A Semana - Opiniões
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

O que é Educação? - 27/02/2007
Reflexões necessárias sobre essa nobre área de atuação

'

Desenho-de-alunos-com-as-mãos-levantadas

Estamos tão imbuídos em nosso trabalho que na maior parte do tempo nem ao menos nos preocupamos em pensar e repensar o nosso ramo de atuação. Isso acontece em todas as áreas de atuação da humanidade, não apenas na educação. O que surpreende em relação à educação é que, a princípio, ela deveria estimular, promover e trabalhar a todo o momento o exercício da reflexão, da análise e do pensamento. Inclusive quanto a sua própria existência, funcionamento, ferramentas e estrutura operacional.

Como bem sabemos, consumidos pelas tarefas do cotidiano, a tendência é que achemos desnecessários pensar sobre “o que é a educação”. Nesse sentido o texto “Sobre o óbvio”, do saudoso Darcy Ribeiro, intelectual de grandes contribuições para a cultura brasileira, destaca a dificuldade que temos de nos prostrar de olhos bem abertos diante da realidade mais imediata que nos acomoda...

Por isso mesmo abro esse editorial trazendo a tona essa premente reflexão... Afinal de contas, o que é educação?

Para muitas pessoas a palavra educação refere-se ao trabalho que se desenvolve no contexto das unidades educacionais que conhecemos mais popularmente como escolas. Desenvolve-se de forma organizada, em ambientes herméticos, que pouco ou nada se modificaram ao longo dos tempos. Utiliza uma dinâmica simplificada a partir de alguns elementos principais, a saber: aula expositiva, quadro negro (ou lousa), giz, livros didáticos, cadernos, lápis, borracha, canetas, réguas,...

Ainda nos conformes mais básicos e rudimentares percebidos pela maioria esmagadora da população brasileira (e provavelmente mundial também), o objetivo da educação pode ser sintetizado na capacitação de crianças e jovens em conhecimentos fundamentais para a sua sobrevivência e inserção nos contextos em que vivem, como a aprendizagem dos cálculos matemáticos, da linguagem dominante no país (escrita, leitura e fala) e, eventualmente, de alguns outros “conteúdos”, não tão essenciais, mas que podem fazer pequenas diferenças para os estudantes que melhor se apropriarem dos mesmos, como as ciências naturais, a história, a geografia ou as línguas estrangeiras.

Desenho-de-professora-com-livro-aberto

A escola tradicional reproduz modelos, não estimula a participação dos estudantes e da comunidade, define o professor como o centro das atividades e propostas, firma previamente os conteúdos a serem ensinados e despreza o conhecimento de mundo dos educandos.

A aprendizagem de conteúdos suplementares como a filosofia, as artes ou mesmo a educação física são considerados luxos ou supérfluos. Itens que se não são desnecessários, pouco ou nada acrescentam as chances e possibilidades dos educandos em sua inserção na sociedade e no mercado...

Sintetizando, as pessoas imaginam a educação de forma restrita, imaginando-a como o processo ensino-aprendizagem em sua roupagem mais clássica e tradicional, mais convencional e arcaica... Será que educação se restringe apenas a isso? E os professores e educadores, concordam com essa compreensão simplista de seu universo de atuação? Ou pensam a educação de outra forma, mais complexa, provocante e transformadora?

Paulo Freire, o educador mais conceituado e respeitado de nosso país dizia que a escola deveria ensinar os alunos a “ler o mundo”. Imaginava que para isso seria necessário respeitar o contexto cultural e familiar dos estudantes, dando a eles a oportunidade de participar do processo de ensino-aprendizagem, tendo voz ativa e vislumbrando realidades de ensino nos conteúdos trabalhados que tivessem relação direta com o mundo em que estavam inseridos.

Suas afirmações, traduzidas de forma simplificada no parágrafo anterior (são muito mais ricas, complexas e valiosas – merecem a atenção e o empenho de estudiosos do Brasil e de vários países, como Michael Apple, dos Estados Unidos – e deveriam ser leitura obrigatória nos cursos de graduação das licenciaturas), tem como propósito demonstrar que a escola tem uma responsabilidade muito maior do que aquela que se imagina...

foto-de-desenho-romano-homem-ensinando-menino

Escola que não educa para a reflexão, a análise, a crítica e a capacidade de participação ativa no contexto social não cumpre o que dela se espera. Nesse sentido é de fundamental importância o apoio das artes, das ciências, da cultura e da filosofia.

Ao propor a “leitura do mundo”, por exemplo, Freire está nos instando a compreender não apenas as letras e os números quanto aos significados mais óbvios e objetivos que esses signos encerram... O que o educador pernambucano queria era nos levar a perceber além dessa simbologia, buscando compreender politicamente o mundo em que vivemos e, mais do que isso, atuar nos contextos em que estamos vivendo... Deixaríamos dessa forma de ser apenas espectadores e nos tornaríamos protagonistas da história de nossas vidas e de nosso país... Seria apenas um sonho?

