Matemática
Andréa Cristina Sória Prieto Consultora Pedagógica em Matemática na Futurekids do Brasil. Pós-Graduada em Psicopedagogia e Direito Educacional com Graduação em Pedagogia

Quando começa a aprendizagem - 29/01/2007
A partir de que idade devemos começar a ensinar nossas crianças?

'

A educação escolar deve começar bem antes dos 6 anos de idade, que é quando a nossa legislação torna obrigatória a freqüência da criança na escola. A Educação Infantil é uma fase essencial da aprendizagem. Já nessa fase a criança deve entrar em contato com o conhecimento. As creches ou escolas de Educação Infantil não devem ser simplesmente “depósitos de crianças”.

A escola é o lugar onde acontece a transmissão de conhecimento e as escolas de Educação Infantil não devem fugir desse papel. O professor de Educação Infantil deve conhecer as fases de desenvolvimento da faixa etária com a qual trabalha e estimular ao máximo seus alunos para que construam seus conhecimentos.

Jean Piaget nos fala que desde o nascimento até o 18º mês de vida, a criança busca adquirir controle motor e aprender sobre os objetos físicos que a rodeiam. Esse estágio se chama sensório-motor, pois o bebê adquire o conhecimento por meio de suas próprias ações que são controladas por informações sensoriais imediatas.

Quando lemos histórias para crianças de 1 ano, por exemplo, já a estamos alfabetizando. No estágio pré-operatório, que dura do 18º mês aos 8 anos de vida, a criança busca adquirir a habilidade verbal. Nesse estágio, ela já consegue nomear objetos e raciocinar intuitivamente.

Filhos de pais analfabetos têm mais dificuldade de se alfabetizar do que crianças que vivem em ambientes que estimulam a leitura e a escrita.As fases de desenvolvimento determinam como a aprendizagem deve ser trabalhada. Em especial, na Educação Infantil, as brincadeiras devem prevalecer. É através desses jogos educativos que a aprendizagem deve ocorrer.

Devemos estimular ao máximo nossas crianças com atividades lúdicas que proporcionem a construção de diversas áreas do conhecimento. Quanto mais estimulada for a nossa criança, mais estimulação cerebral ela formará. E quanto mais nova for a criança mais facilidade ela terá em ser estimulada, quanto mais velha for a criança mais lentamente serão criadas essas conexões neurológicas. Um adulto cria conexões neurológicas mais lentamente que as crianças.

Devemos, porém, ter muito cuidado para não sobrecarregar nossas crianças com atividades, gerando, ao invés da aprendizagem, um grande estresse, rompendo dessa forma, o elo com a aprendizagem.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










27 COMENTÁRIOS

1 france coelho - fortaleza
Gostaria de receber materal que fala sobre alfatização de 7 anos aos 14
12/01/2013 05:50:11


2 Centro Educacional Novo Ideal - Diadema
IDEAL para a formação de seu filho! Atuando na educação em Diadema há mais de 15 anos, com modernas instalações e uma equipe especialmente preparada, nossa Escola proporciona o que há de melhor para a formação de seu filho desde o Berçário até o Ensino Médio. Venha nos visitar! Rua Corunha, 150 / 11 40573134. EMAIL: coordenacaogeral@novoideal.com.br www.novoideal.com.br
23/10/2012 09:20:15


3 maria - imperatrizma
seu artigo é muito esclarecedor. estou passando por um problema serio na escola onde leciono pois, a secretária de educação do municipio onde trabalho está exigindo que as crianças do 2º periodo da educação infatil, sejam plenamente alfabetizadas, ou seja, dominem a leitura e a escrita, atropelando as fases de desenvolvimento das crianças. isso é um absurdo!!
13/11/2011 19:17:56


4 maria ruth - Barreiras
Que maravilha suas informações.Adorei e muito contribuirá para minha formação profissional.
24/06/2011 15:25:36


5 Sueli Schumacher - Dona Francisca R/S
Sou Pedagoga e adoro me aprofundar nos estudos e sempre estou pesquisando idéias e assuntos diferenciados.....Gostaria que me ajudassem me enviando por email mais informações,dicas,notícias...Mas gostaria de mais conteúdo sobre a autora Mariângela Mantovani. Quando é necessário dizer não. Paulinas. preciso estudar para um concurso de professor a.....Obrigada! Parabéns pelo site.....
21/12/2010 10:40:01


6 lucinéa da silva batiata - conceição dos ouros
As dificuldades estão em os nives os alunos,não sabemos se estamos atrasados com tantas tecnologia eles vem com muitas informaçoês não nem ai com o professor,mas ninguem estuda sem passar pelo professor.
15/12/2009 22:14:10


7 eliana cadete - belémpará
este artigo foi bastante esclarecedor para min com relação de como e quando devemos dar inicio a aprendizagem de uma criança. obrigada...
19/09/2009 13:31:19


8 margarete frança - belém
estou cursando pedagogia e gostei muito das informações.
04/09/2009 10:10:11


