Ensino de Línguas
Ensinando Inglês com Objetos
Visualizar para aprender
Você já pensou como seria bom para teus alunos visualizarem, na prática, tudo o que eles aprendem? A visualização faz parte do processo de aprendizagem, tornando-o mais fácil de ser assimilado e funciona para todas as faixas de idade. Crianças, adolescentes e adultos aprendem e fixam melhor a matéria quando visualizam o que lhes é ensinado. Por que então não aproveitar e trazer para aula objetos que podem a tornar mais estimulante, mais "concreta"?
Por exemplo: quando você encontrar no livro adotado pela sua escola, um diálogo por telefone entre duas pessoas e quiser que os alunos o representem, traga dois telefones celulares ou até mesmo infantis para fazer os alunos sentirem que realmente estão conversando pelo telefone.
Isto dará ao aluno a sensação real do diálogo. É interessante notar que quando um aluno SENTE o que diz e não simplesmente repete as palavras do livro de forma automática, o texto que ele lê passa a ter um significado real para ele. E com isto o aluno vai integrando gradualmente o que lê e fala. E é exatamente aí que o ensino com objetos adquire um papel importante, fazendo com que o aluno incorpore mais facilmente e de uma forma natural o que ele aprende.
Trabalhar com objetos realmente motiva bastante o aluno durante uma aula, além de torná-la mais "real", prazerosa e dinâmica. Além disso, os objetos se constituem em elementos extremamente enriquecedores e facilitadores do ensino e aprendizado de um idioma.
De uma forma geral, os objetos são ferramentas muito úteis, pela variedade de usos que oferecem. Por exemplo: pode-se ensinar vocabulário, reforçar o ensino de palavras como falsos cognatos, estimular conversação (aspecto fundamental no ensino de um idioma), revisar a matéria, fixar o aprendizado, introduzir determinados conceitos, estimular a observação (elemento muito importante no processo de aprendizagem), e ilustrar pontos gramaticais, fazendo assim com que o aluno visualize a gramática na prática.
Baseando-se na afirmação de que uma imagem vale mais do que mil palavras, um objeto por ser um elemento VISUAL E CONCRETO pode poupar tempo de explicação e acelerar o entendimento do tópico a ser ensinado.
Um aspecto interessante de se trabalhar com objetos é que eles se constituem em recursos visuais que o próprio aluno pode ter, diferentemente de flash-cards ou outros que geralmente pertencem ao professor ou à escola.
Benefício:
O aluno possuindo o objeto poderá sempre estar em contato com aquele aspecto gramatical que lhe foi ensinado em classe e que se encontra (escrito) neste.
Por exemplo: Existe em algumas agendas eletrônicas um ícone relativo a telefone chamado "Business" e outro chamado "Personal"- Este último contrasta com a palavra "Personnel", que se refere ao Departamento do Pessoal. Estas palavras (Personal e Personnel) são muitas vezes confundidas pelos alunos brasileiros devido a sua similaridade. Ao ver esta agenda, o aluno tende a fixar melhor esta diferença até mesmo pela lógica e pelo seu uso.
Ele insere no ícone "Personal" o número de telefone de seus contatos pessoais (amigos, parentes, etc.) e vai gravando, pela prática o significado de "Personal", que significa "pessoal". Neste caso o aluno aprende usando o próprio objeto.
Outro objeto bem interessante é o perfume importado, em cujo vidro geralmente está escrito: MADE IN FRANCE (ou outro país). Bem, só aí temos cinco aspectos que podemos explorar:
Note como um simples objeto pode “concretizar” a gramática.
E cabe a você, Professor sempre fazer a manutenção do que você ensina. No caso, lembrar ao aluno do objeto que você trouxe e do aspecto gramatical contido nele.
Outro tema gramatical muito encontrado em objetos é a forma ING, que quando acrescentada a um verbo, funciona como adjetivo. Então, temos objetos como: Playing cards, Printing Calculator, Swimming cap, etc.
Neste caso, o adjetivo mostra uma utilidade, um propósito específico, por exemplo: Em Playing cards, temos cartas para jogar e não para outra finalidade; (cards for playing and not birthday cards ou business cards); em Printing calculator, temos uma calculadora que imprime e não uma calculadora comum; em Swimming cap, temos uma touca para natação e não para chuveiro (a cap for swimming and not a shower cap).
E assim para vários temas gramaticais.
Saiba que existem objetos sonoros, tridimensionais, objetos que se mexem, dobráveis, objetos de informática, objetos de sala de aula, objetos do dia-a-dia, luminosos, com água, objetos da moda que podem ser perfeitamente aproveitados para o ensino de Inglês ou de outras línguas.
Caso você tenha interesse em trabalhar com objetos, confira no meu site pessoal o conteúdo completo do curso “Teaching English through Objects and Films”, que desenvolve a percepção e observação do professor, ampliando a sua visão em relação a objetos.