Em suas afirmações o notório educador, como também foi ressaltado anteriormente, também destacou a premência do respeito quanto as bases e origens culturais, sociais e familiares dos educandos. Não estava fazendo afirmações vãs, sem sentido e objetividade. As escolas e a educação, num sentido mais amplo, dentro de suas prerrogativas e estruturas funcionais tradicionais praticamente desprezam os conhecimentos e saberes provenientes dos estudantes, condenando-os a participar de forma passiva, como meros receptáculos de informações previamente selecionadas (Por quem? Para quê?)... Depois ficamos a nos questionar os motivos que levam os estudantes a perder a paciência nas salas de aula e a demonstrar isso com atos de indisciplina...

Se a educação não respeita e valoriza os estudantes, dando a eles o papel de protagonistas (juntamente com os educadores) no processo de construção de seu próprio conhecimento, rumo a uma sonhada e necessária autonomia que lhes permita atuar de forma consciente e transformadora nas realidades em que vivem, como eles poderiam simplesmente se conformar e continuar ali sentados, pasmos, a observar as peripécias e malabarismos de seus mestres?

Desenho-de-uma-mão-gigante-coordenando-um-adulto-e-uma-criança

A escola que é manipulada pela sociedade e por suas diretrizes ideológicas dominantes e manipuladora dos movimentos dos educandos a partir dos saberes nela reproduzidos que se baseiam nas orientações do modo de produção vigente já era assim preconizada e entendida por Paulo Freire.

E que mestres são esses que se conformam com o trabalho repetitivo e maçante que os condena a anualmente reproduzir conteúdos, idéias, propostas e realizações que não foram nem ao menos pensadas por eles e adequadas ao contexto em que vivem? É ainda possível desprezar o fato de que a realidade do Acre não é a mesma do Rio de Janeiro? Que o que acontece em São Paulo pode ter pouca ou nenhuma significância para quem vive em uma tribo indígena do interior de Tocantins ou do Pará?

Educação é vocábulo de ampla repercussão e que não pode ser entendido a partir de uma definição simplificada. A busca pelo “Santo Graal” contido numa explicação única que pudesse clarear a compreensão geral do fenômeno educacional inclusive contraria a própria dinâmica científica e filosófica que há tanto tempo discute o tema.

Há diferentes concepções de educação. Elas estão sendo discutidas aqui e em diferentes países a partir de estudos profundos realizados por educadores, sociólogos, historiadores, economistas e tantos outros interessados. O que se sabe, de antemão, é que a educação de alto nível pode representar progresso, melhor qualidade de vida, estabilidade social, enriquecimento de uma nação e que, a ausência ou desqualificação da mesma leva, por outro lado ao pior dos mundos, onde a miséria prolifera juntamente com as doenças, a estagnação econômica, os preconceitos, a corrupção,...

Se pudesse reduzir essa reflexão a algumas poucas palavras em que apresentasse minha concepção de educação diria que o mundo só pode pensar em ser mais justo, digno, fraterno e próspero se todos os países se empenharem em tornar a educação um real, efetivo e verdadeiro instrumento de emancipação individual, onde todos realmente aprendam a ler o mundo, se posicionar, participar de forma ativa, sem preconceitos, com inclusão e, acima de tudo, com ética e dignidade.

Educação no mundo em que vivemos, pensada de forma concreta, tem que usar os mecanismos e ferramentas provenientes da ciência e do progresso humano; deve ser reflexiva, analítica e pensar o mundo e seus próprios processos com o apoio da filosofia e da história; tem que se assumir como instituição politizada, atuante e engajada e abandonar a falsa neutralidade que acomoda fraquezas e submissão; e, para complementar, deve aliar-se (nunca de forma incondicional, ou seja, tendo sempre o necessário espaço para compreender, criticar e sugerir mudanças em seus pares) as artes, as mídias e a cultura em geral para mostrar-se mais atualizada, preparada e fortalecida diante dos dilemas que se colocam no mundo em que vivemos...

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










63 COMENTÁRIOS

1 Vanessa - guarulhos
É preciso repensar a concepção de inteligencia que permeia as ações docentes? Como a concepção de inteligencia pode trazer implicações para o processo ensinoaprendizagem?
11/09/2012 12:23:31


2 vitoria - paicandu
eu estudo mais nao sei a educacao esta muito ruim
31/08/2012 20:18:26


3 Carla Bispo dos Santos - Salvador
Como futura pedagoga,acredito que a educação é o principal ponto de partida,para a transformação do individuo na sociedade,com esse artigo pude observar que a educação dos dias atuais não sofreram grandes mudanças ,comparada aos anos anteriores,sendo sua sua metodologia de ensinoaprendizagem tradicional,onde os alunos ouvem e obedecem as ações que lhes são propostas.Acredito que o sistema em que vivemos nos levam a esse caminho repetitivo,neutralizado e o que ocorre são mudanças insatisfatorias,mas a mudança para a ecelência depende de cada um de nós.
29/12/2011 23:55:22


