Cinema na Educação
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Nell -
Os limites da Ciência

'

Homem-segurando-nos-bracos-de-mulher-com-o-olhar-fixo

O selvagem encontra-se com o civilizado. Expressa seu medo e sua angústia de forma nervosa, às vezes, até mesmo violenta. Ninguém sabe ao certo como reagir nesse momento em que se reuniram ao acaso. O homem e a mulher se medem, palmo a palmo, como a examinar as possibilidades que teriam no caso de um confronto direto, corpo a corpo. O que você faria se estivesse na situação do personagem de Liam Neeson (Dr. Jerome Lovell) ao se encontrar com uma mulher, de aproximadamente 30 anos, que não sabe ao certo como se relacionar com outro ser humano?

E como não saber? Simples, basta se isolar no meio de uma floresta com seus filhos, ser a única referência viva próxima deles, não se preocupar em transmitir-lhes conhecimentos estabelecidos entre seres humanos (a não ser calor humano) e morrer sem dar-lhes a mínima noção de que, lá fora, para além das fronteiras que delimitam a mata por eles habitada, há toda uma vasta e complexa fauna de seres humanos...

A propósito, depois de algum tempo vivendo em isolamento, os rudimentos de cultura passados de pai (ou mãe) para filho (a), são aos poucos esquecidos ou abandonados por absoluta falta de uso, guardando-se apenas o que é elementar para a sobrevivência. Pronto, está em suas mãos a fórmula para o surgimento de Nell (Jodie Foster), a tal selvagem mencionada no início desse texto e que dá nome ao filme de Michael Apted (O mesmo de “Nas Montanhas dos Gorilas”).

A trama do filme acaba propondo uma reflexão acerca da necessidade do convívio entre seres humanos para a configuração ou caracterização humana das pessoas. Não basta para tal a herança genética acumulada em nossos bancos de dados internalizados, passados dos pais para os filhos (o que, a princípio, não descarta a importância dessa informação transmitida; nos diz apenas que ela não é suficiente para que estejamos preparados para enfrentar o mundo em que viveremos). Abre, também, possibilidade para o questionamento da ética na ciência e para discussões acerca da clonagem e de outros procedimentos técnicos e científicos da área da biotecnologia.

O filme

Mulher-sozinha

Nell (Jodie Foster, em mais uma de suas grandes atuações) vive na floresta, no estado americano da Carolina do Norte. Lá cresceu, isolada do mundo, tendo contato apenas com sua mãe. A partir de problemas de saúde (derrame) de sua mãe, passou a se comunicar nos conformes fonéticos de sua única tutora, criando um linguajar próprio, incompreensível para os padrões normais. Depois do falecimento de seu único laço de contato com a humanidade, passa a viver de forma aproximada do padrão dos animais.

Tudo teria se mantido, não fosse Nell descoberta pelo doutor Jerome Lovell (vivido pelo competente Liam Neeson, o protagonista do filme “A Lista de Schindler”), que se preocupa com Nell e tenta dar a ela educação e proteção. O problema é que Lovell é apenas um médico interiorano, que não possui conhecimento e preparo para lidar com um problema de socialização tão complexo quanto o de Nell.

Ciente dessa dificuldade ele procura o apoio de especialistas. A forma como eles encaram a situação de Nell, tratando-a de forma desrespeitosa e encarando-a como um caso atípico de “criança selvagem” assusta Lovell e a própria Nell. O que fazer? Que caminhos seguir? O que a justiça deve decidir quanto ao futuro de Nell?

Aos Professores

Mulher-se-olhando-no-espelho-estagnada

1- Há várias histórias contadas por especialistas que nos mostram como viveram crianças encontradas em florestas ou selvas, sendo criadas por animais. Elas confirmam o que para muitas pessoas parece ser apenas ficção, a possibilidade de sobrevivência em condições totalmente adversas e não humanizadas. Procure relatos que contem essas histórias e trabalhe como elemento comparativo em relação ao filme.

2- A lenda de Rômulo e Remo (fundadores lendários de Roma, que teriam sido amamentados por uma loba), a clássica história de Tarzan (de autoria de Edgar Rice Burroughs) e o conto “O livro da Selva” de Rudyard Kipling, constituem documentos básicos para quem pretende estudar a fundo a questão da relação entre o homem e a natureza.

