Aprender com as Diferenças
A Turma do Pererê, em...
A Carta!
Notas sobre esta transcrição:
1. Com a letra "Q", seguida de um número, descrevo o quadro e digo os personagens que participam da cena.
2. Com um "N:", identifico o narrador ou dou alguma explicação para
melhor compreensão do quadro ou dos diálogos.
3. As onomatopeias estão em letras maiúsculas e precedidas de um *.
4. Alguns quadros, nos quais as cenas são quase as mesmas, são
suprimidos, mas isto não interfere na compreensão da história. Em
outros, acrescento informações para melhor compreensão destes.
5. A ledora foi Anair Campos, cuja ajuda foi valiosa e
imprescindível para a realização deste trabalho, a quem agradeço a
força.
6. Espero contar com todos para a disseminação desta obra entre os
DVs, especialmente as crianças, a quem é dedicada.
7. Este material destina-se às pessoas portadoras de deficiência
visual, sendo vedado seu uso com fins comerciais.
8. O "Projeto HQ para DV ler" limita-se à digitação de Histórias em
Quadrinhos objetivando a acessibilidade das pessoas portadoras de
deficiência visual a esta forma de comunicação e entretenimento,
respeitando os direitos dos autores e editores das obras transcritas.
Nota sobre A Turma do Pererê:
Ziraldo (Alves Pinto) escreveu e desenhou as historinhas da Turma do
Pererê, com a colaboração de Paulo Abreu (Arte-final), Heucy Miranda
(Cores) e João Barbosa (Letras). O Pererê foi publicado primeiramente
em cartuns (1959) nas páginas da revista "O Cruzeiro". Ziraldo criou
seus personagens em 1958.
A turma do Pererê foi a primeira revista brasileira em quadrinhos que
era totalmente colorida. Lançada em outubro de 1960, sendo publicada
em 43 edições mensais, até abril de 1964. Além do sucesso nacional,
foi a de maior duração entre os quadrinhos da época, com uma tiragem
mensal de 120.000 exemplares e foi a primeira "HQ" a "dar certo" entre
os quadrinhos brasileiros.
Era protagonizada por um menino negro, de uma perna só, que vivia suas
aventuras na companhia dos amigos, Tininim (um menino índio); Galileu
Bonifácio (uma onça macho); Alan (um macaco); Pedro Vieira (um tatu);
Moacir (um jabuti); Geraldinho (um coelho) e General Nogueira (uma
coruja macho), conselheiro da turma e às vezes chamado de Professor
Nogueira. Havia também duas meninas: Boneca de piche, namorada do Saci
e Tuiuiu (uma índia), namorada do Tininim.
Elas eram o motivo das rusgas entre Pererê e Tininim com Rufino e
Flecha Firme. Estes dois fazem parte da turma do Rufino (um menino da
cidade) e que era uma espécie de cópia carbono da turma do Pererê, com
suas cores mais escuras do que as da turma do Saci. Além do Rufino e do
Flecha Firme (um menino índio de pele azulada), havia o jabuti Queiroz,
o tatu Gláucio, o coelho Geraldão, a coruja macho Marechal, a onça
macho Virgilão e o macaco Leopoldo.
Tinha o Compadre Tonico Macedo e Seu Neném Moreira, dois caçadores que
inventavam mil armadilhas para capturar o Galileu, mas que nunca davam
certo... pra sorte da onça!
Outros personagens apareciam de vez em quando nas historinhas: Mamãe
Docelina (uma simpática senhora); Seu Nereu da Silva Pinto (pai da
Boneca de Piche) e Nozito (um menino pobre), filho de Dona Eborina.
As aventuras se passavam na Mata do Fundão, um lugar indeterminado no
interior do Brasil. Ali havia a Fazenda das Canoas, a Fazenda do Dodói,
a Fazenda Inglaterra, a Estrada Velha, a Estrada das Pedras, o Ribeirão
da Nódoa (córrego que separa a fazenda Inglaterra da Mata do Fundão), a
Serra Matrona (onde está o quartel-general da turma do Pererê na luta
contra a turma do Rufino) e o Coqueiral do Salim. Próximo à Mata do
Fundão, encontramos a Mata do Pula-Onça, onde nasceu Galileu.
