Planeta Educação

Planeta Cultura

Elisete Oliveira Santos Baruel Diretora de Educação da Vitae Futurekids; Pedagoga; Especialização e Extensão na Área da Aprendizagem e Fracasso Escolar pela USP; Especialização em Gestão em Educação e Novas Modalidades de Ensino – Educartis Corporation pela FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado; Estágio Supervisionado no Projeto Educativo “Fazer a Ponte” – Ministério da Educação de Portugal e Study Group Reggio Emilia – Itália – Preschools and Infant-Toddler Centers – Istituzione of the Municipality of Reggio Emilia – Friends of Reggio Children International Association. E-mail: elisete.baruel@fk1.com.br

Ações Inclusivas na Universidade Metodista de São Paulo
www.metodista.br

1. Apresentação

Garantir o acesso e a permanência das pessoas com deficiência no Ensino Superior é uma das metas da Universidade Metodista de São Paulo. A Instituição reconhece que o paradigma da inclusão é de grande relevância social e acadêmica. Socialmente, possibilita uma nova visão da realidade, na qual a diversidade é valorizada e a diferença é respeitada. Academicamente, constrói-se um paradigma educacional que é flexível e propício à inovação em vivências personalizadas do aprender a aprender.

Entendemos a inclusão como processo interativo de pertença à instituição que promove uma mudança de perspectiva educacional, na qual incluir não se limita a ajudar alunos que apresentam dificuldades na Universidade, mas significa promover a construção da acessibilidade (física, comunicacional e atitudinal) e apoiar a todos (professores, alunos e funcionários) como parte da comunidade aprendente.

As ações propostas possibilitam o acesso a novos saberes, onde categorias como diversidade, complexidade, corporeidade humana, acessibilidade e solidariedade contribuem para o desenvolvimento de um espaço educacional inclusivo. A construção desta nova cultura (inclusiva) tem sido o desafio assumido pela Universidade Metodista em suas várias instâncias.

Há cerca de 50 pessoas com deficiência matriculadas em diversos cursos, bem como cerca de 60 pessoas com deficiência no quadro funcional.

2. Ações

Assessoria Pedagógica para Inclusão

Criada em 2005, tem como objetivo mediar diálogos nos diversos espaços da Universidade (acadêmicos e administrativos) no sentido da construção de condições de acesso e permanência das pessoas com deficiência na comunidade universitária.

Programa de Difusão de LIBRAS

Divulga a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), promovendo a capacitação da comunidade interna (docentes, alunos e funcionários) e da comunidade externa (empresas, ONGs, escolas, etc.) para a utilização da LIBRAS no convívio com as pessoas surdas.

Atuação de Intérpretes de LIBRAS

Tendo em vista superar as barreiras de comunicação entre ouvintes e surdos, os intérpretes de LIBRAS atuam em eventos e em salas de aula (junto ao estudante), bem como contribuem na tradução de textos e na construção de glossários LIBRAS/Língua Portuguesa em áreas específicas do conhecimento.

Programa de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência

Promove a inserção de pessoas com deficiência no quadro funcional da Metodista, desenvolvendo ações como sensibilização dos gestores, capacitação de pessoas com deficiência, fórum com funcionários e adaptação dos espaços de trabalho.

Grupo Interdisciplinar de Apoio Pedagógico para a Inclusão

Docentes de diversas áreas de conhecimento reúnem-se mensalmente para discutirem as condições de acesso na Universidade, construindo documentos de referência para a comunidade acadêmica, tais como “Diretrizes Político-Pedagógicas para a Inclusão” e “Orientações Imediatas para a Inclusão de Alunos com Deficiência”.

Biblioteca Digital para Pessoas com Deficiência Visual

Visando o acesso de pessoas com deficiência visual ao referencial bibliográfico de seu curso, a Metodista constrói acervo digitalizado e disponibiliza computador com software ledor de tela em suas Bibliotecas.

http://www.metodista.br/noticias/2006/09/metodista-cadastra-primeira-aluna-para-biblioteca-digital/?searchterm=Biblioteca%20Digital

Fórum de Inclusão

Promove regularmente debates sobre temas relativos à inclusão de pessoas com deficiência (educação, trabalho, cidadania), dialogando também com a comunidade externa (Programa Minuto da Inclusão, Movimento Grande ABC para Todos, Fraternidade Cristã, etc.).

Projeto VIDA

Iniciativa da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, o projeto promove atividades motoras, artísticas e de cidadania para pessoas com deficiência da comunidade externa (crianças e adultos). As atividades são desenvolvidas por estagiários voluntários sob coordenação de docentes. Tornou-se um espaço de atuação e pesquisa interdisciplinar.

Parceria com Instituto MID

A Metodista apóia a produção do “Minuto da Inclusão”, um programa de rádio que veicula nacionalmente informações sobre a inclusão social de pessoas com deficiência.

Ações para romper barreiras físicas

A Metodista vem adaptando as instalações da Universidade para oferecer maior acessibilidade para pessoas com deficiência: retirou pequenos degraus; construiu rampas; adaptou sanitários; instalou elevadores e telefones para pessoas com deficiência auditiva; disponibilizou softwares ledores de tela nos laboratórios de informática, dentre outras ações. Os novos edifícios já são projetados segundo a proposta da ABNT para espaços acessíveis.

Sinalização Tátil

Trata-se da instalação do piso direcional e alerta, de diretórios em Braile e de mapas táteis em toda a Universidade, o que proporciona às pessoas cegas as condições para locomoção com autonomia e segurança nos diversos espaços da Metodista.

Formação docente

O programa de capacitação docente oferece a disciplina “como ser professor universitário de uma pessoa com deficiência”, bem como oferece curso de LIBRAS para os professores interessados.

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