9 professora - boa vista
OS PAIS DE MUITOS ALUNOS VEM A ESCOLA RECLAMAR QUE SEUS FILHOS NAO SABEM LER POREM NAO PERCEBEM QUE A CRIANÇA DE 5 ANOS AINDA ESTA INCIANDO E NAO DEVE SER COBRADO QUE A CRIANÇA SAIBA LER COM ESTA IDADE E FAZENDO O 2 PERIODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL É ABSURDO POIS MUITOS PAIS ESTAO DESINFORMADOS E QUEREM FORÇAR AS CRIANÇAS A LER....
23/06/2009 13:58:11


10 GILDOVÃNIA LIMA - SANTA VITÓRIA MG
EM MINHAS AULAS DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇAO PROCURO TRABALHAR COM AS CRIANÇAS DE MANEIRA DESCONTRAÍDA E TRANQUILA EM BUSCA DE CONHECIMENTOS E NÃO COM ATIVIDADES ESTRESSANTES. CONCORDO QUANDO DIZ QUE NÃO DEMOS CANSÁLOS COM EXERCÍCIOS MASSANTES. OBRIGADA
19/06/2009 16:20:43


11 angela cristina marchi rodrigues - diadema
gostaria de receber mais informações sobre sexualidade infantil : as primeiras manifestações sexuais da criança pequena 4/5 anos, pois esse é o meu tema de tcc. como o professor percebe e trata essa situação em sala de aula? desde já, obrigada pela atenção.
02/06/2009 14:19:05


12 Eliete Bastos Macedo - inhambupe
Estou atuando como coordenadora municipal e gostaria muito de receber dicas de como trabalhar como o público da Educação Infantil. Adorei esta matéria...
21/04/2009 19:58:04


13 Regiane de Sousa Moura - Picos Piauí
Gostaria de saber informações sobre o curso Licenciatura Plena em Normal Superior,se o mesmo é ministrado na cidade de São Bernardo do CampoSP e em que instituição?
19/03/2009 14:33:47


14 sani - phl
estou fazendo meu tcc sobre sexualidade infantil e preciso de material deste de já obrigado!! se tiverem algum material que fale sobre o comportamento de menino com 10 anos .
09/03/2008 22:23:40


15 Viviane Tomaz da S. Dario - Rio de Janeiro
Gosto muito do que li,estou começando a fazer Pedagogia e já estou pesquisando idéias e assuntos p/minha monografia.....Gostaria que me ajudassem nisso,me enviando por e-mail mais informações,dicas,notícias...Esse assunto é muito bom,gostaria de mais conteúdo,quero me aprofundar mais neste.....Obrigada! Parabéns pelo site.....Beijos.
24/02/2008 11:54:13


16 ELISANGELA - sao paulo
Gostaria de obter mais informação sobre a educação em arte na crinça no perio infantil de 2 a 3 anos de idade, estou fazendo uma pesqeuisa nessa area para faculdade. obrigada. Elisangela
21/02/2008 14:26:05


17 JACYANE DIAS CASTRO - BELÉM
FICO AGRADECIDA POR TODAS AS INFORMAÇÕES PRESENTE NESTE SITE. PARABÉNS
03/01/2008 12:31:19


18 Elmana Silva dos Santos - Ilha Solteira
Parabéns ao site.... com certeza só tem a enriquecer a aprendizagem de todos.
07/11/2007 10:44:18


19 Eliene - embu
muito interessante e de grande importancia.
27/09/2007 15:02:57


20 Silmara Morgado - Guaçuí - ES
Sou formada em Administração de Empresas e admiradora de qualquer assunto relacionado a pessoas, principalmente família. Estou hoje ajudando a uma tia num projeto de pós-graduação em Gestão Escolar e gostaria muito de mais assuntos sobre o tema em que abordar: " A família como eixo das fificuldades de aprendizagem". Obrigaga! e parabém pelo site.
06/06/2007 17:06:01


21 Samiro António Pinho - Maputo
Adoro muito a vossa informação. sou Estudante de ciências de educação e gostaria de pedir que me enviassem informações acerca de (familia como eixo gerador das dificuldades da aprendizagem) é um assunto que achei interessante e gostaria de aprofundar. Obrigado!
14/04/2007 11:59:43


22 Ruth Marina Lemos Ribeiro - Belo Horizonte
Muito me admira um artigo escrito por profissionais com formação em nível de pós graduação em educação falar da escola como lugar de "transmissão de conhecimento". Atualmente, sabemos que esse conceito já foi superado pela idéia, mais completa e mais abrangente de construção do conhecimento. Nós (educadores, pais), ajudamos nossas crianças a construírem o conhecimento, que é muito mais do que transmitir. Afinal, não somos "equipamentos de transmissão", somos pessoas, racionais, que interagimos com o mundo a nossa volta e também com nossas crianças, que respondem aos nossos estímulos e não apenas os recebem. Fica mais estranho o artigo quando cita as idéias (revolucionárias para a época e ainda atuais) de Jean Piaget, um dos precursores do conceito de "construção do conhecimento". Finalmente, as autoras não têm nada a dizer sobre conceitos ou autores mais modernos (Vigotsky, por exemplo), só para citar um mais recente que Piaget? E os contemporâneos?.... Senti falta....
02/04/2007 15:02:57


