Carpe Diem
Liderança no Século XXI
João Luís Almeida Machado
"Um líder que mereça ser lembrado? O fabuloso professor do seu filho - aquele que vê cada uma das almas que lhe foram confiadas como peças únicas. O professor que você deve evitar custe o que custar? Aquele que faz todos os garotos ficarem sentadinhos nas carteiras, incapacitados de se expressar. Não há confusão - e nenhuma criatividade, nenhuma energia. Você quer uma liderança? Vá procurar um incrível professor e veja o jogo que ele faz com a classe." (PETERS, 2008)
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais a Cidadania deve ser entendida em três dimensões: ética, estética e política. Estética no sentido do exercício da sensibilidade; ética no sentido de construção da identidade autônoma e; política, visando à participação democrática através do acesso aos bens culturais e naturais. Desenvolver a sensibilidade , a identidade autônoma e a participação democrática é o desafio da educação que coincide com o desafio de devolver ao homem sua própria imagem: de ser que cria, avalia e transforma. (GARCIA, 2008)
A figura do professor, evocada por Peters no pensamento exposto acima descreve, de forma bastante simplificada e singela o conceito de liderança. E não se trata apenas de uma definição rígida, atrelada a política, mercado, marketing, esporte ou qualquer área em que o líder, o comandante supremo, a referência para todos os demais – persegue objetivos palpáveis, evidentes aos olhos de todos, materializáveis. Não há troféus, cargos, gabinetes, lucros, status pessoal, ganhos profissionais ou qualquer outra benesse material como resultado final para o líder evidenciado por Peters. O grande resultado a ser alcançado por esse profissional, que deve conter em sua alma e essência os princípios fundamentais da liderança, é a formação cidadã e ética de seus estudantes.
Incríveis professores são aqueles que demonstram de forma discreta, porém carregada de significado e energia, toda a liderança e capacidade profissional que possuem para educar para a cidadania. E o mesmo vale para os líderes que trabalham e ocupam posições em todas as outras áreas de atividade humana. Na política, no esporte, no marketing, na economia ou em qual setor de produção e atuação for, o que se espera é a liderança inteligente, com objetivos claros (mas nem sempre palpáveis, como no caso dos educadores) e o norte evidente da cidadania e da ética.
E o que queremos dizer ao falar, nesse caso, sobre cidadania senão o que nos esclarece Dalva Garcia ao lembrar os pressupostos contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais na segunda citação logo no início desse texto... Há três dimensões na cidadania, a saber: a ética, a estética e a política.
A ética a definir a construção do ser autônomo, que se reconhece e se identifica como pessoa única, com contribuições individuais a serem dadas por ele ao(s) grupo(s) com que convive. No que tange a estética é o reconhecimento da sensibilidade, da capacidade de entender e se solidarizar com o próximo, de se fazer compreender e participar suas convicções e visões do mundo que o cerca as pessoas com as quais se relaciona. Para finalizar a concepção do homem como ser político, participativo, pró-ativo, que defende suas idéias, manifesta-se publicamente em favor ou contra ações e argumentos alheios – mas que, com essas ações, julga e age sempre em prol daquilo que considera melhor para si e para o conjunto social ao qual pertence.
A liderança esperada para o século e o milênio que recentemente debutaram é justamente essa, cidadã em seus princípios e ações. Compreender esses conceitos é o primeiro passo para que o futuro seja melhor para todos. O próximo movimento é aquele em que transformamos as idéias em ações e transportamos os ideais, da prancheta, para a vida, o cotidiano...
Referências:
GARCIA, Dalva Aparecida. As dimensões da Cidadania. Disponível em http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=906. Acesso em 21 abr 2008.
PETERS, Tom. 50 lições de liderança. Disponível em http://vocesa.abril.com.br/informado/aberto/ar_127819.shtml. Acesso em 21 abr 2008.