Dicas de Navegação
Aprendendo com os mestres
Coluna Dicas de Navegação
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0139/aberto/mt_246216.shtml
imagem de 10/01/2003
Grandioso esse fenômeno recente verificado na educação brasileira: de alguns anos para cá os professores tomaram coragem e voltaram a investir pesado em sua formação. Há cursos e seminários importantes sendo organizados em várias cidades do país; os orgãos de governo dedicados a educação tem investido consideravelmente no aperfeiçoamento de seus professores; novos programas dedicados a formação e especialização dos profissionais da educação tem surgido nas melhores universidades (públicas ou particulares).
O advento da internet abriu possibilidades ao dispor com rapidez uma gama variada de informações e enorme variedade de fontes de pesquisa, incrementando ainda mais essa transformação. Os professores parecem ter percebido que sua formação anterior já não responde suficientemente bem aos anseios da complexa sociedade em que estamos inseridos. A disposição para a mudança é atitude das mais louváveis e confere aos participantes da mesma o status de passageiros de uma modernidade irreversível.
Aqueles que não se dispuserem a embarcar nas novas propostas e realizações da educação tendem a perder oportunidades e a ver as portas da prosperidade se fecharem...
Mudanças de cunho governamental como o surgimento dos PCNs, o Provão e o ENEM (entre várias outras, menos divulgadas mas de grande valor) garantem melhorias e aperfeiçoamentos consideráveis e são complementadas pelo aperfeiçoamento individual de cada um dos professores que se atualizam e prosseguem com seus estudos.
O que chama a atenção é que, por trás de todas essas mudanças, empreendidas particularmente pelos professores ou mantenedoras da rede privada ou, de cunho mais geral, implementadas pelos ministros e secretários da área educacional, estão nomes imortais na educação como os de Emília Ferrero, Paulo Freire, Howard Gardner, Célestin Freinet, Jean Piaget e Lev Vygostsky.
Que tal poder entrar em contato com suas produções a partir da internet? Um início pode ser dado ao se acessar uma página especial composta pelo site da Revista Nova Escola em que reportagens esclarecedoras sobre cada um desses importantes pensadores e suas respectivas produções são apresentados. Confiram!
Caminhos
1- Ao entrar no site encontramos um texto introdutório em que os editores de Nova Escola esclarecem os motivos que levaram a revista a criar uma página especial na internet em que são apresentados Freinet, Piaget, Vygotsky, Ferrero, Freire e Gardner.
2- Na lateral da página estão disponibilizados os atalhos e links do site da revista Nova Escola (leia o artigo das Dicas de Navegação sobre a Nova Escola). Apesar de encaminhar para outros artigos, entrevistas e colunistas, esse não é nosso foco, por isso, se atenha aos links apresentados a seguir.
3- Ao final do texto introdutório temos fotos que reproduzem apenas partes do rosto de cada um dos educadores, ao lado, há a indicação do nome de cada deles. Ao clicar na foto ou no nome você estará acessando o conteúdo disponibilizado pela revista sobre cada um dos educadores.
4- Logo depois dos links com as fotos aparece um quadro que oferece outros artigos sobre os mesmos autores ou ainda, relacionados aos tópicos apresentados nas matérias sobre eles. Pode-se imaginar, à princípio, que os atalhos apresentados no quadro conduzem a reportagens e artigos iguais aos anteriores, no entanto, ressalte-se, são novos materiais que estão sendo disponibilizados.
Pontos Fortes do Site
a) A preocupação em apresentar as principais referências educacionais e suas produções e pensamentos representa um grande ponto de apoio para quem ainda não estudou a fundo essas teorias.
b) As sugestões de livros sobre cada um dos autores.
c) As entrevistas com alguns dos educadores e com especialistas em suas produções e obras.
d) Reportagens complementares apresentadas ao final das páginas de cada um dos educadores.
O que pode melhorar...
a) A apresentação dos textos em janelas pop-up prejudica a visualização dos textos.
b) As entrevistas e o artigo que complementam as informações sobre os pensadores (apresentadas no box, ao final da página; concedidas por especialistas como Cláudia Santa Rosa, Elaine Moura, Jean-Marie Dolle e Ulisses Araújo) deveriam ser agregadas ao conteúdo on-line ao invés de serem baixadas em download.
c) Poderiam ser apresentados links para sites e matérias na internet relativas aos educadores.
Para os educadores Se você já entrou no ritmo do aperfeiçoamento, está estudando novamente e está lendo Freinet, Piaget, Paulo Freire, Emília Ferreiro, Howard Gardner ou Vygotsky, parabéns! Faça algumas revisões, reveja seus apontamentos, leia artigos publicados em revistas, visite sites da internet (como esse, todo especial, voltado para a obra desses grandes mestres), discuta com os outros professores, socialize os conhecimentos e a sua disposição para estudar. Tenho certeza que os frutos de todo seu esforço serão premiados, suas recompensas já estão aparecendo ou logo estarão ao alcance de suas mãos. Se você ainda não investiu seu tempo e sua força de vontade nesses estudos, ainda está em tempo! Lanço a bola para que você acredite e busque se atualizar, modernizar sua prática educacional, se sentir melhor entre seus alunos e poder desfrutar das mesmas recompensas que seus colegas de trabalho que dispenderam esforços em seu aperfeiçoamento pessoal. Acredite que um dos atalhos essenciais para a modernidade na educação passa pelos grandes mestres apresentados nessa página especial da revista Nova Escola. Você estará ganhando tempo e credibilidade para sua virada! |