Dicas de Navegação
Para gostar de ler (escrever, compreender, analisar,...)
Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro
Um dos maiores pecados cometidos por nossos alunos atualmente é o distanciamento que mantém em relação aos livros. Muitos alegam que não gostam de ler, outros que lhes faltou estímulo, há ainda queixas quanto ao preço dos livros ou da falta de informações sobre que títulos podem ser indicados. Os professores e as escolas também tem uma parcela considerável de responsabilidade nessa questão por não se empenharem de forma constante em projetos que aproximem os estudantes dos livros desde a mais tenra idade. Seria fundamental que as crianças, ainda na educação infantil se afeiçoassem aos livros para que, no futuro se tornassem leitores não por imposição, mas, por prazer.
Esse trabalho cabe também aos pais, ao governo através de suas propostas na área de educação e, a sociedade civil. Se todos tem interesse em que o país seja, no amanhã, uma pátria de progresso e justiça social, cabe investir pesado em educação (isso, aparentemente, todos consideram elementar e básico). Educação sem grandes esforços na capacitação de nossas crianças e adolescentes quanto a leitura não redunda em resultados que sejam, obviamente, concretos e seguros de que estamos caminhando na direção desse tão sonhado futuro.
Vários artigos e pesquisas divulgados pela mídia recentemente tem alardeado que nossos estudantes, a nível universitário tem preguiça de ler e, consequentemente, dificuldades no exercício dessa atividade (o que redunda em problemas de compreensão, interpretação, análise,...). Como professor universitário tenho percebido que esses dados conferem com a realidade, os estudantes tem lido muito pouco, escrevem mal e carecem de argumentos em suas elaborações. Vários tem, inclusive, dificuldades para acompanhar as aulas por conta da precariedade de sua formação anterior, principalmente por conta da falta de atividade na área de leitura!
Com o advento da internet, uma das dificuldades tem sido superada, o acesso a um bom número de livros foi facilitado pelo surgimento dos acervos disponibilizados por sites especializados. Entre esses, deve-se dar especial credibilidade ao trabalho realizado pela Universidade de São Paulo, através de sua Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro (www.bibvirt.futuro.usp.br).
Entre as principais qualidades dos acervos eletrônicos, como no caso da Biblioteca Virtual da USP, encontra-se a possibilidade de entrarmos em contato com obras literárias clássicas, material didático de várias disciplinas escolares, imagens, sons, acesso a sebos ou a livrarias virtuais e indicações de outros endereços onde podemos acessar material não encontrado no site onde estamos navegando.
Ao entrarmos na homepage da Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro podemos ver na parte superior da tela, em amarelo, links que nos conectam aos setores do site onde podemos encontrar Textos, Imagens, Sons, uma sessão dedicada a assuntos específicos (denominada Especiais), o Projeto Gutenberg, um setor onde podemos encontrar softwares educativos para download (chamada de Programas), dicas adicionais onde podemos encontramos links para sebos e outras bibliotecas virtuais (Etcetera), além de dados sobre o site, mecanismo de busca de informações, e um link de ajuda para o internauta.
O que nos interessa são os acervos, por isso, vamos a eles. No setor de Textos, encontramos vários clássicos da literatura brasileira e portuguesa, obras de escritores como Aluísio de Azevedo, Padre Antônio Vieira, Castro Alves, Eça de Queirós, Euclides da Cunha, Camões, Machado de Assis e outros grandes expoentes da produção escrita em língua portuguesa. Há obras do quilate de “O Cortiço”, “Cartas Chilenas”, a Carta de Pero Vaz de Caminha, “Dom Casmurro”, “Iracema”, “Os Lusíadas” e “Os Sertões”, além de muitas outras. Os textos podem ser baixados da internet em download ou lidos a partir do próprio site (o aconselhável é que o internauta faça o download e depois imprima o material).
No setor de Imagens podemos encontrar pinturas e desenhos de Jean Baptiste Debret, que retratam o Brasil das primeiras décadas do século XIX (material importantíssimo que, inclusive, ilustra a maior parte dos livros de história de nosso país); fotografias de frutas típicas de nosso país, que incluem desde as mais tradicionais como a banana ou a laranja até variedades típicas de determinadas regiões como o cupuaçu ou o murici (as fotos foram extraídas do livro “Frutas no Brasil”, de Helena Tassara e Silvestre Silva); ilustrações de aves brasileiras como o pica-pau de banda branca, garças, pombos, rolinhas e outras espécies próprias de nosso habitat; novo acervo fotográfico (além daquele das frutas), dessa vez voltando suas atenções para outra peculiaridade nacional, os instrumentos de percussão típicos de nossa cultura, como os muito conhecidos pandeiro e cuíca ou, ainda, outros menos divulgados como o agogô e a zabumba; finalizando, imagens de algumas personalidades destacadas do cenário político nacional como Getúlio Vargas, Oswaldo Aranha e Luís Carlos Prestes (esse setor poderia ser ampliado, muitos personagens destacados, principalmente da área da cultura e do setor público estão de fora!).
No setor destinado aos Sons, encontramos reproduções de instrumentos musicais (como o surdo, o pandeiro, o reco-reco,...), de sons da natureza (com trechos extraídos na Amazônia, na Floresta Atlântica, no Pantanal,...) uma vozoteca (com trechos de entrevistas ou discursos de personagens notórios da política brasileira) e um setor dedicado a outros sons (onde encontramos um trabalho dedicado a literatura de cordel).
O link que nos leva ao Projeto Gutemberg, de alcance internacional, nos permite acessar textos de grandes autores clássicos de literaturas tão importantes quanto a espanhola, a inglesa, a francesa, a italiana ou a norte-americana. Ao alcance de um toque no mouse você pode encontrar Cervantes, Edgar Allan Poe, Mark Twain, Shakespeare, Dante ou mesmo a Bíblia. Esses acervos são disponibilizados em inglês.
Além disso tudo, há ainda uma página dedicada aos Parâmetros Curriculares Nacionais, ao vestibular e aos conteúdos do ensino médio (disponibiliza-se o acervo do telecurso 2000 de todas as disciplinas); além disso, há trabalhos interessantes na conexão do telecurso, dedicados a temas como a Capoeira, o Cordel, a Declaração dos Direitos da Criança, a Coleção Pensar (voltada para a filosofia para as crianças), o Rio de Janeiro do final do século XIX até a década de 1960 através de artigos de jornal, a Constituição,...
É com grande satisfação que escrevo esse artigo, destaco que contribuições como essa são fundamentais para o crescimento do país e para a preservação de sua cultura. Imperdível. Material de apoio fundamental. Página de grande qualidade para quem estuda ou dá aulas. Passe por lá!