As crianças da historinha têm entre dez e doze anos. Saci é o líder:
esperto, sensível, alegre, questionador e poético. Fuma cachimbo, anda nu e de vez em quando está montado em seu redemoinho de vento, com seu
gorro vermelho. Tininin é um índio da tribo dos Parakatokas, cuja
aldeia fica lá no fundo da Mata do Fundão. Amigo fiel do Pererê, está
sempre inventando uma doença ou um perigo imaginário que ele tem que
vencer... e acaba vencendo.
Boneca de Piche "da jabuticaba" simboliza a menina do "interior" que
gosta de ouvir seresta ao violão, de poesia, de ganhar presentes e de
festas. É carinhosa e sensível. Tuiuiu, a indiazinha, melhor amiga da
Boneca, é quem organiza as festas na Mata do Fundão.
A Turma do Pererê também foi filmada, a partir de dezembro de 1998 pela
TVE, na cidade mineira de Tiradentes, tendo 20 episódios que foram
transmitidos nas manhãs de sábado pela emissora. André Alves Pinto e
Sônia Gancia eram os diretores da série.
A Turma do Pererê marcou uma fase dos quadrinhos brasileiros e vive,
ainda hoje, na memória de muita gente grande.
Luís Campos
A Turma do Pererê, em... A Carta!
Q1. Vê-se Moacir, o jabuti carteiro, sobre uma grande pedra e outros
da turma do Pererê, embaixo (Pererê, Tininim, o macaco Alan, o coelho
Geraldinho, o tatu Pedro Vieira e a onça galileu).
N: Moacir está com uma carta na mão...
Todos gritam - Pra mim! Pra mim!
Moacir - Mas quero que todos ouçam... a "União dos Carteiros da Selva"
vai me dar um prêmio e um diploma, quando eu completar mil mensagens entregues!
Pererê - Grande, Moacir! E quantas você já entregou até hoje?
Moacir - Com esta... novecentas e noventa e nove, sem perder uma!
Na próxima chego lá!
Q2. Vê-se Queiroz, o jabuti carteiro da turma do Rufino, escondido
atrás duma moita.
Queiroz - Não, se eu puder impedir... rê rê rê!
Q3. Queiroz chega na beira do rio, onde está Rufino e sua turma: a onça
Virgilão, o tatu Gláucio, o coelho Geraldão, o macaco Leopoldo e o índio Flecha Firme.
N: A turma do Rufino está pescando e chega Queiroz, correndo...
Queiroz - Turma, turma! Preciso da ajuda de todos vocês!
Flecha Firme - Não tá vendo que nós estamos pescando, Queiroz?
E além do mais, você tá suspenso da turma!
Gláucio - Vê se desguia!
Virgilão - Pé-frio!
Queiroz - M-mas é que... o Moacir tá pra ganhar um prêmio e um diploma
como o melhor carteiro da mata!
Flecha Firme - E daí?
Queiroz - Daí, que aquele cara já é enjoado como está... já pensou como
vai ficar?
Flecha Firme - Um enjoado com diploma!
Virgilão - Mas não foi justamente por causa de uma mensagem que o
Queiroz foi suspenso?
Rufino - Foi! Ele perdeu uma carta que minha mãe me mandou do Rio com
um cheque dentro!
Queiroz - Mas vocês nem me deram chance de contar como aconteceu!
A carta foi roubada!
Geraldão - Você parou pra dormir com a carta na mão... e acordou sem
ela, isso sim!
Queiroz - Certo, Geraldão, mas... eu senti quando me arrancaram a
carta das mãos, mesmo cochilando!
Rufino - Isso muda tudo! Fomos injustos com o Queiroz, Virgilão!
Virgilão - Sim! Que ele volte pra turma!
Queiroz - Então vocês vão me ajudar?
Flecha Firme - A fazer o quê?
Queiroz - A impedir que o Moacir ganhe o tal diploma, uai!
Gláucio - Sim, mas... como?
Queiroz - Basta fazer com que ele não consiga entregar a tal milésima
mensagem!
Flecha Firme - Rê rê rê!
Rufino - Conte conosco! Será um prazer atrapalhar qualquer um da turma
do Saci!
Q4. Vê-se Queiroz sozinho.