4 Vanessa 1PNA Bilac - SJCampos
Esse texto nos faz pensar e repensar nos nossos conceitos em relação a educação, nos ensina a não nos conformar com trabalhos repetitivos ou monótonos, pelo contrario, nos inspira a sempre estarmos atualizados, fazendo com que a educação se torne algo atrativo e espontaneo e não manipulador, respeitando sempre o aluno e a maneira como cada um deles vive a realidade do mundo de hoje. Parabéns! Espero me aprimorar ainda mais com seus textos!
04/08/2011 19:05:44


5 Marielle Bilac - Sao José dos Campos Sp
Bom como foi visto, este artigo no mostra idéias muito importantes no mundo da educação o que me chamou atenção foi o modo em que a escola tradicional, que atua com o mesmo conceito de antigamente podemos notar que não mudou muita coisa de quando nos estudávamos para os tempos de hoje, o ensino regrado, metódico, mesmo material didático é o que prevalece ainda em muitas escolas, professores com os mesmos planos de aula sem mostrar o que na verdade os alunos querem hoje em sala dinamismo, aulas praticas, experiências é o que falta para o melhor desempenho melhores profissionais, e quem melhor do que nos educadores para dar esse incentivo. Fica ai uma importante missão para nos pedagogas fazer com que essa realidade “escola tradicional” não se repita, que todo esse conhecimento seja passado a diante de forma mais clara e interessante para que não fique uma aula MASSANTE. Outro aspecto que me chamou atenção foi a aprendizagem de conteúdos complementares como a filosofia, as artes e até mesmo a educação física que hoje muitos alunos perguntar por quê? Estudar isso, porque educação física, mas não sabe eles a importância do desenvolvimento mecânico , físico, mental que essas aulas nos proporcionam, para nosso desempenho para nosso crescimento intelectual, filosofia por exemplo nos abres muitas questões que até hoje não sabemos responder que ainda buscamos respostas, de onde viemos quem somos nós. Então cheguei a conclusão da necessidade desses estudos em sala, que esses ensinamentos podem nos proporcionar algo muito alem do que podemos imaginar. Com o estimulo de um professor de educação física pode sair um atleta, o professor de educação artística pode abrir incentivo a um cartunista ou até mesmo imagina um filosofo para nos responder as mais curiosas duvidas sobre nos mesmos. Essas matérias tem muita importância sim no nosso dia a dia interfere e muito no nosso futuro, crescimento pessoal, mas muitas vezes nossos professores e que não nos passam a importância dessas aulas. Essas aulas dadas de maneiras criativas, incentivadoras podem abrir sem duvidas portas ocultas que nem mesmo a criança o adolescente imagina, nos cabe agora educadoras profissionais passar a diante, mostrar que é muito importante esse conhecimento. Outro assunto que ressalta o artigo, é de que nós devemos sempre ser protagonistas de nossa história, nós em primeiro lugar e devemos passar a idéia de que crianças são capazes sim de protagonizar suas vidas, e o começo é na escola com apoio e incentivo do professor, nas aulas, nos trabalhos no desenvolvimento que a criança tem dentro da sala, devemos sempre mostrar a capacidade de crescimento de cada um, mostrar que cada criança tem um dom e saber desenovelo trará muitos frutos no caminho. Mostrando que é possível sim e que a criança é capaz, nos somos capazes de protagonizar nossas vidas.
04/08/2011 18:46:30


6 Janaina Fernandes Silva Bilac 1PNA - São José dos Campos
Todo o texto é muito interessante, mais entre umas das partes o que me chamou muita atenção é a abordagem ao fato que as pessoas em grande maioria ainda enchergam a EDUCAÇÃO no simples fato de ir até a conhecida escola, seus professores tradicionais, livros e atividades que relutam em modificarse e se seguir junto ao desenvolvimento de nossas crianças que anseiam pelo saber. A Leitura do Mundo, é algo que deve ser aplicado em nosso diaadia, existe tanto ao nosso redor para se aprender, e que por diversas vezes passa despercebido... Talvez se começarmos a ser como as crianças em suas curiosidades aceitar que a escola tem uma responsabilidade muito maior do que o simples fato de transmitir um conteúdo programático como aprender a ler. Devemos aprender a analizar, refletir e pensar o mundo em seus próprios processos, para assim EDUCAR no real sentido da palavra.
04/08/2011 17:18:29


