Cinema na Educação
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

O Nome da Rosa -
Sherlock Holmes Medieval

'

Cena-do-filme-homem-parado-em-pe

William de Baskerville (Sean Connery em mais uma de suas marcantes interpretações, totalmente caracterizado como um monge franciscano) e Adso (vivido pelo então desconhecido Christian Slater, numa memorável presença como um noviço a acompanhar seu mestre, prática das mais comuns naqueles tempos) se esforçam para solucionar uma série de assassinatos que estão a ocorrer num mosteiro medieval localizado na Itália.

Dispondo de recursos "sofisticados" (a sequência em que William cobre seus instrumentos é extremamente significativa pois peças como o astrolábio e o quadrante que eram utilizadas pelos mouros e desconhecidas da maioria dos cristãos tem "participações especiais" e representam indicativos dos caminhos modernos adotados pelo personagem de Sean Connery) para os padrões da época, utilizando-se de uma lógica aparentada a de Sherlock Holmes muito tempo antes do nascimento do criador do imortal detetive, sir Conan Doyle e baseando suas ponderações nos princípios aristotélicos num momento em que os artífices da filosofia grega eram pouco ou totalmente desconsiderados, William de Baskerville constitui um dos grandes personagens da literatura (o filme baseou-se no romance homônimo do escritor, professor e intelectual italiano Umberto Eco) e do cinema. Constitui-se igualmente numa grande aula de história e de filosofia.

As perspectivas se abrem desde o princípio da trama pois estamos respirando os ares de um mosteiro encravado numa montanha, controlado pelos Beneditinos e que recebe a ilustre visita de visitantes franciscanos. A atmosfera sombria da localidade, o aspecto doentio de muitos dos frades que aparecem no transcorrer da história, o tom escuro de muitas das sequências (efeito propositalmente trabalhado por conta do competente diretor francês Jean-Jacques Annaud, do já comentado "Círculo de Fogo"), a rejeição a conceitos considerados avançados por parte da grande maioria dos monges que circulam no mosteiro e a presença destacada da Inquisição a partir da metade do filme nos permitem compreender um pouco do que foi a Idade Média.

Uma das maiores qualidades do filme está na reprodução de época, com a equipe de Annaud sendo assessorada pelo eminente historiador francês Jacques Le Goff, o que confere ao filme maior credibilidade no que se refere a utilização do mesmo como recurso didático. O figurino, as locações (o filme foi feito num autêntico mosteiro medieval), a ambientação, as músicas, os objetos disponibilizados e mesmo a fotografia em tons lúgubres (escuros, dando-nos uma impressão de umidade nos locais de filmagem) se tornam referências para que possamos apresentar o domínio cristão no medievo.

Homem-adulto-e-jovem

A trama central gira em torno dos referidos assassinatos descritos no início desse artigo, atribuídos pelos beneditinos a forças ocultas, a ação demoníaca que teriam dominado alguns dos jovens monges daquela casa de Deus. É interessante ressaltar que conceitos como Deus e as forças do bem confrontando-se com o diabo e o mal eram dominantes nesse período devido ao enorme poder da Igreja Católica (a grande força remanescente desde a época em que os romanos e seu grande império ruíram, ainda no longínquo século V); um dos maiores veículos de propagação dessa crença foram os trabalhos do filósofo cristão Santo Agostinho, em especial sua obra sobre a Cidade de Deus e a Cidade dos Homens.

No período em que se passa a ação, a igreja já passava por algumas dificuldades devido ao ressurgimento de cidades e de rotas de comércio, além da concessão aos leigos para frequentar as nascentes universidades (é dessa época um dos trabalhos que precedem o Renascimento Cultural e que são considerados como basilares para as transformações que se operam na transição do mundo medieval para o moderno, ou seja, a obra clássica do italiano Dante Alighieri, "A Divina Comédia"). O surgimento da Inquisição e a forma como essa instituição da igreja foi se tornando cada vez mais dura na sua perseguição aos hereges comprovam os receiospor parte da cúpula do mundo cristão.

A diferença de atitude do recém-chegado William contrasta com a atribuição a forças do além dos beneditinos e nos lança numa investigação em busca de provas, de evidências dos crimes (o que pode ser considerado como uma antecipação de posturas investigativas que passaram a ser adotadas no mundo da modernidade, quando do surgimento de correntes filosóficas e científicas apoiadas no empirismo e no racionalismo).

O confronto entre os franciscanos e os representantes da Inquisição (com destaque para o personagem Bernardo Gui, interpretado pelo premiado ator F. Murray Abraham, vencedor do Oscar de melhor ator pela sua personificação de Salieri, em "Amadeus") nos coloca novamente frente a frente com a questão do Bem e do Mal, apenas que interiorizados na instituição que se considera, por excelência, a representação terrena dos dotes celestiais e de sua mensagem de bondade. Quem triunfará?

Homem-adulto-conversando-com-jovem

"O Nome da Rosa" nos permite transitar por diversos temas e fases da história, nos remete inclusive aos fatores que levaram ao surgimento da Reforma do século XVI, além das já mencionadas outras possibilidades de estudo. Leva-nos a transitar pela filosofia antiga, medieval e antever a moderna. Abre perspectivas para buscar na literatura do período as fontes de compreensão dessa fase tão rica que é o período medieval. Além do que, a trama policialesca criada por Umberto Eco dá sustentação para um grande filme de suspense. Aproveitem!

Ficha Técnica

O Nome da Rosa
(The Name of the Rose)

País/Ano de produção: Fra/Ita/Ale, 1986
Duração/Gênero: 130 min., policial/suspense
Distribuição: Globo Vídeo ou Flashstar Vídeo
Direção de Jean-Jacques Annaud
Elenco: Sean Connery, F. Murray Abraham, Christian Slater.

Links
- http://epipoca.uol.com.br/filmes_detalhes.php?idf=1153
- http://www.adorocinema.com/filmes/nome-da-rosa/nome-da-rosa.htm

Videos-Relacionados

Avaliação deste Artigo: 2 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










42 COMENTÁRIOS

1 ilana cristina pedroza da silva - rodrigues alves
adorei o filme mostra como na quela época a igreja católica tinha muito poder.
21/10/2012 20:17:03


2 maria do carmo santos de oliveira - santana de japuibac.de macacurj
excelente filme,ainda ñ encontrei um,a altura para trabalhar a questão do poder da igreja,na idade média
31/03/2011 20:32:02


3 kelly - sao paulo
eu achei esse filme muito interesante
16/03/2011 12:16:50


4 jeferson - recife
filme bem elaborado.mostra a perseguição da igreja catolica.
26/02/2011 20:01:46


5 .!. - _
movie sucksssssssssss
24/02/2011 08:19:41


6 Marçal Scottini - MilanoItalia
Excelente O filme retrata uma realidade da idade Media,quando a Igreja Catolica ocultava as informaçoes contidas nas Escriturasa Rosa e impunha sua autoridade punindo aqueles que professavam a verdadeira fé em Jesus Cristo.
26/12/2010 13:20:20


7 deda - mage
muito bom
09/11/2010 13:26:48


8 felipe alves - Feira de Santana/Ba
achei muito legal,parece real
11/10/2010 17:26:56


9 GABI - FAZENDA NOVA
GOSTEI, MUITO CRIATIVO. PRINCIPALMENTE SOBRE AS INVESTIGAÇÕES...
29/09/2010 11:20:35


10 Barbara borges - natalrn
Ah eu to adorando estudar sobre o filme.... ele da exenplos da idade media... estou fazendo um dialogo sobre o filme... este filme e muito bom... eprendizados...etc..s2 bjos...
06/04/2010 12:44:48


11 ÉRIKA NOGUEIRA - TRÊS PONTAS
O NOME DA ROSA É UM FILME QUE ACOMPANHA MINHA FORMAÇÃO DESDE O COMEÇO, E A CADA VEZ QUE ASSISTO PERCEBO ALGO DIFERENTE, É MUITO BOM PODER CONTAR COM A SÉTIMA ARTE DENTRO DA SALA DE AULA COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA ENRIQUECER E FAVORECER A APRENDIZAGEM.
28/03/2010 10:10:58