3- Os problemas de linguagem de Nell, oriundos do contato com a mãe doente, podem servir de referência para entender eventuais erros cometidos por nossos alunos ao se comunicar oralmente e por escrito. Assim como ocorre com a personagem título do filme, é possível que determinadas dificuldades sejam originárias do ambiente doméstico. Não custa pesquisar...

4- Biotecnologia e ética na ciência podem ser temas explorados a partir do filme “Nell”. Várias são as dúvidas, como:- A conduta assumida pelos cientistas em relação à personagem central foi adequada? E o respeito quanto ao fato de estarmos lidando com um ser humano e não com cobaias animais*? Se não houvesse intervenção dos cientistas como seria a vida de Nell? Prevalecem em nossas formações os padrões genéticos fornecidos por nossos pais ou as alterações promovidas pelo nosso contato com o meio são preponderantes em nossa definição de posturas, características e caráter? Pesquisas que promovem o surgimento de clones ou a alteração nos padrões genéticos dos seres humanos ou mesmo de outras espécies (animais ou vegetais) trazem mais benefícios ou problemas para a humanidade e para o planeta?

* Até que ponto é necessário utilizar cobaias nos experimentos conduzidos pelas grandes empresas ou mesmo por universidades? Não estamos com essa prática gerando prejuízos as espécies utilizadas como cobaias? O que poderia ser feito para que esses procedimentos fossem substituídos por outros menos nocivos para os animais? São também questões fundamentais para o pleno estabelecimento da ética na ciência, podem mobilizar e sensibilizar nossos alunos...

Ficha Técnica

Nell
(Nell)

País/Ano de produção:- EUA, 1994
Duração/Gênero:- 115 min., Drama
Disponível em vídeo e DVD
Direção de Michael Apted
Roteiro de William Nicholson e Mark Handley
Elenco:- Jodie Foster, Liam Neeson, Miranda Richardson,
Robin Mullins, Richard Libertini, Nick Sersi.

Links

- http://www.adorocinema.com/filmes/nell/nell.htm
- http://www.rottentomatoes.com/m/Nell-1058921/ (em inglês)
- http://us.imdb.com/Title?0110638 (em inglês)

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










62 COMENTÁRIOS

1 Rosangela - SãoPaulosp
O filme simplesmente é explendido!. Gostaria que todos tivessem oportunidade de ver e repensar em nossos atos.
22/08/2011 15:57:21


2 Julmira - Joinville
Preciso do filme e não estou encontrando em minha cidade.
07/12/2010 21:40:19


3 Julmira - Joinville
Preciso do filme e não estou encontrando em minha cidade.
07/12/2010 21:35:57


4 Erna Luiza - Itaquiraí Ms
acabei de assistir o filme, ameiiiiii muito bom. Nos fala um pouco sobre valores, e em como a sociedade corrompe o ser humano. quero assistir mais vezes.
26/11/2010 02:14:14


5 Suelene Rosa de Oliveira - MambaíGoiás
Eu achei o filme nell muito bom,eu já assistir várias vezes,e quanto mais eu assisto mais eu quero assistir!é um filme emocionante de se assistir.
22/10/2010 10:24:03


6 Maria Aparecida - Quirinopolis
O filme é bom, gostei de ter visto, recomendo para quem não viu que assista. nell é muito emocionante prende nossa atenção do princípio ao fim. Gostei de poder dividir com meus colegas,o problema de Nell pelo fato de ela ser uma pessoa especial.
22/09/2010 20:06:21


7 Mara Rubia Nunes - Quirinopolis GO
Nell Leva as pessoas a refletirem a forma de lidar com as diferenças das pessoas. O primeiro contato com Nell, dá a levar a pensar que tratase de uma pessoa com problemas mentais só através do convívio é que preciso perceber que tratase de um ser humano que teve um a trajetória de vida humana com um mundo voltado ao aprendizado através de sensações e percepções. O filme nos mostra que com determinação e solidariedade podemos realizar grandes transformações nos grupos sociais. Todos são possíveis de conviver de forma harmoniosa e ter oportunidades na vida.
22/09/2010 20:02:58


8 danilo t - paranaiguara
O filme é bom, de certa forma ele nos chama a atenção diante das diversas dificuldades que aos poucos são superadas através da comunicação pois Nell sabia opnar e decidir tudo que queria do jeito dela memo que alguns não a compreendesse, mais ela sabia perfeitamente dentro dos seus conceitos o que era certo e errado.
22/09/2010 20:02:06


