Crianças - 06/03/2007
Animais de Estimação
Qualquer animal, seja racional ou irracional, merece ser bem tratado.
Nós, que somos racionais, muitas vezes temos atitudes irracionais no relacionamento com nossos amiguinhos domésticos.
É verdade. Certas pessoas parecem não se dar conta de que estão convivendo com um ser vivo e acabam cometendo erros imperdoáveis.
Pense bem e acerte sempre
No momento em que decidimos ter um animal, de raça ou não, comprado ou doado, precisamos nos lembrar que, além de lhe dar muito carinho, teremos gastos para mantê-lo sempre saudável.
Não podemos nos esquecer de lhe proporcionar uma alimentação correta, ração balanceada, água fresca à vontade e um local adequado para morar.
Outro procedimento muito importante é levá-lo periodicamente ao médico veterinário, que é o profissional habilitado a dar todas as orientações para a perfeita saúde de nosso amigo. Suas recomendações, assim como a vacinação adequada e periódica, ajudarão a prevenir possíveis doenças.
Por falar nisso, nunca medique seus animais por conta própria. Não corra esse risco. Em vez de ajudar, você pode complicar ainda mais a situação.
Seguir as orientações médicas é essencial para que tudo corra bem. Elas protegem seu animal e também sua família contra zoonoses, que são doenças transmissíveis ao ser humano, como a raiva e a leptospirose.
Problemas emocionais
Assim como as pessoas, os animais também reagem às situações estressantes do dia-a-dia.
É comum cães, gatos e até pássaros apresentarem desvios de comportamento, principalmente quando são submetidos a ambientes tumultuados.
Como estão muito sintonizados com seus donos, é comum que exteriorizem ciúme, raiva, medo, tristeza e agressividade.
Esses sintomas podem representar uma ameaça às pessoas, se os bichos começarem a morder ou arranhar.
Também podem ser um incômodo para o animal ou quem convive com ele, como no caso de cães que não param de latir.
Para melhorar o convívio entre animal e dono, existem florais que ativam sentimentos positivos e inibem efeitos secundários nocivos, que se manifestam sob a forma de problemas psicológicos e físicos.
Se seu bichinho de estimação é ciumento, chorão, hiperativo, medroso, consulte um profissional para mais explicações.
1 carolina maieski rocha - maringá pr
EU ADORO O SEUS LIVROS MINHA PRFESSORA SEMPRE CONTA ESTOU NA QUARTA SERIE A , E NAO CANSO DE SEUS LIVROS NA BIBLIOTECA VOU PEGAR LIVRO AII EU SEMPRE POSSO
BJOS CAROLINA MAIESKI ROCHA BEIJOS RUTHY
18/10/2010 14:36:46
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.