Planeta Educação

Dicas de Navegação

João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Mil e uma utilidades via web
Ferramentas tecnológicas utilíssimas para educadores

Canivete-utilidades

Educadores ávidos por boas ferramentas criadas na internet e que possam ser baixadas sem qualquer custo, novidades à vista. Destaco a seguir alguns programas que podem ser baixados via download sem que isso implique em custos para você. São softwares variados, que respondem a diversos anseios de quem trabalha em sala de aula. Acredito que possam ser bastante úteis para todos, por isso mesmo os coloco em destaque através desse artigo. Mas, deixemos de lado a introdução e vamos ao que interessa, o conteúdo...

Tinta-e-pincel

1- Para os artistas de plantão: Desenhar e pintar constituem atividades artísticas lúdicas e que tem um forte componente pedagógico, além de ser emocionalmente indicada a todos que precisam de uma prática que auxilie na harmonização do espírito. É interessante e enriquecedora não apenas para jovens e adultos, mas altamente recomendável para crianças e adolescentes. Nesse sentido a introdução ao mundo das linhas, traços, cores, tons, sombras e luzes é de essencial importância. Cursos de arte deveriam também ser uma realidade em nossas escolas desde a mais tenra idade de nossas crianças. O mundo virtual oferece ferramentas para o exercício artístico e não somente pode, como também deve, ser incluído como alternativa de trabalho em artes plásticas para todos os públicos. Nas escolas que já trabalham regularmente com computadores, softwares e internet, ainda é onipresente nessa área o Paint (que faz parte dos programas básicos distribuídos com a plataforma Windows), mas existem possibilidades melhores. Nesse sentido trazemos como sugestão para análise e uso de todos o GreenFish Painter, disponível gratuitamente para download no seguinte endereço:

Dicionário-digital

2- Dicionário da língua portuguesa: Recurso pedagógico de incomensurável valor, são poucos os dicionários disponibilizados para download ou consulta on-line gratuita na web. Normalmente esses materiais estão atrelados a bibliotecas de sites e portais pagos e, para usá-los, é necessário abrir os bolsos e pagar taxas mensais. O tradicional Dicionário Caldas Aulete contraria essa regra e disponibiliza on-line, para download, uma versão eletrônica e ainda pede aos usuários participação para a atualização dos verbetes disponíveis, com a sugestão por parte dos internautas de novos vocábulos a serem integrados ao serviço. Precisa de um bom dicionário? Não perca tempo, faça já o download a partir do link abaixo:

Esporte-ciclista

3- Editor de imagem qualificado: Para iniciantes trabalhar com imagens digitais no computador pode parecer tarefa bastante complexa. Principalmente se esse trabalho for feito com softwares criados para especialistas e profissionais da área, caso do Photoshop, uma das melhores e mais completas ferramentas do setor, mas certamente bastante difícil para quem ainda não tem muito domínio das tecnologias de informação e comunicação. Nesse sentido é válido aconselhar aos novatos que comecem a desenvolver produções na área com o auxílio de um software free, distribuído pelo Google e que pode ser facilmente baixado pela internet (download rápido para quem tem banda larga!). Esse recurso se chama PICASA e, apesar de não possuir todos os instrumentos de editoração e transformação das imagens obtidas com sua câmera digital, já nos permite várias funções interessantes nessa edição e, além disso, cria álbuns automáticos que depois podem ser facilmente acessados e utilizados pelos seus proprietários... Que tal tentar? Baixe então o arquivo do PICASA a partir do endereço abaixo:

Educador-net


4- Controle de notas e freqüência no computador: Programa bastante interessante e útil para educadores, o Educador.Net permite criar planilhas eletrônicas de controle de freqüências e notas, assim como pastas para cada curso ou escola em que o professor trabalhe. Por exemplo, suponha que Marcos dê aulas na Escola Michel de Montaigne pela manhã, esteja compromissado com turmas de um cursinho pré-vestibular e que, à noite, tenha ainda alguns cursos pelos quais ficou responsável numa universidade local. Ele poderia criar pastas para cada uma das escolas e, dentro das mesmas, inserir dados sobre as turmas com as quais tem aulas (freqüência, notas, dados dos alunos). Para conhecer melhor, que tal fazer um download? Entre então no link abaixo:

Mapa-rio-de-janeiro

5- Atlas virtual: Diante dos resultados desastrosos dos brasileiros em recente pesquisa do Instituto Ipsos sobre a localização do nosso próprio país e também de alguns outros, como os Estados Unidos, a França ou o Japão, torna-se imprescindível recorrer a todos os recursos disponíveis para melhorar os conhecimentos geográficos em terras tupiniquins... Pensando nisso apresentamos como sugestão de recurso tecnológico a versão brasileira do GOOGLE MAPS. Isso mesmo, essa ferramenta que surgiu na língua do Tio Sam ganhou uma versão adaptada para o idioma de Machado de Assis. E o que é possível fazer? Localizar cidades, ver os mapas das ruas das cidades do país (ao menos dos grandes municípios), realizar buscas a partir de endereços, traçar rotas dentro de cidades e também através das estradas nacionais... Quer consultar o serviço? Vá então direto para o link abaixo:

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas