Universo Escolar
 

A Informática como Ferramenta no Desenvolvimento das Múltiplas Inteligências - 06/03/2007
Ser professor

'

Quando se pretende mediar um trabalho para desenvolvimento das múltiplas inteligências, é fundamental criar situações que possam gerar estímulos constantes, nem tanto em quantidade, mas principalmente em qualidade, com riqueza e variedade de material à disposição do aprendiz.

O trabalho com Projetos pode ser o meio onde as pesquisas, experienciações e vivências podem solicitar os materiais, ferramental e fontes propiciadoras dos estímulos, que em muito podem realizar o papel de desequilibradores para que a motivação intrínseca faça do aluno um sujeito ativo em todo este processo, em busca de sua equilibração e posterior aquisição de novos esquemas.

Sobre este assunto Wadsworth (1989) comenta:

"(…) Em um dado momento, a criança estará particularmente "interessada" nessas atividades que a ajudarão a restabelecer o equilíbrio cognitivo. Há uma necessidade de continuar agindo e de assimilação e acomodação aos objetos." (pág. 96)

E, ainda continua seu comentário ao citar Elkind (1971):

"(…) Somente quando a criança consegue escolher uma atividade e persistir nela até se satisfazer, é que podemos verdadeiramente falar em comportamento intrinsecamente motivado." (pp. 25-6)

É exatamente sobre esta possibilidade de propiciar atividades que venham a restabelecer o equilíbrio da criança e da possibilidade de promover atividades que a façam persistir nelas, é que cremos ser a informática uma grande ferramenta que possa possibilitar estes mecanismos.


É incontestável o fascínio que o computador provoca nas crianças, independente de suas idades. Talvez este fato se dê pela possibilidade de interação que ele representa, e é exatamente desta máquina que gostaríamos de realizar uma análise.


Esta "máquina maravilhosa" nos leva a crer na possibilidade de que ela provoque os já mencionados desequilíbrios, pois se é através da busca da equilibração que a criança se motiva (intrinsecamente) e permanece ativa no meio e com o objeto, talvez aí esteja a justificativa de encontrarmos crianças manuseando atentamente os computadores por um tempo longo.


Este fato é perfeitamente notado em crianças pequenas (pré-operatórias) que teoricamente destinam um tempo pequeno de concentração numa determinada ação e/ou objeto, porém permanecem por tempo prolongado, mais do que aquele definido teoricamente, na ativa, frente a um computador.

Como então justificar este tempo prolongado de concentração?

No caso de crianças maiores (operatórias concretas), cremos que por viverem em uma sociedade altamente veloz e frenética, encontram no computador os mecanismos de equilibração com respostas também rápidas, o que sem dúvida vêm estabelecer seus interesses e motivações em relação à máquina.


Já os pré-adolescentes e adolescentes, que lidam perfeitamente bem com os processos de abstração, encontram no computador softwares que exercitam esta habilidade, principalmente quando se tratam de simulações que exigem o máximo de abstrações e colocam em prova a criatividade e a velocidade de raciocínio.


Outro ponto a ser analisado é que o computador manifesta os "erros" de forma não traumática, diferentemente daquelas formas tradicionais com que normalmente lidamos com eles, corrigindo, grifando e colocando valores com caneta vermelha. No computador o erro aparece como mais um desafio (desequilíbrio?), que automaticamente leva o sujeito a buscar as novas descobertas, formulando portanto novas hipóteses.


Há de se considerar ainda que o computador e os softwares educacionais respeitam o ritmo individual, trabalhando desta forma com processos de aprendizagens altamente personalizados, bem diferente daquela média que empregamos para toda a sala de aula.


Embora não se leve muito em conta, as crianças possuem um alto senso de estética e encontram no computador formas para lidar com isto, pois um texto digitado é, sem dúvida, esteticamente mais "bonito" que uma cópia manuscrita, assim como um desenho realizado com auxílio de recursos gráficos pode ser mais belo que outro feito a mão. Não pretendemos com este comentário analisar vantagens motoras, criativas ou de desenvolvimento e cognição, queremos apenas colocar a estética e o senso crítico em questão.


Como podemos notar, é grande a lista de itens a serem analisados para justificarmos o grande fascínio propiciado pelo computador, alguns de ordem estética, outros de velocidade, porém o mais interessante são aqueles fatores que possam fazer do computador uma ferramenta de cognição. Para isto gostaríamos de exemplificar a partir de uma situação real, como a apresentada a seguir:

Fig. 01 - Acessório do Windows (Paint)

A tela acima, apresentada pela primeira vez a uma criança, deve causar um desequilíbrio da seguinte ordem:

- O que fazer? Ou: como fazer?

A ferramenta com o desenho do lápis deve ser assimilada a conceitos prévios que a criança já possui, pois ela sabe que no concreto um lápis tem a função de desenhar.