7 Maira Cristina Cardoso - São José dos Campos
O artigo ressalta que a educação não se define somente em sala de aula e seus materiares,e sim como um modelo amplo de sobrevivencia,ou em outras palavras nos faz enchergar que é muito mais do que imaginavamos ou seja uma grande responsabilidade sobre nosas vidas.Outo assunto que achei importante comentar é sobre os educadores,que por sinal teriam que se manter sempre atualizados em novos asuntos que o mundo oferece, em primeiro lugar ter o respeito entre ambos educadores e alunos, e enfim não deixando o trabalho dos dois cansativos e repetitivos e tornando uma aula mais dinamicas e aproveitosa.
04/08/2011 16:49:37


8 Priscila M. Monteiro 1PNA BILAC - São José dos Campos
O artigo nos mostra o real valor da educação. Mesmo vivendo em um tempo onde a educação muitas vezes não seja lembrada, através desse artigo, podemos refletir e rever nossos conceitos em relação a isso. Temos aqui Paulo Freire como exemplo de um grande educador entre outros, e podemos como ele, se tivermos a sensibilidade de fazer a leitura do mundo, fazer a diferença criando caminhos e métodos de ensino que despertem em cada aluno a necessidade de crescer, conhecer e também fazer a diferença. Temos que mudar e aprimorar nossos conhecimentos a cada dia, pois o mundo também muda a cada dia, fazendo com que a todo momento, a palavra EDUCAÇÃO seja motivo de reflexão para todos nós, não perdendo sua grande e fundamental imporatancia em nossas vidas. E com isso traçaremos os melhores caminhos para que nossas crianças venham ser futuramente pessoas determinadas, bem sucedidos...AFINAL EDUCAÇÃO VAI MUITO ALÉM DO QUE PODEMOS PENSAR, E NOSSO EMPENHO EM BUSCAR CONHECIMENTOS, CAMINHOS, ETC, NOS TORNARÃO EDUCADORES QUE FAZEM A DIFERENÇA!!!
04/08/2011 16:12:37


9 Ana Luiza 1PNA Bilac São José dos Campos - São José dos Campos
Ser tradicional dentro de uma sala de aula nem sempre é o melhor, não é estimulante e não chama a atenção dos alunos. Por isso é preciso saber ser criativo e que saiba envolver os alunos. E o que nós mais precisamos é de educadores como Paulo Freire, que no próprio texto já que diz ele foi um educador muito conceituado e respeitado. Ter a “visão de mundo” diferenciada pode ser o primeiro passo para que a educação comece a melhorar se torne mais interessante e ampla principalmente para os alunos, no qual eles poderão se interessar mais pela escola já que hoje em dia é uma coisa tão monótona.
04/08/2011 00:28:26


10 Patrícia S. Marcondes /Bilac1PNA - São José dos Campos,SP.
O texto ressalta claramente a importância de um educador que inova e busca maneiras alternativas de ensino.Como Paulo Freire dizia ensinar os nossos alunos a ler o mundo é de extrema importância no desenvolvimento da criança.Um aluno que aprende sobre algo presente em seu cotidiano,além de poder contar com materiais de apoio como jogos,brincadeiras,dança,teatro e outros,sem duvidas terá um melhor desempenho em seu aprendizado.É um ótimo artigo,estimulante para educadores e futuros educadores.
04/08/2011 00:27:37


11 Fabiana Ribeiro Bilac 1pna prof João Luis - São José dos Campos
Devemos ter uma visão ampliada sobre o que é educação, pensando e repensando sempre no nosso ramo de atuação. Para alguns essa visão ainda é muito fechada mesmo sabendo a importância da educação nas nossas vidas. A educação não é só um trabalho a ser prestado, mas são conjuntos de práticas e conteúdos que garantem o futuro dos alunos sempre pensando numa educação mais complexa, provocante e transformadora, dessa maneira estaremos estimulando o aprendizado dos alunos de uma forma gostosa e criativa de ensinar. Se `lermos o mundo` como dizia Paulo Freire e passarmos essa idéia, estaremos ajudando a mudar o futuro e a história desses alunos, então, eles se tornarão protagonistas na construção de seu conhecimento.
03/08/2011 23:51:52


12 Edilaine lourenço Colégio Bilac 1PNA São José dos Campos - São José dos campos
O artigo nos mostra a importância de termos uma educação mais inovadora.E mostra também a importância dos educadores estarem sempre atualizados nos acontecimentos do mundo,e serem mais estimulantes em sala de aula de como é importante respeitar as origens culturais dos alunos e aproveitando o conhecimento de cada um deles,pois assim eles seraiam mais participativos e não passivos.Agindo dessa forma teremos uma educação mais preparada e fortalecida diante aos dilemas do mundo atual!!!
02/08/2011 00:13:49