9 Pattiely - Quirinopolis Goías
Gostei muito do filme Nell,ele nos mostra no começo que Nell possui problemas com distúrbios mentais mais no decorrer do filme percebemos que Nell só está reproduzindo o que aprendeu em sua vida isolada do mundo adquirindo costumes diferentes dos nossos atuais. Fazendo assim que notemos a necessidade do ser humano em estar em contato com o outro ser humano para estar socialmente aceito.
22/09/2010 20:02:00


10 Jéssica - São Simão
No filme Nell que foi criada pela mãe que havia tido um derrame e tinha muita dificuldade de falar corretamente assim com este problema da mãe Nell criou um tipo de comunicação devido a sua criação e por não ter contatos com outras pessoas.Quando sua mãe faleceu,doutor Lovell encontrou Nell e ele teve dificuldade em se comunicar com ela então depois de um certo período de convivencia ele observou as expressões e o linguajarde Nell e consegui entender o que ela dizia o com a convivência com as outras pessoas ela tambem apredeu a comunicar se igual as outras pessoas.
22/09/2010 20:01:17


11 Gustavo Cabral Lopes - QuirinópolisGO
Com base no conteúdo exposto pelo filme, por mais simples que seja a comunicação entre os seres considerados humanos normais e a chamada até então selvagem por assim dizer tinhase muito a aprender não somente sobre as próprias ações mas também qual resultado isso terá ou mesmo até que ponto isto afetará alguém. Dr.lovell com base nas cenas presenciadas nos mostra o quanto simples gestos pela chamada selvagem Nell pode mudar tanto um relacionamento, não só de amor, mas acima de tudo respeito ao próximo.
22/09/2010 19:59:40


12 Gustavo Batista dsaCosta Brito - São Simão
Achei um filme razoavelmente bom,porém com algumas falhas no enredo ,um exemplo disso é o final do texto que aparecem muitas pessoas comemorando o aniversário da Nell. Como eles descobriram o dia do aniversário dela se nem a própria sabia? No entando o filme retrata bem as dificuldades de uma pessoa que passou toda uma vida isolada da civilização. A dificuldade do Dr Lowel em tentar se comunicar com Nell pois ela apresentava um dialeto próprio. O diaadia e o convívio com Nel,faz o Dr Lowel aprender como ela se sente bem sozinha e da falta que ela sente da irmã gêmea que morrera quando criança.
22/09/2010 19:58:48


13 AndreiaFernandes Prado de Freitas - Quirinópolis
Foi um filme dramático que falava de uma garota selvagem que vivia na selva com sua mãe e a irmã até que um dia a mãe sofreu um derrame e ficou so a irmã ela mesmo fez o sepultamento da mãe e de sua irmã que logo depois morreu ela ficou muito triste e até começou a falar com o espelho e ver a irmã chamando ela. Apareceu um médico e ficou muito triste como ela vivia e ele passou ajudar ela com a outra uma outra especialista na para saber se seu problema era psicologico porque tinha uma crises mais com a convivência deles com ela descobriu que ela era uma pessoa que sentia muito a falta da mãe e da irmã e viu que seu problema era apenas solidão mais como ela gostava do lugar em que vivia era muito dificíl era aprender viver com a realidade do médico que era na cidade. No dia do seu jugamento ela falou sobre sua vida e o juiz determinou que ela não era louca ela era uma pessoa que presisa de amigos que entendia o que ela sentia.
22/09/2010 19:57:28


14 Marcia Oliveira - ParanaiguaraGo
O filme é muito bom relata um fato de isolamento de uma mulher que tem grande problema de comunicação com os outros sendo ela é uma pessoa inteligente só que com dificuldade de conviver com os outros , e o único contato que ela tinha era da mãe que ao falecer ela se isolou mais ainda,vivendo em um mundo que o preconceito é totalmente inaceitável.O preconceito é o maior defeito que o ser humano tem.
22/09/2010 19:57:08


15 katia resende elias de queiroz - gouvelândia
Gostei muito do filme,pois é um fime fácil de ser interpretado e você acaba apreendendo muito com ele.E total mente agradável de assistir.
22/09/2010 19:54:38


16 Flavio - quirinopilis
O filme foi muito bom, por que pode passar que comunição é muito importante,mesmo sendo através de gestos ou emoções ou seja a comunicação é indispensavel mesmo para pessoas que vive isoladas,e também precisamos de pessoas como o dr lovell para ajudar o comunicação emtre as pessoas
22/09/2010 19:54:32


