Tigre Albino
Sérgio Capparelli, Regina Zilberman, Maria da Glória Bordini
Editores
Sérgio Capparelli | Regina Zilberman | Maria da
Glória Bordini | Volume 1 Número 3 - 15.07.2008.
ISSN 1982-9434
Tigre e Valorização da Teoria
Glória Maria Fialho Pondé publicou em 1982 o
ensaio "Poesia e folclore para a criança", que se
transformou em um dos principais marcos teóricos nos estudos
sobre a poesia dirigida ao público infantil. Abordando
versos de Cecília Meireles e de Vinicius de Moraes, e
vinculando a criatividade desses escritores à
tradição do
folclore nacional, Glória Pondé esclareceu em que
aspectos a poesia infantil se associa ao popular, por
conseqüência, popularizando-se; e mostrou em que
sentido nosso folclore está carregado de elementos
líricos, enriquecidos pelo emprego de recursos musicais,
rítmicos e rímicos.
Poesia e Folclore para a Criança
Glória Ponde - dedicou toda a sua vida ao
magistério, em todos os níveis, de escolinhas de
arte à universidade. Fez parte do grupo que criou o Programa
Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER) e do projeto
Ciranda de Livros, e sempre valorizou a educação
pública e gratuita. Ela faleceu em 2006, mas seus textos
permanecem atuais e valorizados, como este, que traz suas
reflexões sobre poesia e folclore para a criança,
transformando-se, em um dos principais marcos teóricos nos
estudos sobre a poesia dirigida ao público infantil
O Lúdico na Poesia de Mario Pirata
Luana Bitencourt Gomes - Formada em Filosofia, trabalha com
crianças e está concluindo Mestrado em Teoria da
Literatura pela PUCRS. Ela procura, neste trabalho sobre O Fazedor de
Balões,
de Mário Pirata, uma poesia libertadora, enriquecedora,
mágica e, acima de tudo, lúdica, para comprovar
que a ludicidade na palavra é uma das formas mais atrativas
e capazes de aproximar a criança da leitura da poesia.
Capparelli: uma Poesia que Fala
Vania Marta Espeiorin, Adriana Antunes e Kelen Scoper Furlan - As
autoras têm especialização em
Literatura Infanto-juvenil pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Vânia cursa o mestrado em Educação e
Adriana, Letras, na mesma Universidade. Segundo elas, a poesia para
crianças de Sérgio Capparelli conversa com o
leitor, proporcionado olhares, impressões e imagens que
às vezes se identificam e às vezes fogem de seu
universo pessoal ou social, constituindo uma riqueza de pensamento
transformado em versos.
No Limiar das Cores: Fronteiras entre Palavra e Imagem em Fita Verde no
Cabelo
Geruza Zelnys de Almeida - Mestre em Literatura e Crítica
Literária pela PUC/SP, é professora de ensino
médio no Colégio Laranjal e de cursos de
extensão universitária na PUC/SP, capacitadora
de professores da rede pública e privada. Ela reflete aqui
sobre o trabalho de recriação do conto Fita Verde
no Cabelo, de Guimarães Rosa, em outras linguagens, junto
com os alunos do 1º ano do Ensino Médio
(Colégio Laranjal, Laranjal Paulista, SP). Segundo ela, a
proposta é de recriação, por
considerar que tradução não
é o termo mais adequado quando se busca um novo suporte e
novos meios de expor a mensagem.
E a poesia para jovens?
Gabriela Hoffmann Lopes - Gabriela é formada em Letras pela
UNISINOS (2006) e atualmente cursa Mestrado em Letras, na PUCRS.
Interessa-se pelo estudo sobre contos de
assombração voltados ao público
infanto-juvenil. Ela propõe aqui um estudo sobre a poesia
para adolescentes e, para tanto, analisa poemas de diferentes autores
contemporâneos, direcionados ao público jovem, e
neles identifica elementos que os tornam apropriados ao leitor que
não é nem criança nem adulto.
