Planeta Educação

Assaltaram a Gramática

Prof. Eduardo Fernandes Paes  Formado em Letras (Português-Literatura) pela Universidade Gama Filho - RJ -, com especialização em Tiflopedagogia. Promove cursos de Atualização em Língua Portuguesa, Informática para cegos e Sistema Braille.

Um toque na língua
Respostas dos exercícios - 2ª parte

"A competência para grafar corretamente as palavras está diretamente ligada ao contato íntimo com essas mesmas palavras. Isso significa que a freqüência do uso é que acaba trazendo a memorização da grafia correta. Além disso, deve-se criar o hábito de esclarecer as dúvidas com as necessárias consultas ao dicionário. 

Trata-se de um processo constante, que produz resultados a longo prazo". (Pasquale Cipro Neto & Ulisses Infante, Gramática da Língua Portuguesa).

PROCURE LER TAMBÉM EM BRAILLE, ELE O AJUDARÁ A FIXAR MELHOR A GRAFIA DAS PALAVRAS.

"Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma, continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O Professor, assim, não morre jamais..." - Rubem Alves.

"É pela educação, mais do que pela instrução, que se transformará a Humanidade." - Allan Kardec.

Respostas dos exercícios - 2ª parte (22 de julho de 2008)

1. Preencha adequadamente os espaços pontilhados com as expressões "acerca de", "a cerca de" ou "há cerca de”.

A. Vou para o colégio sempre de metrô, pois moro a cerca de cem metros da estação.

B. E por falar em metrô, muitos passageiros estão sempre conversando acerca de constantes atrasos das composições.

C. Acerca de ortografia, ainda não pude falar tudo.

D. Há cerca de vinte anos não vou a São Paulo visitar meus amigos.

E. Desisti de fazer aquele concurso, porque há cerca de mil candidatos para cada vaga.

2. Marque a alternativa em que as expressões "embaixo" ou "em baixo" não foram empregadas corretamente.

(*) C. Por suas palavras grosseiras, o palestrante saiu do auditório em baixo de vaias.

3. Entre as alternativas a seguir, escolha aquela em que a forma verbal do presente do subjuntivo não foi empregada corretamente.

(*) C. - Polícia Federal: esteje preso!


4. Marque a alternativa em que os substantivos estão com seus sufixos - ês e - esa corretamente empregados:

(*) A. chinês, burguês, camponesa, freguesa;

5. Entre as afirmativas a seguir, escolha a que justifica corretamente o emprego do s nas palavras "nauseado, causa, ausente, coisa".

(*) E. Devemos empregar o s após os ditongos.


6.
Empregue adequadamente as preposições "entre" e "dentre" nas orações abaixo.

A. Depois de roubar minha bolsa, um pivete atravessou a rua como um louco entre os carros.

B. Entre meus colegas, escolhi o Fernando para me representar no Congresso de Professores.

C. Dentre as pessoas que fugiram do tiroteio, duas foram gravemente feridas.

D. Dentre a multidão de corredores da maratona de São Silvestre, despontavam muitos participantes com deficiência.

E. Na região dos lagos, no Rio de Janeiro, podemos passear entre praias, lagoas e rios maravilhosos.


7.
Marque a alternativa em que se encontra a melhor explicação para se grafar com a letra j os seguintes nomes: "jibóia, pajé, jerico, manjericão, gorjeta, lisonjeiro, sarjeta, varejista".

(*) B. Devemos grafar com j as palavras de origem tupi, africana, árabe, e aquelas derivadas de outras que já apresentam o j no radical.

8. Entre as alternativas abaixo, escolha aquela em que um dos substantivos não se grafa com a letra x.

(*) E. xampu, xará, xuxu, xavante.


9.
Marque a alternativa correta.

Por que as formas verbais "enchido e encharcado" devem ser grafadas com ch?

(*) D. Porque são vocábulos formados por prefixação, ou seja, pelo prefixo "en-" mais o radical de palavras que tenham o ch.

10. Preencha os espaços pontilhados dos períodos abaixo com os pares de palavras homófonas apresentadas entre parênteses.

(cachola/caixola - mecha/mexa - cheque/ xeque - colcha/coxa - tacha/taxa)

A. Quando Bruna retirou a colcha que a cobria, pude ver a linda tatuagem em sua coxa.

B. - Quer que eu mexa nessa mecha dourada do seu cabelo para você sair bem nas fotos?

C. Pensando na alta taxa que terei que pagar no próximo mês, acabei martelando meu dedo em vez da tacha na parede.

D. - O que você tem nessa sua cachola que não pensou em pegar uma caixola para guardar essas miudezas?

E. - Depois deste xeque que lhe dei, vá preparando o cheque para pagar a aposta que fizemos antes de começar este nosso joguinho de xadrez.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas