Planeta Educação

Carpe Diem

João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Lições de uma vida no mar
Navegando com os Schürmann

"A primeira parada na volta ao mundo foi Porto Belo, a 60 quilômetros de Florianópolis, bem perto de casa. Meu pai entendeu que uma viagem era conhecer o mundo. Outra era trocar uma casa de 380 metros por um barco de 45. Tínhamos de reaprender a conviver."

"Antes de chegar a qualquer lugar, a gente estudava a cultura local. Até hoje, esse é um dos meus principais valores. Nos negócios, não necessariamente os dois lados têm a mesma visão".

"Você está no mar, são 3 da manhã e está chovendo. Se é o seu turno, você tem de estar pronto para assumir. Alguém está lá fora há quatro horas. Essa disciplina de seguir o combinado é importantíssima para mim."

As frases acima foram proferidas por Pierre Schürmann, membro da famosa família catarinense de velejadores que deu a volta ao mundo há algum tempo e que hoje é presidente de uma companhia chamada ExperienceMedia, em entrevista para a revista Época Negócios (edição de Fevereiro de 2008). Destaco esses pensamentos com o objetivo de chamar a atenção para algumas lições e valores adquiridos pelos Schürmann em sua célebre viagem, a saber:

  • Primeiramente a necessidade de "reaprender a conviver" recorrente em nossas vidas sempre que passamos a viver, atuar, dividir espaços e nos relacionar com outras pessoas, povos, lugares, culturas, contextos, histórias de vida,... Não podemos nos anular, esquecer quem somos, abandonar nossas próprias experiências e raízes, mas devemos demonstrar respeito e vontade de aprender o que os outros podem nos ensinar nesses novos espaços que passamos a ocupar...

  • Nesse sentido a segunda afirmação é de vital importância, ou seja, sempre que se reposicionar em sua vida (em qualquer instância da mesma, seja ela profissional, pessoal, emocional,...) tenha o cuidado de conhecer de antemão os novos rumos e destinos que está tomando em sua vida. Estude, pesquise, conheça e, dessa forma, entre bem orientado em sua nova etapa de vida, sempre sabendo que apesar de toda a informação que tiver em mãos, surpresas e acontecimentos inesperados podem e irão acontecer...

  • Para finalizar, seja disciplinado, aprenda com a milenar sabedoria dos mares (e dos orientais) que nos mostra que temos que ter foco, objetivo e que, para chegar nisso, devemos ser persistentes, perenes, guerreiros em busca de nossas metas... Para isso, estipule com clareza quais são os seus projetos de vida, lute por eles, não desista dos mesmos, acredite sempre e, acima de tudo, saiba que é possível se você for muito disciplinado nessa caminhada.

 

Avaliação deste Artigo: 5 estrelas