Assaltaram a Gramática
O Realce de Guilherme Arantes
A Letra Maiúscula após Reticências e Dois Pontos
“Água que nasce na fonte, serena do mundo e que abre um profundo grotão. Água que faz inocente, riacho e deságua na corrente do ribeirão...” (Planeta Água/Guilherme Arantes/ http://letras.terra.com.br/guilherme-arantes/)
Notamos que ao inserir reticências no Office da Microsoft, este sempre nos sugere a inicial maiúscula, pois entende que o emprego de reticências é sempre o encerramento de uma idéia, e correto, nesse caso, a letra inicial maiúscula.
Como
a
letra maiúscula, segundo o Acordo Ortográfico de
1943, pode ser utilizada como realce
ou destaque, notamos que alguns
a utilizam desordenadamente, não se apercebendo que
há situações em que seu emprego
é desnecessário.
As reticências, por exemplo, pedem inicial
maiúscula apenas se o período que a antecede
estiver concluído.
Por isso, é sempre conveniente analisar se é possível a troca das reticências pelo ponto final, se a resposta for sim, use letra maiúscula, pois o ponto final é a pausa absoluta de uma idéia que estava sendo expressa.
“Para aplacar tanta dor, o primeiro passo é erguer uma bandeira branca pra repartir o mesmo sol, a mesma terra, a mesma água e respirar o mesmo ar... O mundo pode acabar”. (O Mundo pode acabar/Guilherme Arantes/ http://letras.terra.com.br/guilherme-arantes/)
Já com os dois pontos, a letra maiúscula só ocorre quando for citação ou, evidentemente, o próximo elemento for nome próprio ou palavras escritas normalmente com letra inicial maiúscula.
"O cantor e compositor Guilherme Arantes apresenta seu repertório romântico, cantando canções do álbum: "O eterno aprendiz" e "O mundo pode acabar". (http://guia.folha.com.br/concertosedanca/ult10046u436798.shtml)
Fonte: http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/681198