Universo Escolar
Sílvio Ferreira Leite Educador

Drogas - 06/03/2007
Droga é um problema que tem solução

'

Mais de 25% dos brasileiros entre 11 e 19 anos já experimentaram algum tipo de droga. 

Mesmo assim, o assunto ainda é tratado com ressalvas. Só quando os meios de comunicação iniciam alguma campanha é que pequenos debates chegam a acontecer. 

Os principais obstáculos para que o tema seja tratado com naturalidade, principalmente dentro de casa, são o preconceito e a desinformação. 

Há também o medo de que as conversas possam despertar nos filhos o interesse pelas drogas. Assim, todos agem como se o problema não existisse.

E o diálogo franco e aberto nunca chega a acontecer.

Os pais geralmente têm muitas dúvidas quanto ao tipo de abordagem a adotar. 

Também não sabem qual o momento mais oportuno para tratar de um tema assim polêmico. Na opinião unânime de especialistas, quanto mais cedo, melhor.

A criança deve crescer ouvindo a conversa espontânea dos pais. Ela obterá todas as informações de que necessita de forma natural e sincera. 

Assim terá mais condições de ter sua própria opinião.

Antes, no entanto, os pais precisam se preparar com a leitura de livros e revistas, e também conversando com profissionais especializados. 

É necessário não se enganar ao transmitir informações, pois manter a confiança dos filhos é fundamental. Da mesma forma, nenhum discurso deve ser assustador ou exagerado. 

Nem pode ser demasiadamente ameno. Amedrontar é uma atitude extremada. Ser conivente é um procedimento perigoso.

Não pode ser esquecido ainda que os pais devem dar amor aos filhos. Muito carinho, compreensão, companheirismo. 

A harmonia em casa vai contribuir essencialmente para a harmonia interior do jovem, para seu equilíbrio e alegria de viver.

Esta é, sem dúvida, a forma mais eficiente de afastar as drogas.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










4 COMENTÁRIOS

1 OSEIAS FARIAS PORTO - CRUZ ALTA RS
Outro problema grave que aos poucos está tomando forma, é a reivindicação da liberação da maconha. Sob a legação de que diminuirá a criminalidade pois baratearia o custo. Será? Não consigo entender o pensamento dessa gente, pois quando se consegue um avanço muito bom com a proibição de propagandas do cigarro e restrições quando a lugares de fumantes, eles querem que liberem outra droga mais forte e prejudicial que o cigarro. Como diz o Boris, isto é uma vergonha .
26/05/2010 19:26:06


2 TÂNIA LEONI NASCIMENTO - São Paulo
A matéria é bastante interessante, porém faltou mencionar que as crianças começam a usar drogas lícitas alcool, tabaco, que são as drogas de maior consumo no mundo dentro da própria casa, muitas vezes com anuência e incentivo dos pais. Os lindos bares e geladeiras cheias de bebidas, são o maior sinal de permissividade por parte dos mesmos. Tudo que foi mencionado acima é muito útil, porém faltou mencionar o principal, a criança aprende com o exemplo dos pais. Elas aprendem que quando os pais bebem ficam alegres e felizes e, quando fumam, ficam relaxados. É tudo muito bom, a criança pensa, também usarei. As drogas ilicitasmaconha, cocaina ou outras que todos os pais se preocupam, representam um baixo consumo comparada às drogas lícitas. Pais orientemse, converse abertamente com seus filhos desde o berço, a criança tem capacidade de entender as coisas muito mais do que imaginamos. E caso aconteça na sua casa, um filho usuário de drogas, não se desespere, busque ajuda, pois seu filho esta doente precisa de você.
11/05/2009 21:38:02


3 lourdes - luanda-Angola
agradeço pela expontaniedade de me poderem informar sobre a problema quem tem afligido várias famílias angolanas e não só, com isto acredito que vou poder informar as outras famílias de como combaterem este problema capaz de tirar a paz de qualquer um.obrigada
01/06/2008 09:07:39


4 Gabriela - Volta Redonda
Parabenizo pelo artigo, que além de informar sobre como agir, ressalta o que por vezes é esquecido. O amor é o elemento mais importante na prevenção.
25/07/2007 10:11:50


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.