Reds -
Dias que abalaram o mundo
"Os dez dias que abalaram o mundo", livro escrito por John Reed, se tornou um verdadeiro clássico. Sabendo-se que Reed presenciou a Revolução que colocou Lênin no poder na Rússia, percebe-se que o texto que narra o desenrolar dos fatos que culminaram na deposição do governo Menchevique tem, verdadeiramente falando, corpo e alma.
John (ou Jack, como era conhecido) Reed já havia escrito um livro de grande importância, relativo a outro momento marcante da história do século XX, a Revolução Mexicana (o título da obra é "México Rebelde). Trata-se, sem dúvida, de um dos grandes jornalistas de sua época, já realizando entre os anos 1900 e 1920 o trabalho de correspondente internacional, celebrizado mais recentemente por equipes de televisão como as da rede de notícias CNN.
O livro sobre a Revolução Russa acabou servindo como base para a composição da história do filme "Reds", produzido, dirigido e estrelado pelo astro Warren Beatty. "Reds", diferentemente do livro que o inspirou, concentra suas atenções e esforços na apresentação do romance de Reed com a intelectual americana Louisie Bryant (personagem da versátil atriz Dianne Keaton). O movimento dos Bolcheviques fica em segundo plano, entretanto, há espaço para que acompanhemos os movimentos de Lênin, Stálin, Trótsky e companhia.
A participação efetiva do jornalista nos eventos que promoveram a mudança de sistema na Rússia, fazendo surgir a União Soviética, a primeira grande nação socialista do planeta, dão enorme crédito a narrativa de Reed, acrescentando as palavras a credibilidade que lhe conferem corpo; A alma está presente na qualidade do texto (apesar de ser um tanto quanto rebuscado para os leitores de hoje em dia), nas minúcias e detalhes dos encaminhamentos políticos e na própria empatia do jornalista pelas idéias defendidaspelo novo governo.
A História
O filme começa com Reed fazendo a cobertura jornalística da Revolução Mexicana (na qual teve contato com Emiliano Zapata e Pancho Villa, líderes daquele movimento). Ao retornar a América, John (que durante o filme é chamado de Jack, seu apelido) é informado dos acontecimentos que fizeram precipitar a queda do czarismo russo. Apesar das restrições do governo americano quanto a entrada de cidadãos norte-americanos num país que passava por sérias conturbações políticas e, para piorar a situação, ainda envolvido na Primeira Guerra Mundial, Jack (Warren Beatty), resolve viajar para a Rússia e presenciar/participar dos acontecimentos locais.
A jovem intelectual Louise Bryant (Dianne Keaton) tenta demovê-lo da idéia. Apesar de casada, a forte paixão que sente pelo impetuoso jornalista a faz colocar-se entre ele e sua vontade de realizar a cobertura jornalística dos acontecimentos russos. Fracassada em sua tentativa, Louise vê Jack partir. Semanas depois fica sabendo que Reed havia sido preso em sua tentativa de transpor as fronteiras que separavam a Rússia de países vizinhos.
Libertado do cárcere a que tinha sido submetido, Reed chega a Rússia e estabelece contato com as principais personalidades do país, especialmente com os líderes da ala radical bolchevique. Logo estaria acompanhado de Louise que também foi a Rússia. Os bolcheviques, insatisfeitos com os rumos que o país estava tomando quanto as políticas interna e externa aplicadas pelos mencheviques, preparavam nos bastidores a verdadeira revolução socialista...
Aos professores
1- O pioneirismo do personagem central, John Reed, no que se refere a firmar novos conceitos e espaços de trabalho no tocante a sua profissão, deve ser destacado para os estudantes. Atuar com energia, dispondo-se a realizar coberturas jornalísticas em situações de risco e ser capaz de produzir obras de profundidade sobre os assuntos com os quais lidou, transformam Reed num exemplo de obstinação, garra e inovação.
