Matemática
Caos na Paulista
O trânsito de São Paulo em números...
Disponibilizamos a seguir, alguns números para podermos entender o caos que tomou conta da maior metrópole brasileira nos últimos meses. O Caos na Paulista, nas marginais do Tietê e do Pinheiros, na 23 de Maio, na Radial Leste e em tantas outras ruas da cidade constituem realidade há alguns anos. Segundo alguns especialistas em trânsito isso tudo é decorrência da falta de investimentos no setor viário, da ampliação das linhas de crédito para a compra de carros novos e usados ou ainda em virtude da não finalização de obras essenciais como as linhas do metrô ou o rodo-anel. O fato é que, para entendermos melhor essa situação para lá de insustentável, nada melhor que analisar o trânsito de São Paulo a partir de alguns de seus números...
- Há mais de seis milhões de veículos registrados em São Paulo...
- 800 novos veículos por mês emplacados (não há dados sobre veículos usados adquiridos e que também deveriam entrar nesse cômputo).
- 12 km por hora é a velocidade média dos ônibus em congestionamentos... (é melhor descer e ir a pé ou então sair de casa de bicicleta).
- 27 km por hora é a velocidade média dos carros em congestionamentos... (melhora um pouquinho em relação aos ônibus, mas mesmo assim...).
- Há 17 mil km de vias públicas em Sampa e... Se perfilarmos todos os carros registrados no município, a fila chegaria 24 mil km...
- Os congestionamentos em horários de pico, como no início da manhã (entre as 7 e as 10 horas) e no final da tarde (a partir das 17 até as 20 horas) chegam a extensões em toda a cidade equivalentes a 120, 130, 140 e até 180 quilômetros... Isso não quer dizer que em outros horários esse drama seja menor ou menos problemático para quem circula em veículos automotores no município e nas cidades vizinhas que compõem a Grande São Paulo...
- 62% dos motoristas que trafegam pelas vias públicas paulistanas andam sozinhos em seus veículos...
- As linhas de metrô não atingem todos os pontos da cidade e a quantidade e qualidade dos ônibus deixa muito a desejar...
O que fazer? Uma das alternativas em discussão é a criação de pedágios no centro expandido e nas marginais... A ampliação do rodízio metropolitano para três ou quatro números finais de placa por dia útil é também item em pauta nesse debate... Outra possibilidade em discussão é ampliação de investimentos em novas linhas de metrô, ônibus e trens metropolitanos (mesmo assim vai demorar)...
Há ainda a preocupação com a emissão em larga escala de poluentes pelos automóveis na atmosfera, que deixou de atingir apenas a grande São Paulo e já se expandiu para as regiões vizinhas, como o Vale do Paraíba ou o Litoral Sul... Aonde isso vai chegar?