23 Rafael Santos - Rio de Janeiro
Sou Professor e atualmente estou trabalhando com 1º ano de escolaridade ( c.a ), para mim foi um grande desafio assumir essa turma pois eu sei bem que alfabetizar nao e uma tarefa tao facil assim. Ja venho desenvolvendo um trabalho de alfabetizaçao de adultos, mas ja com a criança tenho que respeitar as fases de desenvolvimento. Esssa Materia me ajudou e muito para repensar minha pratica e entender as crianças e suas limitaçoes. Gostaria de trocar experiencias e ideias com proficionais da educaçao. Meu email e: RAFAELSAMTOS@HOTMAIL.COM
29/03/2007 23:22:33


24 RENATA TAVARES DE OLIVEIRA - Diadema
RENATA TAVARES DE OLIVEIRA Rua: das três meninas, 293-apartamento-01 Diadema 25 anos-Casada-Brasileira Tel: 4092-3303(res) Tel: 4056-8779(rec) Tel: 7148-2768(cel) Objetivo: Professora ou Auxiliar de classe Formação: •Ensino Médio Completo; •Ensino Superior Completo: Formada em Normal Superior na Faculdade Anchieta, em São Bernardo do Campo (inicio em fevereiro de 2004 e concluído em dezembro de 2006) com licenciatura plena ás series iniciais; •Cursando: Pedagogia com especialização em Educação Infantil na Faculdade Anchieta (inicio em fevereiro de 2007 á junho de 2007). Cursos de Capacitação para professores: •Ambientes Espaços e materiais para Brincar de Aprender (Comunidade Inamar)-24 horas-2007: Ministrado: Professor Franco Rigolli. •Brincar de Aprender (Comunidade Inamar)-24 horas-2006: Ministrado: Professor Franco Rigolli. •Os novos Caminhos da Alfabetização (Comunidade Inamar)24-horas-2006: Sendo: 4-horas: Os novos Caminhos da Educação Infantil: Ministrado: Professor Dr.Fernando Capovilla. 2-horas: Limites: Ministrado: Psicóloga Mariângela Mantovani. 4-horas: Dificuldades de Aprendizagem: Ministrado: Psicopedagoga Maria Célia Montagna de Assumpção. 4-horas: O grande desenvolvimento cerebral na primeira infância: Ministrado: Dr.Marcelo Gomes. 4-horas: Medos, birras e manias: Ministrado: Psicopedagoga Raquel C. Whitaker e Silvia de M. Pinto. 4-horas: Conclusão: Professor Franco Rigolli. 4-horas: Planejamento Pedagógico. •Projeto Pedagógico: A dimensão do Cuidar, Educar e Brincar na Educação Infantil (Faculdade Anchieta)-2005; Ministrada: Orientadora de Projetos Rosemary Verrone. •Educação Infantil (Comunidade Inamar)24-horas-2005: Ministrado: Franco Rigolli •Aspectos do Desenvolvimento Infantil (Comunidade Inamar)24-horas-2005; Sendo: 8 horas: Aspectos Neurológicos do Desenvolvimento Infantil e dos Distúrbios de Aprendizagem: Ministrado: Dr.Marcelo Gomes. 8 horas: Dislexia: Abordagem para atuar com alunos disléxicos: Ministrado: Psicopedagoga Raquel C. Whitaker e Silvia de M. Pinto. 4 horas: Sexualidade Infantil: Psicóloga Mariângela Mantovani. 4 horas: Planejamento Pedagógico. Cursos Extras Curriculares: •Curso de Inglês (Fisk)-Básico, Inicio em Março de 1997 á Outubro de 1998; •Curso de Computação (S.O.S Computadores)114 horas-1997. Experiência: Comunidade Inamar: Educação e assistência Social (03/03/2005 á 02/03/2007). Cargo: Professora (estagiária) turma de Maternal. Núcleo Educacional Estado de Israel (01/10/2004 á 28/02/2005). Cargo: Professora (estagiária) turma de Mini-Matermal, Berçário. Clubinho-Shopping Metrópole-(10/04/2004) á (20/09/2004). Cargo: Brinquedista (estagiária) Recreação. Referências Disponíveis após Solicitação / / _______________________
29/03/2007 00:55:47


25 Patrícia Zanata - Rincão - SP
Adorei as informações, estou fazendo tcc sobre a "família como eixo gerador de dificuldades de aprendizagem" e gostaria de receber mais informações sobre o mesmo. Obrigado.
27/03/2007 10:51:13


26 Kelly - Vitória/ES
Informação maravilhosa, na faculdade que curso temos que fazer uma minimonografia desde o 2º período, e estou agora neste, então gostaria de receber maiores informações, dicas, etc... a respeito desse assunto, gostaria desse tema para a minha minimonografia. Obrigada, Kelly Clarita do Nascimento
13/03/2007 11:38:57


27 polyane dos santos - goiânia
adorei a informação, sou estudante de pedagogia e gostaria que vocês me enviassem maiores notícias ou informes. obrigado.
09/03/2007 16:51:41


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.