e recriação se não há “amor” que a infunda”. Realmente ele tinha preocupação com as palavras e principalmente consistente no amor. Também a pedagoga Maria Montessori disse: “A inteligência da criança lhe revela o indivisível, pois ela “observa” com “amor” e nunca com indiferença.
Essa absorção ativa, ardente e minuciosa e constante no “amor” é uma característica da infância”. O mais importante é o ambiente do lar. Num lar onde se respeitam os pais, numa atmosfera radiante, plena de alegria, boas palavras e elogios, a mente da criança é equilibrada, o que lhe propicia também na escola estudar com tranqüilidade.
É dever dos pais e dos educadores procurarem conduzir a mente e a força vital da criança para a direção certa. Educador não consiste em coagir ou reprimir a criança, mas sim em orienta - lá corretamente e trazer à tona a sua capacidade latente.