12 paloma - são paulo
eu gostei é um otimo filme para todas as idades paloma beijokassssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss
23/02/2010 15:37:01


13 Lu Paes - MairinqueSP
Foi a resenha mais bem elaborada que encontrei na net. Deixa claro os aspectos relevantes do filme e aborda de forma sútil toda a perspectiva do filme...que como muitos já disseram é Fantástico. Grata pelo auxílio da resenha! Abraços
07/06/2009 19:46:28


14 maria das neves - bayeux
amei o filme é muito interessante no filme fla sobre o conhecimento né que era através dos livros vcs estão de parabéns gostaria muito de conhecelosssss e principalmente os que atuaram
23/05/2009 10:45:18


15 fabiola juliana - olinda
eu adorei o filme vi que mostra a realidade dos religiosos e de antigamente.. agora podia ser melhor pq tem alguma scenas que ficam escuras..
10/05/2009 17:35:56


16 Taciara silva - Jundiai
Olha gostei muito do artigo + falta um q de sensiblização em relação aos fatos da inquisição e + detalhes do filme
06/05/2009 15:43:06


17 Flávia - São José dos Pinhais PR
Um dos melhores filmes que já vi na minha vida. Mostra com clareza a realidade da época, a hipocrisia da Igreja, a ignorancia religiosa, etc. Mas o apice do filme é aquele parte em que o Adson perde a virgindade com a menina, numa cena tão real que chega a chocar. E no final só nos resta a pergunta: porque Adson não ficou com ela ? Recomendo esse filme à todos.
04/04/2009 03:23:31


18 Aline Marques Fonseca - São Paulo Butantã
Gostei muito da resenha abordada nesta página , me ajudou a fazer meu trabalho de TI ,me ajudou esclarecer sobre a educação dada naquela época .
15/11/2008 21:54:25


19 Edna Phillppui - Osasco
Baseado no filme O NOME DA ROSA, gostaria de saber a relação entre a fé e a razão. Obrigado e espero retorno.
03/11/2008 10:14:45


20 Belinha - Cidade Maravilhosa.......
Assisti ao filme pq minha professora de HFE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO resolveu passalo para nós. A grande verdade é q imaginei q o filme seria chatérrimo ...+ me enganei , o filme é interessantérrimo , principalmente para quem adora um mistério........ vi várias vezes,até pela internet.......recomendoo para todos!!!! É um grande aprendizado.
24/09/2008 17:34:35