17 laura ribeiro - sao simao
Adorei o filme Nell foi muito interessante porque mostrou a dificuldade da nell de ser aceita no meio social.O MEDO da nell era ter contato com pessoas do mundo diferente, A personagem Nell deixa bem claro que, mesmo não tendo vivido em sociedade,é capaz de desenvolver o raciocínio a ponto de perceber que as pessoas em geral sabem muito, bom amei este filme!
22/09/2010 19:52:57


18 Alexandre Teixeira Lagares - São Simão Goias
Eu gostei do filme, pois ele mostra varios tipos de linguagem e comunicaçoes entre uma mulher que nao cresceu na cidade e nao conhece a linguagem mais falada e achei interessante tambem que um doutor e uma doutora quiseram ajudar a Nell a sair dessa vida eles tentando ensinar ela a nossa linguagem, assim tentando ensinar ela, acabou aprendendo a linguagem que ela falava com os gestos.
22/09/2010 19:51:39


19 Geisla B. C. Prado - Quirinópolis
Este filme, mostra que a forma de se comunicar não se baseia apenas no diálogo, mas, sim de se expressar através de gestos e sinais que o ser humano acaba transmitindo de uma forma incrível.
22/09/2010 19:51:37


20 Jaqueline Mirele - QuirinópolisGo
GOSTEI MUITO DO FILME, É MUITO BOM, POIS ELE NOS MOSTRA MUITAS COISAS A RESPEITO DAS NOSSAS ATITUDES E NOS LEVA A REFLETIR AS DIFERENÇAS DAS PESSOAS. ENFIM, TUDO É MUITO BOM, NOS FAZ PENSAR NAS DIVERSAS CULTURAS DA LÍNGUA QUE EXISTE E QUE DEVEMOS APRENDER À RESPEITAR E SE COMUNICAR DE ACORDO COM A SOCIEDADE EM QUE ESTAMOS.
22/09/2010 19:51:02


21 Wekisilei9 - QuirinópolisGO
Muito bacana o filme, inicialmente não estava gostando, mas comecei entender aos poucos o sentido. Ponto que mais achei importante e parte que eleDr.Jerome Lovell descobri que ela Nell não fala a mesma língua dele, ai a força de vontade que o mesmo teve de comprieendêla, e ver todo seu esforço, e saber que tudo que ele fez não foi em vão. Ótimo.
22/09/2010 19:50:14


22 Gustavo Cabral Lopes - Quirinópolisgo
Com base no conteúdo exposto pelo filme, por mais simples que seja a comunicação entre os seres considerados humanos normais e a chamada até então selvagem por assim dizer tinhase muito a aprender não somente sobre as próprias ações mas também qual resultado isso terá ou ate mesmo ate que ponto isto afetará alguem. Dr.lovell com base nas cenas presenciadas nos mostra o quanto simples gestos pela chamada selvagem Nell pode mudar tanto um relacionamento, não só de amor, mas acima de tudo respeito ao próximo.
22/09/2010 19:49:57


23 Flavio Alves Pereira Filho - QuirinópolisGo
Tive a aportunidade de assistir o filme há poucos dias durante algumas aulas de português, que o tema abordado era o estudo de linguagens. Para mim, o filme é bastante interessante pelo fato de mostrar as diferenças entre uma pessoa isolada e outras totalmente sociáveis.
22/09/2010 19:48:30


24 Roberta Gonçalo -
Achei muito interesante pq mostra que a moça tem inteligencia,só q como ela ficou isolada de todos não teve como desenvolver sua inteligência se tivesse convivido com pessoas,então na hora que o médico a encontrou e levou para a cidade as pessoas tiveram preconceito pelo fato dela nao se comportar normalmente como as outras pessoas,portanto se nós seres humanos tivessemos menos preconceito com certeza ela nao teria problema em desenvolver sua inteligência.Muito bom o filme nos ensima muitas coisas como por ex nao ter preconceito com as pessoas.
22/09/2010 19:47:09


25 Edilene - Quirinópolis
O filme é ótimo,vale a pena assistir. Porque nos mostra a realidade de uma pessoa que vive afastada de uma civilização. Nos passa a mensagem de que devemos viver em comunidade e não nos isolarmos dela,a comunicação é de fundamental importância em nossa vida.
22/09/2010 19:46:50


26 Alvina Helena - QuirinópolisGoiás
Um filme de exelente qualidade,gostei muito! Este transmite muito à aqueles que sabem analizar com bons olhos, a personagem Nell não é uma deficiente mental e sim, uma pesssoa que foi criada fora da sociedade, daquele meio que tornouse para aquela vida que tinha sua própria cultura. Uns dos personagens do filme: Lovell e Paula tentam tornálá uma pessoa civilizada, uma pessoa dentro da sociedade. Este filme é muito ineteressante, pois podemos sempreaprender mais e isso é simplesmente positivo.
22/09/2010 19:45:33


27 Maykon - São Simão GO
Achei o filme interessante, pois ele mostra a dificuldade de expressão em que a Nell tinha com o médico e com as outras pessoas, mais ela mostrava inteligente mais não tinha desenvolvido uma linguagem normal, pois sua mãe afastou ela da cidade e isolou ela numa floresta onde ela aprendeu uma linguagem problemática mais rústica pois sua mãe era doente e tinha problema para falar e por isso ela teve essa linguagem incompriensível.
22/09/2010 19:44:35


28 Katiusce - Quirinópolis
Nell Na minha opinião é um filme maravilhoso, pois mostra de uma maneira emocionante, as dificuldades de linguagem, entre 2 pessoas completamentes diferentes, essas dificuldades foram vencidas com amor e dedicação. Um filme que ensina a respeitar acima de tudo as dificuldades de cada um.
22/09/2010 19:43:52


29 Luzia Silveira de Carvalho -
Com base no filme Nell mostra nos a importância de vivemos em sociedades. Devemos conviver e respeitar a diferença dos outros.
22/09/2010 19:43:29


30 Aurélio Norberto da Silva - Gouvelândias Goianas
Eu gostei muito da forma que a nell se comunicou com o Lovel no tribunal, compreendendo assim todos os perigos da sociedade que a julgava.
22/09/2010 19:43:25


31 Nara - Quirinopolis
O filme é muito interessante mostra detalhadamente a dificuldade de interação social para aqueles que foram educados em uma cultura diferente, e também o preconceito que muitos seres humanos possuem por não compreender as diferenças socioculturais.
22/09/2010 19:41:28


32 Lunardo Martins Silva - Quirinópolis
Este filme me fez compreender o quanto é importante a comunicação e simplicidade dentro de cada um indivíduo. É um filme que nos prende a atenção do começo ao fim pois é muito diferente suas linguagens e suas ações.Serve de lição para muitas pessoas pois reforça o quanto é bom ser solidário uns com os outros. E mais uma vez mostra também o quanto o amor é mais forte que tudo e que ele pode mudar a vida de qualquer ser desse planeta.
22/09/2010 19:40:01


33 carlos - são paulo
Já escutei a respeito deste filme e muito bem, gostaria de poder assistir mas não consigo encontralo inclusive minha namorado precida fazer um trabalho sobre este filme, solicito a informação de onde posso conseguir este dvd, agradeço desde ja, obrigado
14/09/2010 17:15:58


34 Lilian Serafim de Carvalho - São PauloSP
O filme é maravilhoso, nos mostra o quanto é importante o contexto onde estamos inseridos, ou seja, o nosso desenvolvimento é de acordo com as pessoas e cultura onde vivemos. Nell desenvolveu a inteligência, porém, não teve oportunidade de se desenvolver melhor por conta de ter sido isolada desde o seu nascimento. Através dela as pessoas se tornaram mais sensíveis e menos preconceituosas Podemos ver esse exemplo no Lovell e Paul. Nell é uma mulher de grandes valores, sua simplicidade é de chamar atenção, apesar de ser pura e engênua, sabia opinar e decidir aquilo que queria. Uma cena engraçada é quando ela foi levada para a cidade e quando estava dentro do carro olhando para o lado, uma criança mostrou a língua para a criança, e Nell o imitou mostranto a língua também, assustando a criança e duas cenas emocionantes Uma é no tribunal, quando ela diz que tem muito menos problemas e solidão que as pessoas que estavam ali.. e no final do filme quando está brincando com a filha de Lovell e Paul, em que a expressão do seu rosto me chama muito atenção, porque ao mesmo tempo que possivelmente ela estava relembrando de sua irmã, ela parece estar triste por não ter uma filha, uma família que a faça reconstruir aquilo que ela perdeu, ou melhor, que nunca teve... O filme é realmente maravilhoso, e nos ensina que não devemos julgar as pessoas pelos seus costumes e sim aprender algo com elas e ensinar aquilo que é de bom. Vygotsky GRANDE HOMEM Não é a toa que disse que tudo é mediado e que tudo é uma relação entre o homem e o meio. O filme também mostra como Nell utilizava os instrumentos e signos, como ela internalizou tudo aquilo... Como adquiriu conceitos através do senso comum e mostra que ela não possui somente a inteligência prática, ou seja, ela não age somente por momentos, Nell consegue formar um contexto de vida, tem mudanças de percepção, ou seja insigth, modifica as coisas, consegue sobreviver, imaginando e pondo em prática aquilo que aprendeu! Professora Camila te adoro,Grande exemplo para mim... Viva a Sócio Histórica!
27/06/2010 21:40:07


35 Alexandrina - João Pessoa
adorei o filme , sou academica de serviço social é este filme me ajudou bastante
01/06/2010 10:38:47


36 GENILZA DE SOUZA GARCIA - VENDA NOVA DO IMIGRANTE/ES
ASISTIR O FILME NELL PARA REALIZAR UM TRABALHO DE LINGUAGEM E DE INTERRAÇÃO SOCIAL PARA MATERIA DE SOCIOLOGIA GOSTEI MUITO DO FILME ELE NOS MOSTRA QUE NÃO DEVEMOS SIMPLISMENTE SERMOS SERES HUMANOS MAS QUE DEVEMOS NOS HUMANIZARMOS SEMPRE POIS E NESCESSARIO QUE VIVEMOS EM SOCIEDADE POIS VALE A PENA DESENVOLVE NOVAS LINGUAGEM E ESTAR SEMPRE CONVIVENDO COM NOSSOS SEMELHANTES!E REALMENTE HA UMA INTERAÇÃO SOCIAL ENTRE ELES POIS CONSEGUEM SOCIOLIZAR NELL........................................................
09/05/2010 12:25:24


37 Xodó Acciolly - Euclides da Cunha Ba
o filme é fantástico, brilhante pra quem trabalha principalmente em escolas. Indico levar pra sala de aula em séries mais avançadas. Vale a pena fiz isso e foi estonteante!!! os alunos amarammmmm
08/04/2010 19:04:51


38 Francelene - São Paulo
O filme nos primeiros momento, nos mostra que Nell aparentemente possui problemas com distúrbios mentais,mais no decorrer do mesmo podemos perceber que el Nell só está reproduzindo o que sua mãe a ensinou, num convívio totalmente isolado de outros seres humanos, adquirindo um linguajar próprio e costumes diferentes dos nossos atuais vivendo em sociedade. Passa para nós que mesmo neste convívio totalmente diferente ela teve a chance através do Dr. Lovell de se humanizar, interagir com outro ser humano,mesmo com tantas diferenças ouve um progresso em seu mundo isolado dos outros seres humanos. bom amei este filme! recomendo para todos os universitários que o asistam, como uma forma de adquirir sensibilidade ao tratar de quaisquer assunto em suas profissões, nos faz refletir muito este filme .
08/03/2010 10:25:14


39 thayane - rj
simplismente adorei o filme é ótimo!!!!
07/10/2009 10:10:07


40 taisa de araujo - brsilia
gostei muito do filme. nos mostra que a pessoa que vive na floresta em isolamento tambem e capaz de deselvover sua inteligencia muito obricaga
01/09/2009 23:43:02


41 CRISTINA BATISTA DA SILVA - CACOAL RO
Embora o filme Nell nos mostre a importância de vivermos em sociedade, ele também aponta para uma questão que achei importântíssima, a felicidade. A personagem Nell deixa bem claro que, mesmo não tendo vivido em sociedade,é capaz de desenvolver o raciocíneo a ponto de perceber que as pessoas em geral sabem muito, têm muitas coisas, mas estão famintas de tranquilidade, paz, amor, coisas que ela tem em sua vida simples. Isso me comoveu, pois estamos tão preocupados em aprendermos, em sermos, em termos, que achamos que nos relacionar é apenas estar em uma sociedade, nos adapatarmos a ela, interagindo e nos atualizando. Não nos damos conta do quanto somos carentes de paz!
10/08/2009 11:58:15


