Ana Petronilia Professora
Depoimento
Alfabetizar uma Pessoa Especial
PREFÁCIO
Pensar o processo ensino-aprendizagem é pensar em uma
construção que vai se estabelecendo de forma
gradual e progressiva.
É pensar o aluno e o professor como componentes desse
processo, abandonando a idéia de duas
posições estanques: uma que aprende
(posição passiva) e outra que ensina
(posição ativa).
Esta forma de conhecer o processo ensino-aprendizagem permite ao
professor buscar, gradativamente, quais os conhecimentos que o aluno
traz consigo, quais são seus desejos, suas expectativas,
seus receios e, assim, utilizar-se de todo esse material para tornar
tal processo real e efetivo.
Não acredito que o aluno chegue no ambiente escolar pronto
para que o professor encha-o de conteúdos que lhe
possibilitem aprender.
Pelo contrário, quando esse aluno vem para a Escola tem
vivências de produção de escrita que
fazem parte do seu dia-dia.
Segundo Emília Ferreiro (1992), Temos uma imagem empobrecida
da criança que aprende: a reduzimos em um par de olhos, um
par de ouvidos, uma mão que pega um instrumento para marcar
e um aparelho fonador que emite som.
Sobre minha experiência na
alfabetização de aluno portador de
Síndrome de Williams, posso afirmar que é
mínima, uma vez que contou com apenas uma aluna -
Jéssica.
Porém, afirmo que foi um sucesso, por dois motivos:
1- Porque o trabalho foi realizado em conjunto - escola,
família (destaca-se a mãe) e demais profissionais
envolvidos com o caso - e com a preocupação de se
falar e entender a mesma linguagem;
2- Porque eu, como professora acredito na capacidade dos meus alunos.
A partir do que Jéssica trazia dela para a sala de aula (sua
forma de ser, suas experiências), eu a observava e pensava
minhas intervenções pedagógicas, com a
preocupação de possibilitar-lhe, aos poucos,
construir e entender a função da linguagem
escrita.
Isso não aconteceu num toque de mágica.
Pelo contrário, foi um trabalho árduo, apesar dos
meus doze anos de experiência com classe especial (deficiente
mental).
Foi uma experiência difícil, mas valeu a pena.