2- Trabalhos em paralelo, nos quais se façam comparações entre trechos do livro "Os dez dias que abalaram o mundo" e o filme "Reds" estimulam os alunos e permitem que se vejam as diferenças de linguagem de cada recurso. O livro, aprofundando as discussões e apresentando mais detalhes e o filme, incitando e despertando a curiosidade dos estudantes quanto ao tema.
3- Estudos sobre o socialismo, da teoria a história, das realizações aos problemas, partindo da Revolução Russa apresentada no filme e verificando outras experiências (como a chinesa ou a cubana) são caminhos óbvios a se explorar na área de história, filosofia, ética e geografia.
Obs.: filme de Warren Beatty foi indicado ao Oscar em 12 diferentes categorias, incluindo-se as principais (filme, roteiro, direção, ator e atriz), tendo sido premiado pela academia com 3 estatuetas (melhor atriz coadjuvante para Maureen Stapleton, melhor fotografia e melhor diretor para Beatty); Além de Beatty e Keaton, o elenco conta ainda com a participação de dois outros astros do cinema norte-americano, Gene Hackman e Jack Nicholson.
Ficha Técnica
Reds
País/Ano
de produção:- EUA, 1981
Duração/Gênero:- 188
min., Drama
Disponível em vídeo e DVD
Direção de Warren Beatty
Roteiro de Warren Beatty e Trevor Griffiths,
baseado em livro de John Reed
Elenco:- Warren Beatty, Dianne Keaton,
Jack Nicholson, Edward Herrmann,
Paul Sorvino, Maureen Stapleton e Gene Hackman.
Links
-
http://www.adorocinema.com/filmes/reds/reds.htm
- http://us.imdb.com/Title?0082979 (em inglês)
1 Claudia - sao jose dos campossp
Que ótimo encontrar esse artigo, apesar de ser apaixonada nessa história, não escuto nada sobre esse ótimo filme desde meus 15 anos.....mas nunca o esqueci....Valeu relembrálo, Claudia.
04/08/2009 19:53:54
2 marcos alonso - são paulo SP
O artigo é correto, especialmente quanto ao conteúdo do filme. Talvez fosse o caso de acrescentar duas observações:
1 O livro os dez dias que abalaram o mundo constitui não apenas um clássico como tb teve muita importância nos primeiros anos da Revolução Russa, tendo sido o mais importante em termos de divulgação histórica em todo o mundo segundo o próprio Lênin.
2 O filme que teve seu roteiro baseado no livro de Reed foi Outubro, de Serguei Eisenstein, filme soviético de 1927 comemorativo dos dez anos da revolução. Não obstante o filme ser mudo, tratase de uma obra prima e pode ser muito bem utilizado com alunos. Recomendo fortemente o filme de Eisenstein.
Como os demais professores, tb gostaria de adquirir o Reds em DVD ou até mesmo VHS. Vc poderia dar uma dica?
29/09/2008 22:29:56
3 Chrystian Hornan - Tefé -Amazonas
Olá, temos que mudar o sistema da educação e nada melhor que filmes e documentarios para os alunos, e esse (Reds) é clássico e, gostaria de adquirir, pois sou professor de geografia e meus alunos se amarram em aulas diferetes, valeu.
chrys_hor_5@hotmail.com
26/05/2008 22:27:00
4 Flavia Luciola de Sá Fonseca - Barbacena
Muito bom poder elogiar vocês ...
Achei ótimo o artigo. Muito instigador. Gostaria de saber como conseguir um filme didático , tipo documentário. Sou professora, trabalho na rede pública, a qual atende uma demanda bastante heterogênea. Por isso sempre busco abordar assuntos com materiais que atraem mais a minha clientela. E vídeos - DVD - são os preferidos dos alunos ... se entisiasmam mais. Por isso gostaria de sugestões e dicas.
Desde já obrigada
10/04/2008 22:54:15
5 carlovan porto - minaçu
Olá amigos... Gostei do artigo do filme Reds 10 dias que abalaram o mundo. Gostaria de saber como faço para adquirir o dvd e a trilha sonora em cd desse filme. Obrigado. Prof. Carlovan Porto e-mail: carlovan@gmail.com
06/10/2007 20:05:21
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.