Queiroz (Pensando) - Eu não disse que quem me arrancou a carta das
mãos foi o vento... mas, que mal há empregar uma mentirinha?
Agora é só ficar de olho no Moacir e atrapalhar o danado quando ele
gritar... caaaaarta!
Q5. Vê-se Moacir com sua sacola de estafeta (carteiro).
Moacir (Gritando) - Mensagem! Mensagem!
Q6. Vê-se a turma do Rufino atrás de uns arbustos.
Queiroz - Cambada... depressa! O Moacir vai entregar a milésima !
Flecha Firme - É pra já!
Q7. Vê-se a turma do Rufino correndo.
N: Todos saem correndo atrás do Moacir...
Rufino - Vamos turma! Vamos deter o Moacir senão ele vai pensar que é
o Pelé!
Virgilão - Deixa comigo!
Q8. Vê-se o Moacir correndo pela mata.
Moacir (Gritando) - Mensagem! Mensagem!
Q9. Vê-se Virgilão e Queiroz.
Virgilão - Olha lá, olha lá... o Moacir vem que vem zunindo pelo
meio da mata!
Queiroz - Este cipó vem a calhar!
Eu vou pro outro lado da picada!
Q9. Moacir está caído no chão.
N: Moacir tropeça no cipó...
* POF!
Moacir (Caindo) - Iau!
Q10. Vê-se Queiroz atrás duma árvore.
Queiroz (Pensando) - Barulhinho gostoso de se ouvir, sô!
Q11. Vê-se Moacir correndo.
N: Moacir levantou-se e continuou a correr, gritando...
Moacir - Mensagem! Mensagem!
Q12. Vê-se a turma do Rufino.
N: A turma do mal ficou a ver navios...
Rufino - Hã?! Ele continuou!
Queiroz - Ele levantou, sacudiu a poeira e deu a volta por cima!
Flecha Firme - O jeito é cercar ele lá na ponte de corda!
Virgilão - Eu conheço um atalho!
Leopoldo - Vamos lá!
Gláucio - O Moacir pode ser eficiente, mas rápido ele não é!
Queiroz - Vamos desamarrar as cordas da ponte e esperar!
Q13. Vê-se a turma do Rufino desamarrando a ponte.
Queiroz - Pronto! Tudo desamarradinho! Quando o Moacir passar por
aqui... tchibum!
Q14. Vê-se o Moacir correndo.
Moacir (Gritando) - Mensagem! Mensagem!
Q15. Vê-se a turma do Rufino atrás dumas árvores.
Queiroz - Ouçam! É a voz dele!
Rufino - Sim, mas... tá do outro lado do rio!
Ele já tinha passado!
Leopoldo - Ah, não!
Rufino - E agora está zanzando por lá, à procura da turma!
Só tem um jeito! Tomar a mensagem na marra!
Virgilão - Atacar!
Q16. A turma do Rufino está sobre a ponte.
Q17. Todos caem no rio.
* TCHIBUM!
Q18. Moacir vê a turma do Rufino dentro do rio.
Moacir - Ei, gente boa... essa eu não entendi! Passei inda agorinha
pela ponte e...
Virgilão - Cala a boca!
Q19. Rufino toma a carta da mão do Moacir.
Rufino - E passe pra cá essa tal mensagem!
Moacir - M-mas...
Rufino - Quer ver o que a gente faz com ela?
Mostre pra ele, Queiroz!
Moacir - M-mas...
Flecha Firme - Rê rê rê!
Queiroz (Rasgando a carta) - Adeus mensagem número mil!
* RASG!
Rufino - Rá rá rá!
Moacir - Acontece que eu entreguei a milésima mensagem! Iupi! Iááá!
Toda a turma do mal - Como?!
Moacir - Eu achei essa carta perdida no meio dumas moitas e vim
entregar... e era endereçada a você, Rufino!
Queiroz - O quê?
Moacir - E era uma carta da mãe dele... eu conheço carta de mãe! E além
disso, estava escrita no verso... remetente: Dona Rufina!
Q20. Vê-se a turma do Rufino correndo atrás do Queiroz.
Queiroz (Correndo) - Socorro! Socorro!
FIM
Edição: HQ para DV Ler
Editor: Luís Campos (Blind Joker)