Universo Escolar
Sheila Cristina de Almeida e Silva Machado Graduada em Pedagogia; Especializada em Orientação Educacional; Pós-Graduada em Psicopedagogia; Atua como Orientadora Educacional no Colégio Poliedro de São José dos Campos – SP.

Avaliação de Aprendizagem - 15/08/2007
Sheila Cristina de Almeida e Silva Machado

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Os alunos sentados em suas carteiras acompanham o vulto que se aproxima a passos largos e rápidos da sala de aula. Embaixo do braço desse sujeito apressado tem um maço de folhas que foram reproduzidas há apenas alguns minutos e que sintetizam todo um bimestre de aulas, tarefas, exercícios e estudos. A sensação de frio na barriga se apossa de todos os meninos e meninas que observam com atenção as orientações dadas pelo mestre a seus educandos. Nos próximos 50 minutos os estudantes terão pela frente a responsabilidade de colocar no papel tudo aquilo que aprenderam para que possam passar de ano... Toda essa adrenalina gerada pela prova costuma provocar problemas sérios em alguns alunos. De dores de barriga a crônicos problemas de nervosismo já foram diagnosticados como enfermidades percebidas em estudantes como decorrência das avaliações. Dá para evitar isso? Afinal de contas, o que é e para que serve a avaliação? Como podemos implementar as avaliações e prevenir dificuldades de tal ordem em nossos alunos? De que maneira podemos evitar que todo o processo de ensino-aprendizagem seja auferido em apenas algumas provas aplicadas anualmente? (Repensando a Avaliação, artigo de João Luís de Almeida Machado, Editor do Planeta Educação, disponível no link http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=430).

Sabemos da importância da avaliação dentro da escola, pois através da mesma podemos acompanhar o desempenho de nossos alunos, para que possamos ajudá-los tirando as dúvidas ou até mesmo revendo algo que não tenha sido assimilado. Não podemos esquecer que essa avaliação deve ser contínua e que em todos os momentos devemos ficar atentos ao envolvimento de nossos alunos, ao seu interesse nas aulas e a sua participação nas atividades propostas.

Seguem abaixo algumas orientações aos alunos de como agir no período das avaliações para que os mesmos possam aproveitar todo o seu potencial.

   1. Não deixe tudo para a véspera! Faça uma programação de estudo que lhe permita revisar toda a matéria aos poucos, durante alguns dias. Assim, você terá tempo para perceber pontos que não compreendeu bem e tirar suas dúvidas com o professor. Use estas dicas de estudo para fazer sua programação.

   2. Estude a matéria da prova na seqüência em que foi explicada pelo professor. Não estude de modo desordenado, pulando capítulos, indo e voltando, isso poderá confundi-lo.

   3. Refaça os exercícios principais, sobretudo os mais antigos para verificar se não esqueceu nada. Se houver alguma dúvida, anote e fale com o professor. Não vá para a prova com dúvidas.

   4. Se já tiver feito alguma outra prova com parte da matéria que você está estudando, dê uma olhada nela novamente. Atenção para não cometer os mesmos erros!

   5. Preparar-se bem para uma prova é estudar todos os dias a matéria que for dada, mesmo sem saber em que dia será a prova. Quando a prova for marcada, você terá que dar uma recordada no que já viu para sair-se muito bem.

   6. É recomendável estudar por prazer e não por dever, pois assim você cresce em sabedoria e maturidade e os conteúdos são aprendidos com mais clareza e espontaneidade.

   7. No dia da avaliação verifique se você está levando o material de que vai precisar para a prova. A falta de uma régua ou de uma borracha pode prejudicá-lo.

   8. Antes de começar a responder as questões, dê uma olhada na avaliação toda. Isso vai ajudá-lo a calcular a dificuldade das questões e o tempo que será necessário para resolver cada uma delas.

   9. Concentre-se em uma questão de cada vez. Comece pelas mais fáceis. À medida que for resolvendo as questões você vai ganhar mais confiança para enfrentar as mais difíceis.

  10. Procure calcular bem o tempo da avaliação, reservando alguns minutos para uma revisão final antes de entregá-la. Lembre-se: use todo o tempo disponível! Não tenha pressa em entregar a prova. Não se preocupe se quase todos os seus colegas já saíram. Cada um tem seu próprio ritmo. O importante é fazer uma boa prova e não bater recorde de velocidade!

  11. Peste atenção no que o professor pede que você faça na avaliação. Verbos como definir, explicar, exemplificar, relacionar e comparar têm um significado muito preciso. Se você “traduzir” mal o que o professor pediu, pode errar a questão, mesmo sabendo a matéria!

  12. Não adianta escrever mais do que o professor pediu, pretendendo assim melhorar a nota. Você tem que responder apenas o que foi solicitado. Lembre-se que se você tentar enrolar e fazer mais do que foi pedido, você pode até aumentar suas chances de errar!

  13. Quando você não souber uma questão, é sempre bom tentar respondê-la ou resolvê-la. Muitos professores dão parte da nota da questão quando percebem que o aluno fez um esforço para acertar.

Agora é colocar em prática essas dicas e aproveitar para obter um ótimo resultado nos estudos e acreditar que sempre é possível, basta um pouco de esforço, disciplina nos estudos e disposição. Acredite em você!

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2 COMENTÁRIOS

1 JOSE RICARDO MARTINS - SAO JOSE DO RIO PRETOSP
As atividades docentes de Efetivo Trabalho Escolar”, caracterizamse pelo desenvolvimento de atividades de planejamento, capacitação em serviço, dias de estudos, reuniões pedagógicas e de conselhos de classe, avaliações, recuperação paralela e aqueles diretamente relacionados com o educando, bem como toda e qualquer ação incluída no projeto políticopedagógico da escola que conste em calendário, excluído o tempo reservado a exames finais, quando houver. Desta feita, quando houver: a Suspensões parciais das aulas b Suspensão total das aulas: ponto facultativo, enchentes, eleições, reuniões etc. A Reposição de aula/dia, ocorrerá, pois, tratase de um direito do educando, até que se alcance o mínimo de horas e dias letivos legalmente previstos. Entretanto, o pessoal administrativo mas, especificamente QAE funcionários de escola, não seguem calendário mas dia de expediente. Ou seja, 8 horas diárias, 5 dias por semana de segunda a sextafeira. Independentemente se é dia letivo ou não. A resolução SE 102/03 de São Paulo que trata de reposição de aulas e dias letivos esclarece que as reposições de aulas ou dia letivos podem ser realizadas no decorrer do bimestre em horário diferente das aulas regulares e na impossibilidade disto devemos recorrer ao recesso de julho, janeiro e férias. Assim, gostaria de perguntar os funcionários devemos ou não atender a convocação da Direção da escola para a reposição de dia letivo no sábado? A referida convocação é ilegal e se é ilegal não deve ser cumprida, mas, para isso necessito de embasamento. Existe alguma legislação sobre isso, alguma jurisprudência que vá contraria a decisão de convocar funcionários para o trabalho sem a devida remuneração extraordinária? Haja visto que os funcionários dão seus expedientes independentemente do dia letivo.  
24/06/2009 08:27:42


2 Jean Charles de Jesus Moreira - Caçapava - SP
Muito bom o artigo, rico em informações que podem auxiliar o aluno na hora de se preparar-se para uma avaliação. O ideal seria que os mesmos tivessem acesso a este link http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo935. Então vamos divulga-lo??? Eu vou fazer minha parte, vou enviar para todos meus contatos da minha lista de e-mail que julgo ser necessário ter acesso a esta informação. Faça você o mesmo.
30/08/2007 17:27:58


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