13 Fabiana Gonçalves alina do BILAC 1PNA - sao jose dos campos
ENTÃO O ARTIGO NO MEU PONTO DE VISTA FALA,SOBRE VARIAS COISAS UMA DELAS É QUE A EDUCAÇÃO ESTA SEMPRE IGUAL E QUE NUNCA MUDA . MAIS PODEMOS FAZER ALGUMA COISA PARA MUDAR COMO UM DOS MAIORES EDUCADORES CHAMADO PAULO FREIRE FALAVA TEMOS Q LER O MUNDO, E VERMOS COMO ELE É IMPORTANTE E COM ISSO APRENDERMOS E NOS ESFORÇARMOS PARA SERMOS UM BONS EDUCADORES E FAZERMOS A DIFERENÇA.
01/08/2011 23:47:16


14 Geovania Maria de Freitas Dutra - São José dos Campos
Assim como Paulo Freire e entre outros da atualidade, o educador tem de estar a frente do seu tempo, inovando, criando e estimulando cidadãos que estão sobre sua responsabilidade a ser futuros refletidores do seu papel na sociedade, não apenas modelo que se segue. O papel do educador é o mais importante de todos os tempos, afinal todas as outras profissões vêm depois. Por exemplo: Existe um médico, engenheiro, e até mesmo um educador que não foi ensinado por um professor? Esta sobre sua responsabilidade criar cidadãos críticos, refletidores e decididos a construir seus próprios caminhos, não deixando levarse por uma sociedade que dita regras ou um sistema que os manipule. Cidadãos que dão uma nova chance pra si e pra outros. No entanto, um culto a celebridade é uma imaturidade da inteligência, cada ser humano é igualmente importante Augusto Cury.
01/08/2011 17:15:39


15 Débora Cristina 1 PNA Colégio bilac - São jose dos Campos
O artigo nos mostra que a educação não se refere somente numa sala de aula entre professores e alunos. Educação é vocábulo de ampla repercussão e que não pode ser entendido a partir de uma definição simplificada. Nos educadores temos que estar sempre nos qualificando e experimentando brincadeiras dinâmicas para ensinar aos alunos a aprender e respeitar diversas classes sociais em um só espaço.
01/08/2011 15:22:48


16 Verônica Colégio Bilac 1PNA - São José dos Campos
Este artigo nos relata a importância da educação nos dias de hoje,e nos dá a oportunidade de abrimos os olhos e reconhecermos que ainda temos uma visão limitada quando o assunto é a educação. Assim como a idéa de Paulo Freire que nos ensina a ler o mundo E de como é estremamente importante respeitar e valorizar os estudantes. Porque agindo assim os estundantes tonamse participativos e não passivos as orientações de seus educandos. E fazendo assim,abrimos mão da educação convencional e simplificada,analizando e refletindo sobre a educação no mundo em que vivemos hoje,ensinando crianças á se tornarem adultos preparados e fortalecidos.
01/08/2011 00:13:41


17 Cibele Faria João Luís / 1PNA /Olavo Bilac - São José dos CamposSão Paulo
De acordo pleno com Paulo Freire se nos empenharmos em fazer dinâmicas com nossos alunos, o aprendizado ficara mais interessante! Eliminamos pobreza de cultura com nossos conhecimentos dentro de sala com nosso futuro,os alunos! Professores precisamos sempre nos atualizar e diversificar em sala, procurando prender a atenção dos nossos pequenos.Vamos valorizar e dignificar os alunos para erradicarmos a pobreza cultural e educacional desse país .
31/07/2011 15:31:31


18 Vinicius - São José dos Campos
Espero viver até o dia em que o sonho de Paulo Freire se torne realidade, pois ainda estamos muito longe desse dia, um país sem educação transformadora, emancipadora, é um país de zumbis!
31/07/2011 13:51:37


19 Janaina Luma dos Santos 1PNA COLEGIO BILAC - São José dos Campos
O que o artigo ressalta sobre a educação é como ela é vista nos dias de hoje,que nos faz acreditar que a educação se define somente em escola, e não nos deixa ver que a educação é muito do mais que isso, não somente a leitura, fala e a escrita ferramentas fundamentais, mas sim também a história,a arte entre outras são tambem informações importantes para a educação. Outro importante assunto que o artigo nos traz é a importância dos educadores estarem sempre atualizados, assuntos sobre meio ambiente, história, notícias sobre o mundo, ajuda a melhorar o desempenho de atividades, dinâmicas para complementar a educação de seus alunos, fazendo assim com que as aulas sejam interesantes e melhor aproveitadas. Sabemos também que nos dias de hoje, somos conduzidos a uma vida que seguimos em carreiras,que quando mais nos estudarmos, maior sera nossa estabilidade na vida profissional e pessoal, por isso como educadores devemos pensar e repensar de um modo com que fazemos a diferennça na educação de apredendizagem desses alunos ao longo de suas vida.Tendo com educadores a inclusão, ética e a dignidade,asim contribuímos para uma uma educação melhor, ajudando a esses alunos terem mais confiança de si mesmo e fezerem seu papel junto a sociedade.
31/07/2011 11:54:40


20 ANA LUCIA DOS SANTOS - SOÃO JOSE DOS CAMPOS
gostei muito do texto quando agente esta desanimado com a forma que a educação esta sendo ensinada nos tempos de hoje nos temos um texto que mostra que não devemos desanimar. porque temos um futuro pela frente e mostra que vamos ser bons educadores, e esta ai um exemplo Paulo Freire um insentivador para todo o sempre.
30/07/2011 11:15:54


21 Joelson dos Passos - São Francisco do SulSC
Ótimo artigo. Paulo Freire é sempre atual. Os educadores devem ser mais políticos para poderem atuar como modificadores do processo de desmonte da educação patrocinada pelo Banco Mundial. Ao lermos as lições do mestre, percebemos que nem tudo está perdido.
07/06/2011 09:42:40


22 Aderilson Parente - AnanindeuaPA
Quando já estou esquecendo da educação freiriana tem outros companheiros que compartilham desse mesmo ideal pensado por Paulo Freire e me faz lembrar da beleza que é a educação.Por um ato amoroso Paulo Freire espalhou pelo mundo uma orientação de como deve ser pensado a educação e o que devemos fazer quanto educador para proporcionar a autonomia dos educandos. Obrigado ProfºDrº João Machado por ter novamente lembrado da proposta. Obrigado ProfºPaulo Freire pelo seu contributo na educação para a humanidade.
17/05/2011 17:14:11


23 Adriana Coelho - Rio de Janeiro
Parabéns! Gostei muito do artigo, e acredito que este é o caminho que nos educadores devemos buscar, o compromisso de educar os alunos a querer ser mais.
22/11/2010 15:10:55


24 maria rita dos santos - ibirapitanga
MUITO BOM O TEXTO...ERA O QUE FALTAVA PRA FECHAR MINHA PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO!!!! PARABÉNS!!!
07/11/2010 16:46:49


25 Claudio - Curitiba
O artigo é muito bom, parabéns. Fiquei triste com as pessoas que estão comentando, será que essas pessoas são educadores!!! coitados dos alunos, está justificado o porque da educação estar no nivel que está. Se forem alunos, dá para perceber o porque do nosso ensino estar desse jeito. As pessoas não sabem nem escrever direito, como é que querem ser educadores? me digam...leiam as opiniões e vejam como eu tenho razão. Minha gente!!!Socorro
21/07/2010 16:17:17


26 Alessandra - Ribeira do Pombal
O Artigo traz uma reflexão sobre o propósito da educação e um convite a autonomia dos envolvidos no processo de aprendizagem. Que esta seja constrída para o bem comum, refletida nos saberes adquiridos, sistematizados, aprofundados... insirse na sociedade. Compreendendo e intervindo no ambiente.
19/07/2010 20:15:49


27 Neuma Simplício de Andrade - Boa vista/RR
Gostei muito do seu artigo. Realmente precisamos mudar a concepção de educação,e a forma errônea que costumamos pregar a educação nas escolas.
30/06/2010 19:10:06


28 maria socorro lima velozo - manuel Urbano AC
muito importante o artigo! a leitura nos desperta sobre a visão que temos de educação, faz refletir a prática padegógica e concientiza a necessiddade de mudanças, inovações,e a busca constante do conhecimento. parabens!!! Doutor.
15/04/2010 17:05:43


29 jorge - manaus
Acredito que as possibilidades de crescimento são grandes, quanto mais investirmos na educação, pois é urgente que nós educadores e como formador literário, dispor o conhecimento com um horizonte bem definido para que os jovens alunos possam ver um futuro mais promissor !
24/02/2010 15:37:43


30 José Carlos gomes de lima - São Lourênço da Mata Recife,Pernambuco
Os sonhos de Paulo Freire São os sonhos de vários profesores.Acredito que um dia teremos uma educação sem o auxílio de mariõnetes ou cordas amarradas em nossas mentes.Adorei o artigo, principalmente por citar o mestre Freire e a importancia tão importante da filosofia na educação,...
16/02/2010 21:55:01


31 antonia alves de oliveira lima - jacobina
gostei dos textos. ajuda a constuir uma sociedadee uma educação mais dinâmicae incluinte.
11/02/2010 15:38:21


32 Luciane Carvalho - Itamarandiba
Adorei a reflexão. Sem dúvidas a educação vai muito além do simples fato de saber ler e escrever. E cabe a todos educadores saber realmente qual é o seu papel na construção do conhecimento, estes tem que conscientizar que tem uma grande responsabilidade nas mãos, na busca da verdadeira EDUCAÇÃO.
08/11/2009 20:14:30


33 Marysol - Recife PE
PARABENS!!!
27/10/2009 14:00:36


34 juliana carneiro de oliveira - Benjamin Constant AM
Gostei muito deste artigo! uma abordagem impressionante que nos faz refletir sobre o que sabemos da educação, e serve de norteamento para quem tem dúvidas sobre o referido assunto.
06/10/2009 11:45:13


35 JUSSI - juazeiroBA
gostei...é muito bom está sempre lembbrando que todo educador deve ter o compromisso de estimular o senso cr´tico do aluno...
26/06/2009 18:23:02


36 Gabriela Phulmati - Boa Vista Roraima RR
Poxa que legal... Gostei do que li. Precisamos ser críticos e reflexivos, caso contrário nós seremos alienados e baixaremos nossa cabeça.
25/04/2009 20:56:30


37 christyna - viçosa
Eu achei muito legal e muito importante
21/04/2009 15:29:36


38 ANA CAROLINA - ANAPOLIS
MUITO LEGAL TD ISSO
25/03/2009 14:55:24


39 Beatriz Aparecida Ananias - Nova Esperança _ Pr.
Adorei... Achei mto importante para nosso futuro, achei dez!
24/03/2009 10:12:40


40 RUBENS DE OLIVEIRA SOARES MAUÁ SP - MAUÁ
A PERCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA QUEM LE O ARTIGO, MUDA RADICALMENTE.
07/10/2008 21:56:13


41 patricia - Aparecida de GoianiaGO
Gostei muito do artigo! O comentario sobre Paulo Freire foi otimo gosto muito dele.Sou estudante de pedagogia e atraves deste artigo senti a grande responsabilidade de um pedagogo e que realmente eu fiz a escolha certa.
23/08/2008 18:41:56


42 Maria Luiza - Santo Antônio de Jesus_BA
Eu achei esse artigo maravilhoso!Com certeza todos que leram também amaram,eu gostei tanto que mandei ele para todos os meus amigos.
04/08/2008 17:10:29


43 NARA BARRETO - Japaratuba
Gostei muito do artigo, pois estava a procura de algo que me ajudasse a montar o Projeto pedágogico da escola a qual estou diretora há um ano. Tenho certeza que esse conceito de educação o qual foi colocado neste artigo será a base de sustentação para o nosso projeto. Adorei!!!!!!!!!!!!!!!!
17/07/2008 21:15:23


44 Manuel julio Bareto - ANGOLA (LUANDA
ADOREI DO SEU TRABALHO
09/05/2008 06:18:40


45 Marcelo Navarro - Osasco-SP
Um ótimo artigo. Conseguiu condensar de forma brilhante a Educação e o papel da Escola no contexto atual. Parabéns.
03/04/2008 13:25:53


46 Luciane de oliveira neres - Manaus
adorei isso muito interessante! para o nossos filhors do futuro!
24/03/2008 15:07:01


47 Bruna Viana - manaus
"Acho que a educação hoje no Brasil devia ser mais prestigiada, apesar de alguns dizerem que é mais na realidade não é. Confesso que sem sobra de dúvida que muito estudantes não querem saber de estudar, porém isso não significa que eles devam estar fora da escola! Uma ressalva que tenho a fazer é em relação ao salário dos professores de rede pública e privada, deviam ganhar mais, afinal aturam todo tipo de aluno...
17/03/2008 16:25:37


48 Raimundo Ferreira Dos Santos - Cametá
Esse artigo é de profícua contribuição para a prática educativa,mas essas concepções de educação ainda estão muito afastadas da realidade educacional das escolas públicas,precisam adentrar no seu interior e isso só acontecerá se fizermos como diz Cristovão Buarque "a revolução da educação".
11/03/2008 07:14:18


49 ARGEMIRA ALVES DA SILVA - Salvador
É simplesmente fantástico.Estou fazendo um trabalho sobre educação e encotrei este artigo que vai me ajudar muito.
19/02/2008 19:55:03


50 Fernanda - Fortaleza
Eu apreciei muito o artigo, pois é um meio de motivar e ensentivar as pessoas a educação, e de modo a que expressam.... Adorei mesmo.... Tem tudo a ver comigo e com o que penso a respeito...... É um ótimo trabalho, estão de parabéns......
05/12/2007 10:37:30


51 joyce - joão pessoa
eu gostei muito ! é muita aprendizagem e isso me leva um trabalho pra meu professor de ética muito obg por que se vc não tivesse feito esse trabalho pra mim não estaria agora pesquizando isso xau !
03/12/2007 09:53:05


52 Francisco Vasco Themo - Beira
Para mim compreendo que Educaçao-é um processo que educa o Homem segundo os seus actos e cultura,ela reencaminha ao Homem no ambito de criar uma convivencia harmoniosa,no estabelecimento das relaçoes sociais e culturais do mundo.
17/10/2007 18:43:08


53 Carla - São Paulo
Amei demais este artigo!
08/09/2007 22:36:20


54 Marcela Mercante - Juiz de Fora-MG
SImplesmente fantástico o artigo e me fez repensar enquanto educadora sobre a prática na sala de aula, e com certeza, repensar o conceito que tenho sobre educação. Maravilhoso!
04/08/2007 17:32:46


55 Gizele - Porto Alegre
Eu sou estudante do Magisterio e achei o artigo simplesmente magnifico acho que muitas vezes os professores buscam trazer algo de novo para os alunos, mais acabam inibidos dentro da sala de aula por não terem muita liberdade de expressar suas ideias e acabam realmente virando marionetes da educação o que acaba nao atraindo a atenção dos alunos e muitas vezes ate desanimando o professor
29/07/2007 20:55:56


56 Valdelice - Feira de Santana - Bahia - Brasil
Gente, para mim "EDUCAÇÃO", está muito aquem do seu verdadeiro valor. EDUCAÇÃO do latim "EDUCARE", que significa extrair, tirar, desenvolver. Consiste essencialmente, na formação, principalmente, do caráter do homem e tantos outros valores que vão além de fazer associação, dominar a gramática vernácula e faze belos discursos. As Universidades estão inchadas de jovens alienados que só pensam, na maioria deles em fazer rebeldias, deixar cabelos grandes e sem pentear, vestir roupas estravagantes, libertinagem em detrimento da liberdade. Os valores hoje em dia são praticamente deixados de lado. Por isso temos médicos, advogados e tantos outros profissionais deselegantes. São elegantes só na falácia e na roupa. Tudo está errado. São poucos os acertos efetivamente concretos. O que se tem é um bando de copiadores. Meus amigos esses são meus pensamentos. Precisamos ensinar o homem a não negligenciar a presença e Deus nas coisas e atos. O altar da nossa consciência vive muito cheio de tantas coisas inúteis que dá dó. Também eu estou inserida nesse esquema, do qual não quero participar. Muito obrigada.
29/07/2007 15:14:00


57 Eliane C. Santos - feira de santana
Doutor João Luis Almeida Machado está de parabéns por este artigo.Pois desperta um olhar clínico ao educador na sua prática de ensino-aprendizagem.Trazendo assim a concepção de educação que Paulo Freire defende como o desenvolvimento cognitivo de cada educando tornando assim um ser autonomo.
12/07/2007 23:11:12


58 marcia - Teixeira de Freitas
A Reflexão sobre a educação é de fundamental importacia,só assim podemos emitir opiniões com sustentação, sabendo que a educação faz perte de nosso cotidiano partiremos para uma proposta real pode ajudar os educandos a compreender melhor esse processo chamado Educação.
07/06/2007 22:27:03


59 edineide otavia otavia da coceição - caravelas
estamos tãoinbuidos em nosso trabalho que namaior parte do tempo nen aosmenos preucupamos em pemsana educação pq oje niguem liga para escola fala que e uma droga antes fasia bagusa no colegio usava droga brigavao a escola para ele nao e nada pq eles nao tam educação ele que teverao a portunidade agora nao tam mais pq nao quisera aprede nada
23/05/2007 19:42:04


60 Lygia Peres Lima - São Paulo
o máximo! tem tudo a ver com a maneira que penso a respeito.. eu sou aluna e um dia desses, um professor se irritou com nossa sala pq nao estavam (eu estava) prestando atencao na aula, estavam dormindo, dai o meu prof. ficou tao furioso q disse q pra ele ali estava td acabado, entao eu escrevi uma cartaa para ele e fiquei muitissimo orgulhosa com q escrevi. eu gostaria de postar esta carta neste site e ter feedback das pessoas, bom, afinal de contas, estou lutando para iniciacao cientifica nesta area da educacao, mas sou estudante de design de multimidia. como posso colocar minha carta aqui, como forma de colaboração e discussão sobre o assunto?
17/05/2007 17:23:14


61 Flávia Mascarenhas daSilva - Feira de Santana - Bahia
Parabéns Doutor João Luiz Almeida Machado! Esse artigo está muito bem estruturado; a leitura nos leva a refletir sobre a forma errônea que pregam a educação. Acredito que todos as pessoas preocupadas com o fazer educativo deveriam ter acesso a este artigo que traduz muitas idéias do excelentíssimo Paulo Freire.
01/05/2007 20:18:09


62 andreajurado - bauru
Amei o artigo! acredito que o mundo avançou de maneira significativa mas a concepção de educação permaneceu estagnada; muitos educadores, precisam mudar sua concepção de educar para modificarmos a atual situação da educação hoje. Unidos todos; educadores, sociedade e representantes políticos, podemos construir a concepção de leitura de mundo que tanto Freire diz em sua obra.
17/04/2007 21:28:02


63 Lucimar Alves de Almeida - Indaiatuba
Maravilhosa a abordagem do Professor e Doutor João Luiz Almeida Machado, acredito que o processo de humanização sonhado por nós educadores, a partir das idéias Paulo Freire, esta muito bem conceituada por esse autor....
12/04/2007 07:58:27


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.