Planeta Educação

Dicas de Navegação

João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Coloque seus cálculos e fórmulas em dia
Exatas

Numeros-coloridos

www.exatas.unb.br

Tive uma certa dificuldade para conseguir encontrar um site especializado em exatas que não fosse uma mera reprodução do conteúdo de livros didáticos transferidos para uma página eletrônica. Apesar dos evidentes avanços trazidos a tona pela internet, muitos sites educacionais continuam trabalhando como meros reprodutores de um modelo educacional que já está, comprovadamente, falido.

As alterações recentemente introduzidas pelo MEC, especialmente os Parâmetros Curriculares Nacionais destacam a necessidade dessa mudança e, clamam por soluções e alternativas condizentes com os novos tempos, com o perfil de uma clientela antenada no mundo e em suas transformações. Os estudantes estão sequiosos por utilizar os novos recursos e, obviamente, não gostariam de descobrir que, debaixo da aparência sedutora de um computador, da internet ou de um filme utilizado em classe, esconde-se a memorização, a repetição, exercícios mecânicos e aulas expositivas. Seja na área de humanidades, na de matemática, na de ciências naturais ou de códigos e linguagens.

Para preencher a lacuna que ainda estava em branco na coluna Dicas de Navegação, passei algumas semanas pesquisando a internet atrás de sites voltados para a matemática. Depois de muito rodar pelo ciberespaço, encontrei o site Exatas – Aqui não há incógnitas, onde pode-se perceber um esforço por parte do realizador quanto a necessidade de utilizar os recursos eletrônicos além da mera apresentação de conteúdos.

Apesar disso, os setores destinados a apresentação dos conteúdos mantém, nas páginas que se abrem para cada tópico destacado, aquele aspecto de explicação apresentada num livro didático. Quando entramos em setores dedicados a temas como Equação do 2º Grau, Fatoração, Conjuntos Numéricos, Logaritmos ou Problemas, percebemos que a preocupação de trabalhar esses conceitos, fórmulas e idéias não difere muito daquilo que usávamos antes de surgirem as inovações propostas pelos Parâmetros Curriculares.

Ao entrar no setor dedicado a Fatoração, por exemplo, pude notar que há definições rápidas e objetivas, a apresentação dos diferentes tipos de fatoração (fator comum em evidência, fatoração por agrupamento, fatoração por diferença de quadrados e fatoração do trinômio quadrado perfeito), as fórmulas básicas de cada modelo de fatoração, o desenvolvimento do raciocínio de algumas delas e exercícios sugeridos para que o internauta pratique as proposições apresentadas.

Por curiosidade, resolvi entrar em outro setor, destinado a Problemas, onde observei a utilização de elementos semelhantes (a lógica continuou sendo a mesma, com explicações objetivas, apresentação de fórmulas ou exemplos e link no final para uma seção de exercícios).

O que há de notável então no site Exatas?

Depois das explicações, que apesar de adequadas aos ditames do tradicionalismo e não nos de uma pedagogia mais inovadora ainda assim constituem bons recursos para uma revisão, na homepage encontramos idéias interessantes como os setores Desafios, Curiosidades, História, Livros recomendados, Simulado, Teste o seu raciocínio e Vestibulares.

Em Desafios, são apresentados alguns problemas de arrepiar os cabelos, que exigem atenção, tempo e raciocínio apurado. Esse setor é um deleite para quem realmente gosta de matemática e de desafios. Tem que pensar rápido, articular os conhecimentos, colocar os neurônios em funcionamento para resolver as questões propostas. Há desde cálculos, passando por problemas lógicos, até um desafio proposto por Albert Einstein. Os postulantes são ainda avaliados quanto a seu desempenho caso mandem seus resultados por e-mail. Vai arriscar?

Na página de Curiosidades aparecem textos que apresentam situações matemáticas extremamente interessantes, que também tem por objetivo nos motivar a fazer cálculos. São exemplos disso o Epitáfio de Diofanto, O último teorema de Fermat e O maior número primo conhecido (Você sabia?). Dê uma olhadinha, é um setor divertido.

Para quem pensa que a matemática é composta apenas de números e racionalidade, conta-se um pouco daquilo que nos levou a conhecer essa ciência no setor História. Seguindo uma cronologia, que começa em 1800 a.C. com os sumérios e a criação de um sistema numérico de 60 símbolos, passa pelos gregos (como Eudoxo de Cnido, Euclides e Diofante) e chega até o século XX, com a Teoria do Caos e a confirmação do Teorema de Fermat. Aprenda um pouco mais, dê uma olhadinha!

Outra dica importante são as dicas de livros (na página Livros Recomendados), que vão de uma coleção em dez volumes sobre os fundamentos da matemática, passando por sugestões de livros didáticos e terminando com alguns títulos voltados para os estudiosos, especialistas e amantes da matemática.

Simulado, como o próprio nome diz, disponibiliza exercícios de vestibular, retirados de alguns dos exames mais importantes do país (Fuvest, Vunesp, UEL,...), estabelece um tempo para o estudante resolvê-los (60 minutos) e, depois de transcorrido esse tempo, dá ao candidato a possibilidade de conferir seus erros e acertos.

Em Teste o seu raciocínio, novos exercícios, porém, não relacionados ao conhecimento de fórmulas ou teorias, criados para que o visitante exercite apenas o seu raciocínio, a lógica matemática. Constitui mais um momento de prazer para as pessoas que querem enfrentar situações desafiadoras. Se você gosta de ser testado em suas habilidades, enfrente mais essa!

É de interesse para os estudantes e professores o setor Vestibular, pois, nele são disponibilizadas as provas dos exames da Fuvest (de 1995 a 2001), da Unesp de 1999 e do ITA de 1999, apenas na área de matemática. Serve como um bom aperitivo para quem quer encarar provas de alto nível e entrar nas melhores universidades.

Exatas é um bom site de matemática, pode ficar ainda melhor se puder ser atualizado com maior frequência e disponibilizar mais temas para estudo. A questão da proposta educacional adotada também deveria passar por uma revisão e, o setor de Dúvidas, deveria voltar a funcionar regularmente. Há de se elogiar o fato de que o site foi criado por um estudante e que, mesmo sem contar com o apoio de profissionais da área de matemática, ainda assim, ter apresentado resultado satisfatório. Quem sabe não seria o caso de buscar o auxílio de seus professores para melhorar ainda mais o trabalho?


Avaliação deste Artigo: 2 estrelas