Por curiosidade e com a tendência de acomodar sua nova descoberta, a criança utilizará o lápis para então desenhar.

Fig. 02

Se for necessário apagar algo, a criança utilizará os mesmos mecanismos anteriormente descritos, ou seja, a equilibração acontecerá quando ela utilizar os conceitos prévios do concreto (borracha real) e juntá-lo à situação problema. A ferramenta borracha será o centro da nova hipótese criada para solucionar o desafio e adquirir a nova equilibração.

A aquisição e descobertas no computador são tão rápidas e desafiadoras, que entretêm facilmente as crianças, fazendo com que elas aceitem novos desafios a cada momento, e por conseqüência continuem a descobrir e criar.

Fig. 03 - A criança continua aceitando novos desafios, pintando seu desenho e descobrindo novas ferramentas

Apresentamos este exemplo extremamente simples, mas de fácil demonstração dos prováveis processos ocorridos frente ao computador. Podemos imaginar, portanto, o quanto este processo pode ser multiplicado quando da utilização de softwares mais complexos, ricos e desafiadores, que envolvam, por exemplo, uma programação e/ou simulação.

Um bom exemplo de resultado na área educacional é citado por Gates (1995) sobre uma escola de Nova Jersey, a Christopher Columbus Middle School, de Union City, cujo índice de evasão e repetência encontrava-se em níveis alarmantes. 

Com o auxílio da Bell Atlantic, foi montado um sistema de rede com 140 micros multimídia conectados à internet, que interligava as casas de alguns alunos da sétima série com a sala de aula, professores e administradores.

Foram oferecidos cursos de capacitação, tanto aos professores como aos pais. Dois anos após esta implantação, a comunidade apresentou total envolvimento com seus filhos, professores e administradores. 

O resultado desta experiência levou os índices de evasão a quase zero e as notas dos alunos envolvidos são quase três vezes maiores que a média dos demais alunos de Nova Jersey.

Este exemplo prova a importância de um ambiente rico, inteligente e estimulante, no processo de desenvolvimento, que pode ser facilmente obtido com o recurso tecnológico utilizado como ferramenta instrucional.

Quanto ao ambiente Tofller (1995) cita o Dr. Donald F. Klein, Diretor de Pesquisa do Instituto Psiquiátrico de Nova York, um dos maiores neuropsiquiatras do mundo, que especula:


"(…) tudo isso pode promover mudanças no próprio cérebro. Neste ponto, tudo o que podemos fazer é presumir. Mas não é impossível que um ambiente inteligente pudesse levar-nos a desenvolver novas sinapses e um córtex maior. Um ambiente mais inteligente poderia fazer gente mais inteligente."(pag.181)

Em todo este cenário, somente uma coisa é fator de desmotivação. É a resistência de alguns educadores, que ainda relutam em aceitar a inclusão dos recursos tecnológicos em sua práxis.

Gostaríamos de terminar esta análise lançando mais uma reflexão, quanto ao papel da escola e principalmente do professor:

Estamos preparando nossos alunos para o futuro deles ou para o nosso passado? Sobre esta reflexão, Bill Gates, em seu livro "A estrada do futuro" (Gates, 1995), com seu caráter visionário, nos dá uma pista ao dizer que:

"A estrada vai mudar o foco da educação da instituição para o indivíduo. O objetivo último evoluirá de obter um diploma para gozar uma vida inteira de aprendizagem." (pag. 254)

Texto extraído de: NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro
Uma prática para.o desenvolvimento das múltiplas inteligências:
Aprendizagem com Projetos, São Paulo, ed. Érica, 2ª ed.,1999.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










12 COMENTÁRIOS

1 jenifer oliveira da costa - taboao da serra
muito interesante
08/05/2010 15:55:07


2 Grigório Duarte - São Luís
Sou pedagogo pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e considero que o impacto das novas Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação é um meio favorável para o desenvolvimento de múltiplas inteligências como reza Howard Gardner, além de contribuir para a reapropriação do saber pedagógicodocente e não o contrário, em que o professor ou educador escolar espera que o planejamento educacional surja a partir de outrem.
06/01/2010 12:04:39


3 Newton Caldeira Mesquita - Rio Pardo de Minas
As inteligências dormem. Inúteis são todas as tentativas de acordálas por meio da força e das ameaças. As inteligências só entendem os argumentos do desejo: elas são ferramentas e brinquedos do desejo. Rubens Alves, em Cenas da Vida. A Teoria das Inteligências Múltiplas foi desenvolvida numa tentativa de descrever a evolução e a topografia da mente humana. Baseado neste principio o professor deve ser um elemento mediador do conhecimento, exercitando a pesquisa de novos saberes, em sintonia com as necessidades dos tempos atuais considerando os variados potenciais de cada aluno.
23/10/2009 07:29:12