A poesia da memória em Adélia Prado: leituras com
crianças e adolescentes
Elizabeth D`Angelo Serra - Tigre em Movimento traz um presente para os
professores de todos os níveis. Vânia Rezende
(vamares@terra.com.br), com larga experiência
prática e teórica e a competência de
quem sabe do que fala porque fala do que sabe, nos oferece um belo
texto relatando suas experiências de leituras em cinco turmas
do Ensino Fundamental e Médio, em Uberaba, Minas Gerais. Ela
mostra como a poesia apresentada por quem desfruta da sua intimidade
pode se revelar um caminho para uma educação da
sensibilidade, como ela mesma sugere. Mediada por mestres leitores, a
leitura literária faz com que a palavra e o pensamento
ganhem horizontes mais amplos enriquecendo o olhar sobre o viver.
Exercício de modos de ler - Tania Mariza Kuchenbecker
Rösing
Tigre apresenta aos seus leitores Cyana Leahy-Dios, graduada em Letras
pela Universidade Federal Fluminense (1973), mestrado em
Educação pela Universidade Federal Fluminense
(1989) e doutorado em Educação - Institute of
Education University of London (1996). Foi Professora Adjunta da
Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na
área de Educação, atuando
principalmente nos seguintes temas: literatura,
educação, sociedade, narrativas
autobiográficas e leitura. O texto que ela apresenta integra
um ensaio de literatura mais amplo, constituindo um de seus
capítulos. Nele ela seleciona poemas de autores como Claudia
Roquette-Pinto, Manuel Bandeira, Fred Schneiter, Cyana Leahy, Hilda
Hilst, José Paulo Paes, Jorge de Lima, Camões,
Caio Fernando Abreu e Manoel de Barros e os trabalha em sala de aula.
Ela afirma que aboliu logo no início a criminosa pergunta o
que o autor quis dizer com isso, sendo estimuladas e aceitas
interpretações autônomas, desde que
evidenciadas no texto, e explicitados os instrumentos de
análise: qualquer leitura, desde que partindo do texto e a
ele retornando (Culler).
O Prazer da Poesia de Marina Colasanti
Annete Baldi - Marina Colasanti recebeu em maio deste ano o
Prêmio FNLIJ de Melhor Livro de Poesia para Minha ilha
maravilha. A obra, editada em 2007 pela Ática,
reúne 35 poemas. E também neste ano ela acaba de
publicar um outro livro de poesia para o público
infanto-juvenil chamado Poesia em 4 tempos, pela Global. Transita por
diferentes gêneros, escreve para adultos e
crianças e declara que treinou a poesia na prosa.
"Jovens Interpoetas" e seus Tesouros"
Miguel Rettenmaier - Andréia Nogueira Hernandes tem
graduação em Letras pela Universidade Estadual
Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Assis
(2006). Atualmente cursa mestrado na Universidade Estadual de Londrina
- UEL, na área de Letras, orientada pelo Dr. Frederico
Fernandes, com ênfase em Literatura
Brasileira/Infanto-Juvenil. Ela traz ao Tigre Inquieto uma amostra de
como a poesia infantil pode se mesclar com o cotidiano da internet,
adaptando-se ao suporte digital.
A Senhorita de Amherst
A Senhorita de Amherst - A Editora Scipione acaba de publicar Livro de
Horas, poemas de Emily Dickinson, traduzidos e ilustrados por Angela
Lago. A tradutora e ilustradora recompôs os versos
com iluminuras que contornam os poemas, em um convívio de
poemas e imagens. Angela Lago mostra que a senhorita de Amherst
é cada vez mais admirada pelos jovens e pelos adultos. O
Tigre traz também, com Carlos Urbim, uma
apresentação do novo livro de Celso Gutfreind,
intitulado O Caminho do Pintor, sua obra mais recente, "um delicioso
passeio pelas sugestões que os tons ou nuances de cada cor
proporcionam", publicado pela Editora Projeto E além deles,
a mesa está servida com Mário Quintana,
José Paulo Paes e Cristina Villaça.
Obs.: Os artigos completos estão no link:
http://www.tigrealbino.com.br/