Dicas de Navegação
Páginas a serem sempre desbravadas
Literatura on Line - LOL
O que há de mais belo e sublime no ser humano coexiste com um lado vil e egoísta. Não há vida sem diálogos travados ao longo do cotidiano que não registrem essa dualidade, a eterna luta entre o bem e o mal, o confronto entre o amor e o ódio. E não se estruturam culturas sem que existam romancistas, contistas, poetas e escolas literárias ávidas por colocar no papel temas como os que abrem esse texto.
Nossos escritores e poetas criaram páginas belíssimas que narram desventuras e realizações de nosso povo. Através de livros ou textos escritos por Machado de Assis, Padre Antônio Vieira, Camões, Castro Alves, José de Alencar e tantos outros gigantes de nossa literatura (brasileira e portuguesa) acompanhamos sagas memoráveis como a dos navegantes lusos a atravessar os mares em busca de terras distantes nas Índias, abraçamos causas dignas e justíssimas como a luta pela abolição ou pela independência e nos deliciamos com críticas satíricas a burocracia instalada nos trópicos tupiniquins.
Conhecer o Brasil passa por um exame bem feito da história e da literatura de nosso povo. Se por um lado os historiadores se esmeram em busca de informações que esclareçam mazelas políticas, condicionantes sociais, estruturas econômicas e realizações culturais, por outro, nossos escritores apresentam "a vida como ela é", nas famílias e suas dificuldades ou vitórias, nos sindicatos em formação, nas escolas e nos hospitais,...
Para conhecer as obras mais valiosas de nossa literatura é necessário conhecer o contexto em que foram escritas, a origem e história pessoal dos escritores e mesmo informar-se preliminarmente sobre as principais realizações literárias de cada autor. Uma forma de encurtar o caminho na busca dessas valiosas informações é o site Literatura on Line (www.LOL.pro.br).
Caminhos
1- Para acessar os conteúdos, tendo já entrado na página inicial, tecle em entrar. Isso lhe dará acesso a páginas disponibilizadas no modelo "pop-up" (novas telas se abrem, contudo, elas são menores).
2- No acesso são disponibilizadas mensagens extraídas de alguns dos clássicos maiores da literatura portuguesa ou brasileira (essa introdução pode ser rapidamente ultrapassada se esse for o seu desejo, existem atalhos para isso, facilmente localizados).
3- No Menu de opções encontramos as seguintes possibilidades:
a) Curso de Literatura - Trata-se da parte que mais nos interessa no site. Nesse proposto "curso", também identificado com Sala Machado de Assis, temos acesso a informações sobre as escolas literárias desenvolvidas no Brasil e em Portugal (Arcadismo, Barroco, Romantismo, Realismo, Trovadorismo, Humanismo e Classicismo), a seus representantes mais ilustres (de Gil Vicente a Olavo Bilac, de Camões a Eça de Queiróz, entre muitos outros) e também as obras mais relevantes de alguns desses autores.
b) Vestibulares - foi nomeada de Sala Olavo Bilac, no entanto, não está disponibilizando momentaneamente qualquer tipo de conteúdo.
c) Academia - na Sala Manuel Bandeira temos contato com as regras gramaticais que impulsionam o português em direção ao que convencionamos chamar de língua culta. Desenvolvemos nossas competências linguísticas ao verificarmos temas como: valor semântico dos verbos, conotação e denotação, níveis de linguagem, elementos de coesão,...
d) Dicas Culturais - acertadamente chamada de Sala Monteiro Lobato, apresenta valiosas sugestões de CDs, livros e filmes.
e) Talentos - A Sala Mário de Andradre é o local escolhido para abrir espaço para novos talentos literários, nesse ponto do site são disponibilizados textos e poesias de novos autores.
f) Novidades - área em que o visitante se cadastra para receber informações via e-mail sobre o site LOL (foi nomeada de Sala Cecília Meirelles).
g) Downloads - nesse espaço encontramos várias obras da literatura brasileira e portuguesa para download (foi sugestivamente nomeada como Sala Oswald de Andrade).
h) Enquetes, Fale Conosco e o LOL na Mídia - As salas de enquetes (que homenageia Fernando Pessoa) e Fale Conosco (nomeada Vinicius de Moraes, o "poetinha") são espaços onde o internauta opina sobre o site e temas da atualidade da literatura. O espaço LOL na Mídia divulga notícias sobre o site publicadas em jornais, revistas ou sites da internet.
4- Em todas as Salas descritas anteriormente existe a possibilidade de ler e estudar com música. Para isso basta teclar um dos números que aparecem no topo da página.
Pontos Fortes do Site
1- Informa através de textos ágeis e leves sobre os escritores e as escolas literárias as quais eles pertencem.
2- Apresenta material comentado sobre as principais obras da literatura portuguesa e brasileira.
3- Explica, contextualizando, alguns temas importantes da gramática, dando exemplos atuais e incorporando textos que facilitam a compreensão.
4- Reforça a idéia de que a composição de uma sólida base cultural passa pela leitura, pela escrita, pelo contato com outros elementos culturais como filmes, CDs e peças teatrais.
O que pode melhorar...
1- O formato pop-up utilizado para apresentação do site e de seu conteúdo dificulta a leitura pois apresenta reduzido tamanho em relação as páginas regulares da web.
2- O site deveria ser atualizado mais constantemente, principalmente nos setores de talentos, novidades e enquetes.
3- Deveriam ser colocados novos autores e obras para expandir o acervo a ser consultado pelos internautas.
4- O espaço dedicado aos vestibulares deve ser preenchido e atualizado o mais rapidamente possível.
Para os educadores Pedimos tanto a nossos alunos que descubram a rica diversidade de nossa produção cultural e muitas vezes nós mesmos (professores) não estamos fazendo a lição de casa da forma como deveríamos. Numa época marcada por uma cobrança (justificada) de uma formação mais ampla de nossos educadores, na qual deixemos de ser apenas professores de português, história, matemática ou biologia, faz-se necessário que saibamos um pouco mais a respeito de temas fascinantes como a literatura, as artes plásticas e a música. Alguns professores não conseguem perceber sentido prático nesses novos elementos a se incorporar a seu cabedal específico de conhecimentos. Saberão na medida em que puderem fazer conexões entre o conteúdo de alguns desses textos e suas aulas. Só poderão saber se conhecerem as obras, os autores e um pouco de sua produção e época de vida. Expandir
os horizontes. Isso me lembra ensinamentos de minha
infância. Dizeres de meu pai e minha mãe.
Manter os olhos e ouvidos bem abertos, não se
fechar ao conhecimento, arriscar-se a saber. Com certeza
novas possibilidades se abrirão, podem acreditar! |