4 Giovana -
Parabéns ao site! Fico contente pelas materias que tenho lido.
01/06/2009 08:22:33


5 Jannine Castelo branco - RiachãoMA
Olá, sou estudante e curso o 2º ano do ensino médio me enteresso por assuntos ligados a area da educação, gostei muito da materia publicada e reconheço ser de inteira importancia para a educação a adesão à informatica pois a tecnologia é algo que surge do homen e acaba por mmodificálo em sua maneira de ver e agir no mundo. 14/10/08
14/10/2008 10:47:54


6 Taiana Amaral - Belém
Olá, meu nome é Taiana, sou estudando de Pedagogia da Universidade Federal do Pará e achei muito interessante este artigo, partindo do principio que a informatica é de suma importancia para a educação.
02/10/2008 09:53:31


7 mariana fernandes - Paranatinga/MT.
Olá, sou a Mariana, trabalho na Escola Estadual Apolônio Bouret de Melo, no laboratório de informática da escola. Fiquei fascinada qdo abri este site tão interessante e pedagógico de informações educativas. Sei o quanto é importante essas mutimídias envolventes nas escolas para a aprendizagem e formação dos educando, tendo esses conceitos com a utilização dos computadores o desenvolviemnto e crescimento de inovação das aulas será mais aproveitosa, valiosa , esses recursos tecnológicos devem estar a disposição do professor no preparamento de suas atividades. Sabemos que a maioria das escolas públicas ainda não possui computadores, para que o professor possa fazer seus estudos trabalhos, vejo, por isso que mtos desses profissionais ainda tem certa resistência em utlilizalo essa ferramenta. O meu objetivo de estar fazendo esse comentário para que eu possa estar interagindo e amplinado o meu conhecimento e de estar antenado nessa nova visão de mundo globolizado da tenconologia. Espero receber sugestões e informações, para que eu possa estar inovando melhor a participação dos professores e a alunos na sala do laboratório de informática. Agradecida, Mariana Fernandes. ParanatingaMt., 28.09.2008.
28/09/2008 17:03:41


8 Michelle Cavalcante - São Luís MA
Esse site, a cada dia me surpreende com o espaço pedagógico, cheio de influências positivas, filmes, artigos, documentários, enquetes. Enfim, esse texto extraído do livro: Uma prática para o desenvolvimento das múltiplas inteligências, enfatiza a importância da informática como instrumento facilitador do ensinoaprendizagem. Minha monografia é sobre o tema, e esse texto juntamente com o livro ajudoume a ampliar meu pensamento e a expor justificativas acerca do assunto. Agradecida pelo espaço.
26/09/2008 11:50:21


9 Karine Vieira Teixeira - Cubatão
Olá, Meu nome é Karine, sou funcionária da empresa aqui no município de Cubatão, em São Paulo-SP.Também fiquei fascinada com o conteúdo do site desde a primeira vez que acessei. Sabemos que os professores concebem a multimídia como um obstáculo para o sucesso no seu trabalho e no desenvolvimento global do educando. Mas completementando resposta de Bill Gattes, sobre a questão " Estamos preparando nossos alunos para o futuro deles ou para o nosso passado?", acredito que o papel da educação no século XXI é preparar os alunos de hoje para o amanhã, valorizando e estimulando o desenvolvimento das múltiplas inteligências do aprendiz. Nesta iniciativa, a informática é e deve ser concebida como ferramenta indispensável no trabalho do educador. Meu objetivo, neste trabalho como capacitadora dos professores, é levá-los a ter a consciência de que o computador, como ferramenta pedagógica a ser utilizada em sala de aula, é um desafio a ser superado em prol da melhoria da qualidade na educação pública e do desenvolvimento das múltiplas capacidades do educando no século XXI, uma era caracterizada pelo alto nível de desenvolvimento tecnológico.
12/03/2008 10:11:30


10 Márcia - Natal RN
Olá! Equipe do Planeta Educação,fiquei fascinada com este site,como tem a oferecer!Quantas coisas boas, para o professor que almeja trabalhar com multimídias.Parabéns!Márcia, Natal RN.
07/03/2008 21:58:37


11 maria da conceição nunes - ouro branco
gostaria de saber se voces tem um espaço para publicação de projetos de trabalhos realizados em sala de aula, pois tenho alguns que gostaria de publicar. aguardo retorno
18/06/2007 14:37:19


12 Lúcia - Salvador
Lendo a revista Aprende Brasil nº 15 descobri esse site, e fiquei feliz, pois sou diretora de escola e como temos uma preocupação muito grande com a aprendizagem de nossos alunos principalmente em Matemática, estou enviando a todos os educadores desta área de nossa Unidade Escolar. Solicito também encaminhamento de outro site voltado para a Língua Portuguêsa. Pois precisamos motivar muito os nossos alunos para que a evasão não aumente cada dia.´ Agradecida, Lúcia
28/04/2007 10:38:46


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.