42 Imaculada Vale - Santa Rita do Sapucaí, MG
Já vi Nell algumas vezes, sempre para fins acadêmicos. Não acha que o doutor se apaixonou por Nell? E que ficou com a psicóloga por considerar antiético se envolver emocionalmente com sua paciente? Não acha também que na cena final, quando Nell brinca com a filha do médico e chora, é de saudade da irmã, possivelmente, mas é também uma lágrima de dor por não ser mãe dessa menina? E o olhar do dr. Lovell, ao ver a filha e Nell nas pedras, não lhe parece de perda pelo amor não vivenciado? E o da psicóloga, sua esposa agora, não é de compreensão? Ela sabe que ele amou ama? Nell, mas que a vida normal teria de ser vivida do jeito que aconteceu...
16/07/2009 20:33:48


43 MAGNÓLIA ROCHA - Jequié
O filme Nell é muito interessante porque nos mostra a dificuldade daquela moça de ser aceita no meio social. Para eles por ela ter hábitos e costumes diferentes, ela era uma selvagem. Para poder conviver livre no seu mundo ela teve que passar por várias mudanças. É nessas mudanças que se aplica a teoria históricocrítica, onde se acredita que tudo pode mudar com o tempo. Esse filme é muito proveitoso. Assisti ele pra fazer uma resenha, recomendado pela professora de sociologia da faculdade.
28/05/2009 12:49:00


44 edna leao - belém/pa
ASSISTIR O FILME E ACHEI BEM LEGAL PRINCIPALMENTE A AQUELA SENA ONDE A PSICOLOGA DEMONSTRA TER UM CERTO BLOQUEIO PELO FATO DE TER SIDO ABANDONADA JUNTO COM SUA MÃE PELO SEU PAI, QUE OS PAIS PENSSEM NISSO ANTE DE ABANDONAR SUAS FAMILIAS.
25/04/2009 16:01:45


45 fernanda braga e jackeline abreu - belém pará
...bem,somos discentes do curso de biologia.Estamos estudando as técnicas e metodologias do ensinoaprendizagem...o filme tem uma enorme relevância para nós, principalmente ao nos referirmos à Vygotsky, dentro dos seguintes conceitos:desenvolvimentoaprendizagem, que o filme mais enfoca. A mensagem que percebemos é que almejase transmitir que devemos aceitar e lidar com as diferenças do outro. No mais, é observarmos que não basta SERHUMANO, temos que NOS HUMANIZARMOS.
24/04/2009 14:47:54


46 Alexandre Pinto Vieira de Paula - Brasília
O filme Nell trata de um tema que eu acho interessante. Como uma pessoa criada sem muito convívio social incorpora todas as crenças de quem a cria. Se o ser humano não tem contato com opiniões diversas, fica impossível para ele perceber outras visões de mundo. No caso da Nell, ela tinha o meda totalmente inexplicável de sair de dia. Isso ocorreu porque a mãe dela foi etuprada e disse à filha que sair de dia era perigoso, pois podem aperecer homens que enfiam chaves de fenda na sua barriga. A Nell incorporou esse conhecimento no seu cabedal de informações, e ficou com medo de todo e qualquer homem. O Jerry ela não teve medo pois acreditava que o mesmo era um anjo da guarda. E esse atributo que a Nell deu para o Jerry, por falar no assunto, também implica as diferentes visões de mundo. Como a Nell tinha sido criada apenas com olivro da bíblia, ela achava que existiam anjos da guarda, e podese inferir que ela também acreditava em demônios, espíritos, Deuses, enfim, que tinha uma visão míticareligiosa. Portanto, eu discordo fortemente do filme em um ponto: a Nell nunca teria saído de casa de dia tão facilmente, pois a mãe dela criou um grande vínculo da filha com o medo injustificável de sair de dia. Além disso, a Nell deveria ter atribuído significados muito mais religiosos ao que ela viu.
15/04/2009 21:10:13


47 Juliana - Belém/PA
Assisti recentemente ao filme, gostei muito. Nos trás a realidade a necessidade do ensino e do convívio social para o desenvolvimeto humano. E o artigo também é excelente.
01/03/2009 17:11:26