21 Eneide Pompiani de Moura - São Paulo SP
É interessante lembrarmos do contexto histórico deste filme... Idade Medieval onde o monoteísmo foi fortemente enfatizado como a grande mudança da passagem do pensamento grego para o medieval. Este filme tem como cenário o ano de 1327 Século XIV. A história se desenvolve num mosteiro Beneditino Italiano onde ocorrem algumas mortes de monges. Estas mortes foram atribuídas pelos digirentes do mosteiros com sendo obras do demônio e usam das passagens do apocalipse da Bíblia predizendo aos fatos ao fim do mundo. Naquela época o Mosteiro Beneditino estava sendo um foco de atenção dos Inquisitores identificandoos como prováveis hereges e consequentemente correndo grande risco para a autoridade Papal e da Igreja, assim a morte de todos os envolvidos monges beneditinos era uma realidade preocupação sentida. Nesta época, o Mosteiro dispunha de uma vasta biblioteca contendo os livros proibidos pela Igreja o que dava poder a Inquisição de atuar com autoridade sobre todos daquele lugar. As mortes ocorrem da curiosidade de alguns monges beneditinos lerem escondidos um livro escrito por Aristótes, considerado como proibido pela Igreja. É interessante observar que a Igreja para manter a sua dominação privava a sociedade de livros que consideravam por em risco a santidade da Igreja, dizendo serem livros proibidos com pena de sofrer Inquisição e consequentemente a morte daqueles que não obedecessem as suas determinações. O surgimento da filosofia cristã nesta época é na verdade o surgimento da teologia onde o seus temas eram centrados na prova da existência de Deus e da Alma, através de demonstrações racionais da existência do infinito criador e do espírito humano imortal. Segundo Marilena Chauí, os grandes temas da filosofia medieval estava na diferença e separação entre infinito Deus e o finito homem, mundo, a diferença entre razão e fé onde a primeira deve subordinarse à segunda, a diferença e separação entre corpo matéria e alma espírito, o Universo como uma hierarquia de seres, onde os superiores dominam e governam os inferiores Deus, arcanjos, anjos, alma, corpo, animais, vegetais, minerais0, a subordinação do poder temporal dos reis e barões ao poder espiritual de Papas e Bispos. Marilena Chauí também afirma que na Idade Média o pensamento filosófico estava subordinado ao princípio da autoridade, isto é, uma idéia é considerada verdadeira se for baseada nos argumentos de uma autoridade reconhecida Bíblia, Platão, Aristóteles, um papa, um santo. No filme apresenta que enquanto todos os monges preferiam acreditar que o mosteiro estava com a presença do diabo, descartado qualquer possibilidade de assassinato, acreditando na santidade de quem seguia os passos da doutrina da igreja e na incapacidade de alguém do mosteiro estar planejando as mortes a não ser uma pessoa que estaria possuído pelo demonio, o monge William não acreditou nesta visão usando as noções de lógica Aristotélica foi capaz de desvendar o mistério dos assassinatos que estavam ocorrendo naquele local, somente entre os monges que tinham acesso aos livros proibidos. Acredito que sob a visão filosófica proposto neste fórum vale a pena ressaltar a visão empregada pelo Monge William desde o início do filme onde ele usa através de argumentos lógicos uma correta evolução dos argumentos dedutivos aplicando de forma brilhante os princípios de aristóteles como o de identidade e de contradição para desvendar os assassinatos. Ficou claro para mim, a forma como Monge William desenvolveu o seu raciocínio dialético entendendo a dialética como um processo de crítica onde se encontra o caminho que conduz aos princípios de todas as investigações. Referencias Bibliográficas: http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo74 Chauí,M. Filosofia. Editora Ática, São Paulo, SP. 232 p.2007. PAZ PROFUNDA!
25/08/2008 13:24:49


22 milena - São Luís do Maranhão
eu achei ótimo esse filme mostra como agiam as igrejas no tempo da Idade Média! mostrou muitas coisas bem interessantes e que nesse tempo as igrejas tinham o maior poder naquele tempo!!! é muito legal assistam o nome da rosa!!!
01/07/2008 16:41:44


23 Jessica - Rio de Janeiro
Eu queria saber por que o Adson não ficou com a sua mulher amada e nem procurou saber o nome dela?
26/06/2008 14:13:49


24 José Eduardo - Itaguari-Go
O filme é muito bom. fica o meu elogio a ele. Trabalha a questão da Idade Média por inteiro. Observa-se a ingenuidade dos pobres que ficam de fora dos trâmites da Igreja na época. E também vê o quanto a Igreja tinha poder, só ela tinha acesso a intelectualidade, portanto, guadava livros que podiam ser últil a sociedade, antecipando o que sse sabe hoje.
17/04/2008 14:14:24


25 francisca de cassia nascimento - guaratinguetá -SP
O filme nos mostra uma vida primitiva, uma igreja santa e pecadora.No passar dos secúlos ainda existe muitos desencontros diferentes, mas exitem. O ser humano é uma continúa transformação... É muito bom conhecer grandes histórias da humanidade, e, esse filme retrata a miséria humana,o inicío das descobertas dos conhecimentos e, ainda hoje, acontecem fatos que surgiram no filme.Só não tem o temor á Deus que eles tinham, na idade média...
16/04/2008 18:49:52


26 Renata Melo - Bezerros
O filme realmente é muito interessante, principalmente pelo fato de mostrar o quanto a igreja católica foi cruel, esconder das pessoas livros, pois havia muita informação que eles não poderiam saber, para não colocar em dúvida sua fé.
15/04/2008 12:58:36


