Planeta Educação

Filosofando

João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Aprendizagem fragmentada
Perdendo a noção do todo

Aprendemos, desde muito cedo, a desmembrar os problemas, a fragmentar o mundo. Aparentemente, isso torna tarefas e assuntos complexos mais administráveis, mas, em troca, pagamos um preço oculto muito alto.

Não conseguimos mais perceber as conseqüências das nossas ações; perdemos a noção intrínseca de conexão com o todo.

Quando queremos divisar o “quadro geral”, tentamos montar os fragmentos em nossa mente, listar e organizar todas as peças. Mas, como diz o físico David Bohm, a tarefa é inglória – é como tentar montar os fragmentos de um espelho quebrado para enxergar um reflexo verdadeiro.

Depois de algum tempo, acabamos desistindo de ver o todo. [Peter Senge, em seu livro “A Quinta Disciplina – Arte e prática da organização que aprende. Editado no Brasil pela Best Seller].

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas