Carpe Diem
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Eu quero apenas - 31/01/2007
Roberto Carlos e Erasmo Carlos

'

Eu quero apenas

Eu quero apenas olhar os campos, eu quero apenas cantar meu canto
Eu só não quero cantar sozinho, eu quero um coro de passarinhos
Quero levar o meu canto amigo a qualquer amigo que precisar
Eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar

Eu quero apenas um vento forte, levar meu barco no rumo norte
E no caminho o que eu pescar quero dividir quando lá chegar

Eu quero crer na paz do futuro, eu quero ter um quintal sem muro
Quero meu filho pisando firme, cantando alto, sorrindo livre

Eu quero amor decidindo a vida, sentir a força da mão amiga
O meu irmão com sorriso aberto, se ele chorar quero estar por perto

Venha comigo olhar os campos, cante comigo também meu canto
Eu só não quero cantar sozinho, eu quero um coro de passarinhos

Roberto Carlos e Erasmo Carlos
(Cantores e Compositores brasileiros)

 

O que você quer da vida? Aonde quer chegar? Quais são os sonhos que acalenta? Não conheço pessoas que pensem na solidão como uma de suas metas. Sei de muita gente que pensa a amizade como uma grande dádiva e que procura dar a essa relação que se estabelece entre os seres humanos o devido valor e que, em vista disso, restringe seu círculo de amizades a algumas poucas pessoas...

Gostaria de ser como o Roberto e o Erasmo... E ter “apenas” um milhão de amigos. Será que eles realmente conseguiram isso? Será que o seu ideal de vida, apresentado nessa clássica canção dos anos 1970 aconteceu em suas vidas? Quantos serão os amigos que eles têm? Quantos serão os amigos que realmente temos em nossas vidas?

Também não quero cantar sozinho e poder levar a cada amigo o meu canto amigo. No entanto, nesse mundo cada vez mais individualista e materialista em que vivemos quem serão os nossos verdadeiros amigos? Onde estão os nossos amigos de fé, aqueles que são autênticos irmãos camaradas que nos acompanham em todas as jornadas, sejam elas boas ou ruins?

Isso nos leva a pensar a respeito do próprio conceito que temos de amizade. O que é ser amigo? Como você é como amigo?

Você é aquele sujeito que mesmo estando à distância ainda consegue tempo para lembrar de seus companheiros de tantos caminhos? Ou ainda, será que seus amigos fazem parte de suas orações, das histórias que você relembra com carinho ou de planos para o futuro?

Os peixes que você pesca ao longo de seu dia de labuta em alto mar têm sido divididos com os amigos? A palavra de consolo ou de incentivo que tantas vezes precisamos escutar de uma pessoa estão sendo proferidas por você para as pessoas que preza? E aquele telefonema aguardado, com notícias suas e dos seus, para verdadeiramente “matar saudades” daqueles que se importam com você... Tem acontecido?

Há quanto tempo você não se encontra com seus grandes amigos? Já pensou como eles fazem falta mesmo o tempo tendo passado? Amizades sinceras vencem o tempo, sempre tem conversa para ser colocada em dia, superam qualquer barreira, passam por cima de todas as pequenas diferenças ou rusgas, acontecem num clima de sincero carinho e preocupação...

Não se deixe atropelar pelos compromissos da vida. Quebre os muros que o afastam de seus vizinhos. Cumprimente a todos com um sorriso aberto em seu rosto. Estenda a mão aos que são próximos e lembre-se também de entrar em contato com os que estão um pouco mais longe. Faça novos amigos. Preserve todos aqueles com os quais já possui uma relação mais antiga.

Amizade é um presente dos céus. Amigos de verdade são aqueles que são sinceros o tempo todo e que se respeitam e se gostam independentemente das diferenças que existam entre eles. Um grande amigo é aquele que fala abertamente o que pensa mesmo sabendo que o que está dizendo pode naquele momento magoar ou ferir os sentimentos de seu “irmão camarada”...

Hoje em dia até as amizades são pasteurizadas... Tornaram-se descartáveis. Não se criam mais aqueles elos duradouros, que não se quebram mesmo com o passar do tempo ou com a distância que separa os amigos...

Tenho bons amigos e a todos eles dedico essa breve reflexão. Tento sempre estabelecer amizades sinceras. Por vezes não sou compreendido e não consigo firmar as bases que gostaria para firmar essa profissão de fé. Que essa pensata ajude muitas pessoas a rever seus grandes amigos... É isso que gostaria que acontecesse também para mim...

Obs. Um abraço todo especial a alguns de meus amigos inesquecíveis, irmãos de fé, camaradas de jornadas inesquecíveis... Ênio, Paulinho, Marcelo Vianna,... E aos melhores amigos que tenho na vida... Sheila, João Vítor e Thaís.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










9 COMENTÁRIOS

1 vitoria angelim - vitoria de santo antão
eu adorei essa musica um belo classico .eu faso 4 serie e minha profassora conceiçao mandou agente copia.gosto muito de roberto um idolo essa musica me fes enteder a importancia dos amigos obrigadoooooooo beijoooooooooooooooooooooooooooooooooos
11/05/2011 14:15:35


2 Tania Santana Balthazar - Santos / SP
A letra da música é maravilhosa, já havia caído no esquecimento, obrigada por reavivála. Assim é, ou pode ser, com os amigos, se não ficarmos atentos. O diaadia corrido demais, nos afasta das pessoas queridas. Por praticidade ou comodismo, vamos nos achegando àquelas que estão mais próximas e nos distanciamos daquelas que estão mais longe. Os verdadeiros amigos, fazem a diferença, independente da distância, não são nuvem passageira, nem chuva de verão. O ideal é acordarmos a tempo de resgatar as verdadeiras amizades. E viver mais este valor tão importante para a realização de um ser humano. Que todos possam viver, de alguma maneira, a intensidade das amizades.
13/09/2009 19:32:07


3 Maria das Graças de Cristo Silva - Camaçari Bahia
Acredito que estamos perdendo, quando deixamos adormecidos nossos verdadeiros amigos. Essa produção me reporta a refletir sobre um passado saudadavel, de amigos que napenas recordamos nas coversas de familia.Parabéns!!Por essa mensagem tão tocante.Obrigada.
16/08/2009 11:57:57


4 Antonio Domingues da Silva - São Paulo
Nossa! O site é jóia!! Adorei! Esistem muitos textos lindos! Precisamos de mais sites assim! Abraço do mais novoamigo. Antonio, mas prefiro que me chamem de: Toninho O Terrível!
11/08/2009 21:24:27


5 Hiojuma Figueiredo - São Mateus/ES
João, São 4:34 da manhã. Perdi o sono e vim buscar na internet boas leituras. Que grata surpresa!!! Encontrei você, com sua produção que nos faz pensar em questões adormecidas pela correria da vida. Acabei de acrescentálo aos meus favoritos queridos. Parabéns!!!! Grande abraço. Hiojuma
05/08/2008 05:25:55


6 Juliana Andrade - São João de Meriti
Muito bom.
24/03/2008 12:44:41


7 Maria Eugênia B. de Paiva - Fortaleza
Gostei bastante! Quantas possibilidades temos numa letra como esta para trabalharmos com nossos alunos em sala de aula. Valeu!!!!!!!!!!!!
23/09/2007 16:55:47


8 Chirley Moreira - Betm
Encontrei o site por acaso... Só quero dizer que é maravilhoso saber que existe uma pessoa como você. Com o dom de escrever palavras que nos tocam e nos fazem refletir. Tens minha admiração.
16/09/2007 19:33:05


9 Josileide Medeiros - Primavera do Leste/MT
Nossa!!!Que momento maravilhoso de reflexão. Você me fez refletir, relembrar, e até emocionar por recordar momentos únicos que vive com grandes amigos.. Amigos que hoje estão em outro plano, não neste, mas que permanencem vivos em minhas lembranças..Nossa, que saudade da minha infância! Aqueles companheiros de outras datas que hoje, residem em outros estados, os quais perdi o contato.."A mente borbulha de lembranças boas", obrigada por nos auxiliar nesta relfexão!!!! Até breve!!!
07/06/2007 13:12:46


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.