Gestão Escolar - 06/03/2007
Projetos Pedagógicos precisam ser revisados
O projeto pedagógico é a chave da gestão escolar. A cada ano ele deve ser revisto e , em alguns casos, reformulado.
Só da prática surgem novas idéias, que, por sua vez alimentam novas práticas e assim sucessivamente.
Graças as inovações provocadas pela popularização dos computadores, a escola está deixando de ser apenas o local onde se acumulam conhecimentos, que tem no professor o depositário da sabedoria e no estudo, um fim em si mesmo.
Agora, é preciso transformá-la num ambiente voltado à reflexão. Nesse sentido, o papel do educador passa a ser o de mediador e facilitador.
Cabe a ele criar situações de aprendizagem que possam servir paro o resto da vida do aluno.
No jargão atual, o conhecimento virou um meio para desenvolver competências para além de fazer com que os alunos e professores se tornem capazes de continuar aprendendo pelo resto da vida, formar cidadãos que sabem agir e pensar criticamente, sendo tolerante com as diferenças sem perder de vista sua individualidade.
Isso não significa fazer do educador uma fonte de informação única. Existem coisas que se aprendem fora da escola e outras restritas ao ambiente de ensino.
É preciso tomar cuidado para não cair no modismo e aplicar, em sala de aula, o conhecimento que já se tem fora dela.
As ciências, por exemplo, estão inseridas no cotidiano do aluno, no entanto, as teorias, importantes para entende-las, devem ser aprendidas em sala de aula.
1 rose maria zaionz da rocha - curitiba
Gostei muito dos conteúdos e dos temas trabalhdos por vocês.
Penso que pode contribuir muito no meu trabalho como coordenadora de uma gerência de educação.
Grata
07/11/2007 16:36:20
2 Vivaldo do Amaral - Guaranésia - M.G
Adorei o artigo. Uma grande parte dos nossos colegas professores, ainda não deram conta de que, o aluno traz uma gama de conhecimentos do seu cotidiano para a escola. Portanto, cabe ao professor, organizar esse conhecimento prévio. A educação no nosso País não é suficiente porque 90 dos professores, principalmente da rede pública, não sabem utilizar o poder cultural que possuem para reenvindicar melhores condições de trabalho e, consequentemente, uma Educação de Qualidade sem camuflagem.
28/10/2007 00:49:02
3 NELSON DA CONCEIÇÃO C0STA - Santana/AP
Neste momento as escolas públicas de meu estado passam por um processo de gestão democrática, onde a comunidade, alunos e professores escolherão seus diretores, fato muito importante para a melhoria da educação, e este artigo possui a essencia de uma gestão democ´rativa ativa e comprometida com a educação brasileira.
Ótimo artigo.
08/10/2007 09:40:01
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.