Dicas de Navegação
Uma visita ao Museu da República
Centro de Referência da História Republicana Brasileira (parte I)
http://www.republicaonline.org.br
Novas histórias começam a ser contadas a partir da eleição de um novo presidente. Quando esse político apresenta peculiaridades tão próprias e particulares quanto Luis Inácio Lula da Silva, brasileiro de origens humildes, que trabalhou durante boa parte de sua vida como metalúrgico, liderou lutas sindicais, promoveu o surgimento de um partido político de bases populares e trouxe na bagagem o voto de mais de 50 milhões de eleitores, paramos para nos perguntar, afinal, como era antes? Quem foram os homens que responderam pelo cargo de Presidente do Brasil? O que fizeram? O que deixaram de fazer? Como funciona nossa República?
Essa função, de resgate da memória, cabe aos historiadores. Seja na política, na cultura, nos aspectos sociais ou econômicos, o trabalho de nos contar um pouco daquilo que tem acontecido em nosso país, tem sido feito desde os primeiros tempos, através da ação de pessoas comuns ou de especialistas, historiadores que adquiriram essa função na prática ou na universidade. O advento da internet tem facilitado enormemente o acesso de estudantes, professores, leigos e especialistas (atrás de aprofundamento) a arquivos de grande importância para a compreensão de nossa ancestralidade, de nossas raízes, das origens do Brasil, de sua república, de sua experiência democrática, de sua cultura política, entre tantos outros assuntos.
Trata-se de trabalho de primeira grandeza sobre a nossa experiência política, aquele que nos é disponibilizado pelo Centro de Referência da História Republicana Brasileira (www.republicaonline.org.br). Iniciativas como essa esclarecem os motivos que levaram os brasileiros as ruas para se manifestar a favor das Diretas Já, que mobilizaram reações aos períodos de ditadura ou que, ainda nos conferem subsídios para que possamos compreender o presente, os clamores populares, a vitória de partidos e candidatos, as demandas sócio-políticas e as respostas que nos são apresentadas nos atos de governos e políticos. Nossa visita ao Centro de Referência será feita em dois artigos, um dedicado ao Museu da República e outro ao acervo do República on-line. Comecemos pelo Museu...
Caminhos
1- Nossa rota inicial no site www.republicaonline.org.br nos apresenta duas opções, Conhecer o Museu da República ou acessar os arquivos do República on-line (1889-1961).
2- Se sua opção for o caminho do Museu da República, você não se arrependerá, pelo contrário, as opções disponibilizadas são interessantíssimas e muito boas para quem está realizando pesquisas. Há algumas possibilidades, entre as quais destacam-se:
a) A visita virtual ao Palácio do Catete nos permite passear pela antiga sede do governo republicano no Rio de Janeiro. Passamos por ambientes dos 3 andares do prédio, com nossos olhos voltados para:
- As várias peças artísticas e objetos decorativos (inclusive pinturas, luminárias e escadarias) desse autêntico espaço histórico nacional.
- Os salões (Nobre, Mourisco, de Banquetes,...).
- As galerias, corredores e a capela.
- O quarto de Getúlio Vargas.
- As fachadas dos prédios.
- O belo jardim do palácio.
Obs:- As obras e objetos que aparecem em destaque são apresentadas com dados a respeito de sua origem, representatividade, ano de produção,...
b) Um tour pelas biografias de 18 presidentes da República. De Deodoro da Fonseca a Juscelino Kubistchek. A respeito de cada um dos presidentes são disponibilizados acessos a:
- Acervo Museológico - objetos que pertenciam a cada presidente.
- Arquivo Histórico - coleções de documentos que cobrem o período de cada um dos presidentes.
- Biblioteca - artigos e textos relacionados a cada período governamental republicano do período 1889-1961.
- Biografia - obtida a partir de um clique nas imagens de cada presidente.
c) Além dos presidentes, há uma parte do site dedicada a alguns nomes de grande destaque na história do Brasil. Personalidades como Machado de Assis, Padre Cícero ou Antônio Conselheiro tem o mesmo tratamento dedicado aos chefes de estado, com direito a Acervo Museológico, Arquivo Histórico, Biblioteca e Biografia.
d) Em Acontecimentos, encontramos dados e referências a respeito de alguns acontecimentos de grande destaque na história nacional como, por exemplo, a campanha das Diretas Já, o Movimento dos Sem-Terra ou o Impeachment.
e) Uma outra ferramenta importante para os pesquisadores é o acesso as coleções de documentos apresentada no setor Coleções. São provenientes de acervos particulares de grande importância ou ainda de instituições privadas ou públicas.
f) Há dois outros caminhos interessantes, particularmente para os educadores, estudantes e pesquisadores. São os links Pesquisa e Janela Educativa. Fornecem facilidades para apurar o levantamento de dados e sugerem atividades e práticas para os educadores.
Pontos Fortes do Site
a) O rico acervo de imagens, referências bibliográficas e documentos disponíveis.
b) O trabalho específico voltado para pesquisadores e educadores nos links Pesquisa e Janela Educativa.
c) A disponibilização de coleções de grande interesse para a compreensão da política e da cultura de nosso país.
d) O visual elegante e as facilidades de navegação.
O que pode melhorar...
a) Disponibilizar dados e informações a respeito dos governos e presidentes brasileiros que administraram o país depois de 1961 até os dias de hoje.
b) Acrescentar mais notáveis de nossa história republicana ao acervo das Personalidades.
c) Adicionar dados sobre outros fatos notáveis ao link Acontecimentos.
d) Dispor informações a respeito da história do Palácio (quando foi construído, quem abrigou, situações importantes vividas no local,...).
Para os educadores Uma das mais frequentes colocações a respeito de política que ouvimos entre nossos alunos e em nosso meio profissional refere-se ao fato de que nossos políticos não são honestos. Isso causa uma imensa desilusão entre todos, alça muitos de nós ao descaso quanto as questões políticas e abre espaço para que guardemos distância desse espaço tão vital para todos nós. |