Planeta Educação

Aprender com as Diferenças

Liliane Garcez Doutoranda na área de Filosofia e Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP. Mestre na área de Psicologia e Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP. Graduação em Psicologia, pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas, da Fundação Getúlio Vargas. Docente em cursos de Pós-Graduação, Formação Continuada de Educadores, Oficinas, Seminários, abordando temas relacionados a Práticas Inclusivas, Diversidade em Sala de Aula, Construção Coletiva do Conceito de Inclusão e outros. Participação em Comissões, como a Comissão de Sistematização do 5º Congresso Nacional de Educação – 5 º CONED - “Educação, Democracia e Qualidade Social – Educação Pública, gratuita e de qualidade é direito de todos e dever do Estado – Educação não é mercadoria”, Comissão de Sistematização do 4º Congresso Nacional de Educação – 4 º CONED - “Educação, Democracia e Qualidade Social – Garantir direitos, verbas públicas e vida digna: uma outra educação é possível” , Participação em Fóruns, como o Fórum Permanente de Educação Inclusiva na Representação do MEC/SP desde 1999, como membro da Comissão Executiva desde 2002, Fórum em Defesa da Escola Pública de São Paulo desde 1999 e do Fórum Paulista Permanente de Educação Especial – participante desde abril de 2002. Autora de Publicações e de Material Técnico-Didático para Revistas Especializadas e Periódicos sobre o tema.

Fórum Permanente de Educação Inclusiva
Resumo do Histórico

Educacao-inclusiva

O Fórum Permanente de Educação Inclusiva, iniciativa do MEC-SP em 1998, surgiu da necessidade de subsidiar os municípios para a crescente demanda de matrícula de alunos com deficiência na rede regular de ensino.

Chamado inicialmente de Fórum Estadual de Educação Especial, passou a chamar-se de Fórum Permanente de Educação Inclusiva a partir de 2001, dada a perspectiva de subsidiar os participantes na construção de uma escola de qualidade para todos (as), respeitando suas características individuais, cognitivas, motoras, culturais e sociais.

Ao longo de dez anos de caminhada, o Fórum vem se constituindo como um espaço importante de troca de experiências e de formação de educadores.

Hoje, congrega além de representações de escolas e secretarias de educação dos municípios, universidades, instituições e pessoas que, de formas diferenciadas, têm vínculo com a educação inclusiva.
Atualmente contamos com quatro Fóruns Regionais:

  1. Alto Tietê,
  2. BR-116,
  3. Oeste e
  4. Pontal do Paranapanema.

Em julho, estaremos lançando o FoPEI - Litoral Paulista que, da mesma forma que os demais, debruçar-se-á sobre questões relativas a Legislação, Políticas Públicas, Parâmetros Curriculares e Projetos Pedagógicos, no nível local, trabalhando para aproximar as pessoas que compartilham essas experiências.
Esta estratégia tem permitido uma discussão mais aprofundada das especificidades das políticas públicas educacionais em cada região, sustentada por nossa Carta de Princípios.
 
CARTA DE PRINCÍPIOS DO FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

  1. Defendemos a inclusão total e incondicional de todas as pessoas em todos os contextos sociais e o direito de serem beneficiárias dos bens públicos e privados.
  1. Defendemos o processo de transformação da sociedade para atender a singularidade humana e a pluralidade cultural, o que implica em rupturas e mudanças políticas, econômicas e sociais.
  1. Defendemos a cultura da diversidade em oposição à cultura do preconceito, com base nos direitos humanos fundamentais de igualdade, participação, solidariedade e liberdade.
  1. Defendemos a cultura da diversidade na educação não como busca do melhor modelo educativo individual ou de adaptações curriculares, mas da construção de sistemas educacionais inclusivos que assegurem o acesso e a permanência de todos como resultado da qualidade social da educação.
  1. Defendemos a educação como um direito de todos e dever do Estado, seja esse o provedor dos serviços educacionais ou o fiscalizador dos serviços prestados por entidades privadas.
  1. Defendemos a gestão democrática e controle social em todas as instâncias dos sistemas de ensino e nas unidades escolares.
  1. Defendemos que a educação escolar é o instrumento fundamental de desenvolvimento individual, social, cultural, político e econômico do país para garantir o exercício da cidadania.

CALENDÁRIO DAS REUNIÕES DO FÓRUM

As reuniões do Fórum Permanente de Educação Inclusiva ocorrem na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, desde 2003.  
Os participantes encontram-se uma vez por mês, mais precisamente toda primeira terça-feira, exceto nos feriados já agendados segundo cronograma abaixo, das 9h00 às 13h00, na sala 103 do bloco B

Fevereiro

19.02

Março

04.03

Abril

01.04

Maio

06.05

Junho

03.06

Julho

Baixada Santista

Agosto

05.08

Setembro

02.09

Outubro

07.10

Novembro

04.11

Dezembro

02.12

Avaliação deste Artigo: 5 estrelas