Teoria das Inteligências Múltiplas - 06/03/2007
Perguntas e Respostas
O que esta teoria apresenta de novidades para a área educacional?
Basicamente, os estudos do Prof. Gardner falam da pluralidade das inteligências, onde o aprendiz é possuidor de um espectro de competências que podem ser desenvolvidas, o que é bem diferente do conceito de sujeito inteligente ou não, mensurado e rotulado pelo seu QI. A teoria das I.M. abre possibilidades de potencialização de outras competências além daquelas trabalhadas nas áreas lógico-matemática e lingüística.
Na prática, qual é a diferença entre estas duas concepções?Se o aluno for encarado como "pouco inteligente" por apresentar dificuldades em matemática, na lógica das ciências e na expressão lingüística, pouco ou nada poderá ser feito por ele, a não ser deixar que se evada dos bancos escolares. Por outro lado, na concepção das I.M. este aluno poderá desenvolver-se em outras áreas, tais como: musical, espacial, corporal-cinestésica, pictórica, naturalista, interpessoal e intrapessoal. Conhecendo estas outras possibilidades, o professor poderá mediar a aprendizagem nestas diferentes áreas e o aluno considerado "pouco inteligente" poderá desenvolver outras competências de seu espectro e se tornar um excelente artista plástico, atleta, político, ecologista etc.
Mas, como teoria, ela não apresenta referências metodológicas. Como é que o professor pode aplicá-la em seu dia-a-dia?Gardner fornece algumas pistas, ao contar alguns exemplos de sucesso nas escolas americanas. Destas pistas, enfatizo particularmente o trabalho com Projeto, uma prática que, acredito, pode dar oportunidades a diferentes ações e estímulos nas diferentes áreas do conhecimento.
De certa forma, as escolas dizem já trabalhar com Projetos. Qual é então a novidade?Não existe novidade além da forma com que são concebidos estes Projetos. Uma série isolada de matemática, por exemplo, sobre cálculo de áreas das bandeiras e do campo de futebol, não pode ser chamada de Projeto Copa do Mundo. Na concepção ideal de Projetos, o trabalho deve acontecer de forma interdisciplinar envolvendo diferentes atividades, onde o aluno se coloca diante de diferentes ações e experenciações, levantando hipóteses, descobrindo fatos, criando, depurando os resultados, recriando novas hipóteses e finalmente expondo seus resultados. Tudo acontecendo com ambiente e ações apropriados, recebendo diferentes estímulos necessários ao desenvolvimento das I.M. Outro grande problema da escola reside na não sistematização desse tipo de dinâmica, talvez até por desconhecer as etapas fundamentais de um Projeto.
O senhor falou em interdisciplinaridade. As escolas não escontram muitas dificuldades para colocá-la em prática?Sim, é verdade, mas não é por isto que ela deverá ser descartada. Na realidade, a dificuldade em trabalhar de forma interdisciplinar é que o tema fica para todos e, na prática, não fica para ninguém. Acredito que uma boa forma de trabalhar a interdisciplinaridade é "dar um pai à criança", função que considero poder ser executada pela disciplina Ciências como elo deste processo, ou ainda, trabalhando com a concepção ideal de Projeto.
Qual a vantagem de se trabalhar desta forma?Para o aluno, é uma forma de tirá-lo da passividade e colocá-lo diante de oportunidades de participar ativamente de seu processo
de construção do conhecimento. Ao professor, é um auxílio para trabalhar seus conteúdos, não só de formas conceituais, mas também de formas procedimentais e atitudinais, fatores estes essenciais na formação do sujeito verdadeiramente integral.
1 margarete r. t. maboni - Tres Coroas
gostaria de mais conteudos sobre inteligencias pra me ajudar no meu Tg obrigada
20/02/2011 21:23:57
2 maria jose - belford roxo
gostaria de receberem meu email algum projeto para 2011 que fale sobre pluralidade cultural.
05/12/2010 14:29:49
3 olivia - São Cristóvão/ Sergipe
Onde se lê meo substituise por meu. De 1/7/2009 comentário
Vocês estão contribuindo bastante com este trabalho. Parabéns galera!
05/07/2009 08:37:21
4 DALIAMFEMININO PEREIRA DALLA LANA - santa maria rs.
ADOREI LER ESSA MATÉRIA, POIS ESTOU FAZENDO A MINHA MONOGRAFIA EM INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, SÓ A DIFICULDADE QUE ENCONTRO É LOCALIZAR AUTORES, ALÉM DE CELSO ANTUNES QUE ABORDAM ESTE TEMA...PODERIAM ME AJUDAR INDICANDO OUTROS AUTORES PARA QUE EU POSSA AMPLIAR A MINHA PESQUISA? UM BOM DIA.
25/06/2009 10:55:36
5 Giovana -
Estou fazendo meu TCC sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas e, essa materia me ajudou muito. Obrigada
01/06/2009 08:26:17
6 Losane da Costa - Curitiba Paraná
Adorei esta matéria, pois vem de encontro com minhaluta. Considerada por muitos, como uma
utopia. Como se desejar e trabalhar por um mundo melhor, fosse inatingível. Claro que para esta minha guerra, tenho armas muito frágeis. Um dia ousei sonhar, cabia em meu sonho, o sonho de uma nação
que já não pode mais, fazelo por si.Estou em um lugar público e não posso passar do horário. Este
email, é de uma amiga. Amanhâ, volto a escrever toda a história.
06/01/2009 14:59:36
7 Georthon - Ananindeua
Saudações!
Matéria bastante interessante e deveras rara no momento.
A analogia desse teor de multiplicidade realmente precisaria de um grande movimento de massa populacional e educacional para poder atribuir ao que ela realmente necessita.
A realidade de Carl R. Rogers poderá ser até mesmo incluída neste meio para talvez um melhor aproveitamento comportamental do aluno perante essa problemática de investimento no setor.
Quem sabe um dia a fila anda...
Agradeço a oportunidade.
02/10/2008 09:51:07
8 Wanderlea Freitas - R.J
Muito interessante a organização do site. Parabéns pela praticidade e pela beleza.
21/08/2008 22:01:11
9 greicy Kelly - aracaju
Estou fazendo uma pesquisa para faculdade, e gostaria de saber Quais são as dificuldades encontradas na sala de aula encontradas pelo professor no processo de aprendizagem do aluno.
Desde já eu agradeço!
18/08/2008 11:37:41
10 Moany - Uberlândia
Estou desenvolvendo meu TCC sobre a informática e as IM e este artigo contribuiu muito. Só que não foi exposto com quem foi feita a entrevista, quem respondeu a estas questões?
Gostaria de saber para poder colocar como referência.
Já pesso desculpas caso esteja explícito e eu não tenha percebido.
09/04/2008 17:32:52
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.