27 luci - cabreuva
eu nao entedidi quem era o assassino do mosteiro,alguém poderia me explicar?
23/03/2008 12:56:53


28 kátia luciene de oliveira bragai - bom despacho - minas gerais
o livro é um a aula de semótica!!!í
03/03/2008 22:10:54


29 Ronaldo - Brejo Santo - CE
Certamente está entre os dez melhores filme que já assisti, ao lado de: Ponto de Mutação, A Espera de um Milagre, Um sonho de Liberdade, A Cor Púrpura, A Vida de David Gale, Os Miseráveis, Amor sem Fronteiras, Forest Gump e O Carteiro e o Poeta.
28/02/2008 14:56:47


30 Andreia Correia Aguiar Coelho - Guarulhos
Já assisti "O nome da Rosa" duas vezes. Este filme é muito interessante,com uma história muito bem feita,com um mistério que é chamativo,pelo motivo de seus segredos. Parabéns pela autoria!
08/11/2007 21:31:32


31 Gabriel Vinícius de Miranda Loureiro - São Paulo
o filme é muito bom, inclusive o resumo que mostra tudo do livro com detalhes.
02/08/2007 14:14:22


32 Adelaide amaral - rio de janeiro
o filme e o livro são semiótica pura, a pessoa que estudar um pouco de semiótica, inclusive pelos estudos do humberto eco, autor do livro, verá que há muito mais além na trama do filme. Semiótca o fará ver o filme com outro olhar.... excelente obra!!!
18/06/2007 14:30:49


33 luis - presidenteprudente
adorei ofilme muito interessante
12/06/2007 13:10:22


34 nélia amanda - são paulo
adoro esse filme e o resumo é perfeito.
09/06/2007 21:32:08


35 Luciana Soza - Manaus
Assisti ao filme para realizar un trabalho, muito bom, é cheio de realidade. Tema muito amplo. Cada vez que assisti encontrei um novo aspecto.
26/05/2007 18:25:58


36 monstro do pantâno - xerem
o filme é uma bosta; bom é o livro!!!! quero que Sean Connery, va pro inferno...o importante é o achado de humberto eco, o filme é uma comercialização da historia
23/05/2007 18:40:55


37 chicó gato (poços), adoro o Renato -
lindo, lindo, lindo...............ah...adorei muitisimo......maravilhoso ... vou qrer assistir com mes amiguinhos leandrinho, tiaguinho, renatinho, ai todos!!!!!!
11/05/2007 18:16:16


38 chiquinho bunitinho -
eu adorei o filme .... mto fera ... de verdade é lindo... adorei
11/05/2007 18:13:56


39 carlos moraes de araujo - valparaiso de goias
Acho o filme de extrema magnitude. Cada vez que o vejo, encontro aspectos relevante ao meu conhecimento. É uma obra prima
04/05/2007 09:27:17


40 Cidomiro Brigel de Souza Lima Piris - Pernambuco
bom 1º amei este filme na verdade meu prof de filosofia q me aconselhou a assisti-lo a parte mais chocante foi o adso perdendo sua virgindade com a menina mostrando q na época existia sim a vontade e a maldade dos seres humanos, principalmente os religiosos . abraços para todos os leitores assim como eu!
02/05/2007 20:25:44


41 fernanda lima - paraty/rj
eu amei o filme,acho que é um real questionamento não só da religião de antigamente mas tb da religião dos dias atuais;é um questinamento ao que seguimos,pq seguimos e baseados em que seguimos.é um filme que faz surgir em nos questões desse tipo. questões estas que nos faz ver que nem sempre a verdade estará a mostra que muita das vezes teremos que ter coragem de desvendá-la.
08/04/2007 18:19:53


42 Emily Honda - ctba
O fime eh bom mas poderia ser melhor. eu gostei pq fl c/ era a religião católica antigamente mostra tbm c/ o filme eh da idade media mostra c/ era as coisas antigamente.
07/03/2007 16:49:53


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.