Planeta Educação

Planeta Literatura

 

Itinerários da Inclusão Escolar
Múltiplos Olhares, Saberes e Práticas

Organizadora Olga Solange Herval Souza /Editora da ULBRA e logo tipo da AGE editora.

A leitura deste livro, entre outros aspectos, serviu-me para reforço com mais veemência a afirmativa de que é necessário ceder a vez e a voz às pessoas em situação de deficiência para, depois, nos pronunciarmos lado a lado. Já falamos muito no lugar delas e em vez delas! Ao longo da história, pacientemente, ouviram-nos tomando-lhes a palavra, mas felizmente agora, fortalecidas e reunidas em grupos sociais de pressão, conquistam seus espaços e erguem suas vozes sem silenciar as nossas.
Rosita Edler Caravalho

Da Organizadora

A presente obra reúne textos que trazem uma diversificada e atualizada fundamentação teórica, colocando-nos em contato direto com os sujeitos e suas necessidades de ir e vir, de construir uma vida de qualidade e de assumir a autoria dos seus projetos existenciais.

As experiências descritas aqui sobre a inclusão de pessoas com deficiência visual em diferentes contextos, suscitam, nas entrelinhas, questionamentos sobre o uso emblemático da proposta de educação inclusiva sem que, no dia-a-dia, encontremos concretizadas condições, ao menos razoáveis, para obter os êxitos esperados.

Um dos critérios utilizados na seleção dos temas, para organização deste livro, foi o de reunir textos fundamentados em pesquisas realizadas em diferentes contextos, sob vários olhares, atendendo às expectativas das ciências da educação, que exigem uma interlocução com a realidade e a produção de conhecimentos, em vez de reproduzir literalmente idéias de diferentes autores. Isso poderá ser conferido nos depoimentos de alunos que constam no livro, os quais se revestem de grande valor às reflexões críticas acerca do sentido das relações humanas, tal como se mostram nos discursos e nas ações.

A contribuição desta obra é sugerir outros itinerários, repletos de sinais do que é possível ser feito para que os educadores possam lançar em suas instituições, de forma responsável, múltiplos olhares na busca de novas práticas, visando a uma educação verdadeiramente inclusiva.

Autores

Jair Militão da Silva - Livre-Docente em Educação pela USP. Especialista em Administração Escolar e Educação Comunitária. Professor no Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo.

Francisco José de Lima - Doutor em Psicologia (área de Psicofísica Sensorial). Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco e Coordenador do Centro de Estudos Inclusivos da UF E.P

Fabiana Tavares dos Santos Silva - Professora de Língua Portuguesa. Especialista em Literatura Infanto-Juvenil. Consultora pedagógica na área de Leiturização (alfabetização e letramento).

Maria Elisabete Rodrigues Freire Gasparetto - Mestre em Neurociências e Doutora em Ciências Médicas (área de Oftalmologia). Docente do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel Porto” e Professora na graduação em Fonoaudiologia no CEPRE/FCM/UNICAMP.

Edileine Vieira Machado - Mestre em Letras. Doutora em Educação pela FEUSP. Especialização em Orientação e Mobilidade pela UNICID-SP. Professora do Programa de Mestrado em Educação da UNICID-SP.

Izabel Cristina Feijó de Andrade - Mestre em Educação. Especialização em Metodologia de Ensino. Professora da UNIVALI e da UDESC. Diretora do Colégio Alternativo Talismã, em São José, SC. Consultora Trainer do SENAC/SC e do GETRANS.

Olga Solange Herval Souza - Especialista em Deficiência Visual e Deficiência Múltipla. Doutora em Educação pela UFRGS. Consultora na área de Educação Inclusiva. Professora do Centro Universitário La Salle, de Canoas, RS.

Joana Belarmino - Mestre em Ciências Sociais. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUCSP. Professora Titular do Curso de Comunicação e Turismo da Universidade Federal da Paraíba.

Ida Maria Freire - Mestre em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos. Doutora em Psicologia Experimental pela USP. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina.
Ivete de Mais - Especialista em Didática do Ensino Superior. Mestre em Distúrbios de Desenvolvimento / Educação Especial. Professora das Faculdades Integradas de Boituva e da Universidade Cidade de São Paulo.

José Aparecido da Silva - Professor Adjunto da Universidade de São Paulo.

Andréia Vieira Machado - Especialista em Formação Pedagógica e Educação Profissional pela Fundação Oswaldo Cruz e em Saúde de Família pelo IBPEX. Professora da UNICID-SP, da UNIP – Assis, SP.

Sonia Maria Chadi de Paula Arruda - Professora especializada em Deficiência Mental e Visual. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas e Doutora em Ciências Biomédicas pela mesma Universidade.

Gardia Maria Santos de Vargas - Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora pedagógica da Escola de Educação Infantil Baby House.

Alex Garcia - Especialista em Educação Especial. Presidente da Agapasm.

Alan Garcia - Acadêmico de Educação Especial da UFSM. Membro da Agapasm.

Avaliação deste Artigo: 5 estrelas