48 ISABEL - NOVO HAMBURGO
ASSISTI AO FILME E LI O LIVRO NELL, CONCORDO EM GÊNERO E GRAU COM O ARTIGO ACIMA. O TEMA DA OBRA NOS LEVA À REFLEXÃO SOBRE VÁRIOS ASPECTOS, COMO: A ÉTICA MÉDICA FRENTE A PESQUISA EM SERES HUMANOS, CLONAGEM A INCLUSÃO SOCIAL DO DIFERENTE, RESPEITANDO SEUS LIMITES E DEFICIÊNCIAS PROBLEMAS DA FALA E ESCRITA ATRIBUÍDOS AO CONVÍVIO COM DETERMINADAS SITUAÇÕES EM NOSSA FORMAÇÃO REFORMULAR NOSSOS CONCEITOS DO QUE JULGAMOS SER NORMAL. SEREMOS NÓS NORMAIS? QUAIS OS LIMITES DESSA NORMALIDADE? EMFIM, ADOREI AS DUAS OBRAS PELO CONTEXTO HUMANÍSTICO.
08/10/2008 21:45:44


49 Luciana - São Paulo
Com um tema bastante significante para a educação: a formação do eu como pessoa, a transmissão de valores culturais, o filme aborda de um jeito bem simples, com total compreensão, como cada um se desenvolve, espelhando nos outros, construindose culturalmente, desenvolvendo a linguagem corporal e oral, e seus costumes. Fiquei analisando a nossa sociedade, concordo com Rousseau quando ele diz que “O homem é bom a sociedade que o corrompe”. Tudo hoje na sociedade está tão banalizado, abusamos do etnocentrismo, não temos amor nem pelas pessoas que nos rodeiam, e como diz a Nell no filme “Não nos olhamos nos olhos e temos fome de sossego”, vivemos em meio de tantas violências, que nos assustamos quando alguém se aproxima para pedir uma simples informação. O filme valoriza muito a simplicidade das coisas, a natureza, a expressão corporal. Vale a pena!
02/10/2008 16:13:56


50 Shirley Menezes - NiteroiRJ
Gostei muito do filme, acho que ele é um ótimo aprendizado, nos mostra como podemos viver num lugar só nosso, que não precisamos da sociedade p/ termos uma vida tranquila, e como é bom viver sem as futilidades do mundo aqui fora. Simplesmente maravilhoso, eu particularmente aprendi muito com ele.
16/09/2008 13:57:46


51 Raimundo Gesteira Vaz de Carvalho - Salvador
O filme nos mostra que com determinação e solidariedade podemos realizar grandes transformações nos grupos sociais. Isto é, refletir sobre a necessidade na construção de alternativas para entendermos melhor o diferente.Todos são passíveis de conviver de forma harmoniosa e ter oportunidades na vida.
04/08/2008 12:02:11


52 natany - eunápolis
o filme é de grande importancia para os conhecimentos sociologicos do homem porem, estou sem comentarios para fazer uma resenha critica a respeito se houver algum conhecedor da area por favor me envie... grata!
21/07/2008 17:12:16


53 KELLY MOURA - RIO GRANDE DA SERRA-SP
O FILME É MUITO BOM, AS CENAS, PAISAGENS, ATORES,... ENFIM, TUDO É MUITO BOM, NOS FAZ PENSAR NAS DIVERSAS CULTURAS DA LÍNGUA Q EXISTE E QUE DEVEMOS APRENDER À RESPEITAR E SE COMUNICAR DE ACORDO COM A SOCIEDADE EM QUE ESTAMOS,...NUNCA ESKEÇENDO DA FORMA CULTA E PADRÃO DA LINGUA PORTUGUESA!
30/05/2008 13:44:19


54 NATALIA CAMILA BARROS - SANTO ANDRE
eSTE FILME E MUITO BOM,LEVA AS PESSOAS REFLETIR AS DIFERENÇAS DAS PESSOAS.aPRIMEIRA VEZ QUE EU ASSISTI PENSEI QUE NELL ERA UMA PESSOA COM PROBLEMA MENTAIS SO QUANDO COMECEI ASSISTI O FILME TODO DEU PRA PERCEBER QUE TRATA DE UM SER HUMANO QUE TEM UM TRAJETORIO DE VIDA HUMANA COM O MUNDO VOLTADO PARA O APRENDIZADO. VIVIA COM SUA MÃE E APRENDEU UM DIALOGO PROPRIO PORQUE SUA MÃE DIA PROBLEMAS NA FALA POR CAUSA QUE ELA TEVE UM DERRAME.O MEDO DESSA GAROTAERA TER CONTATO COM AS PESSOAS DO MUNDO DIFERENTE,ELA DEVE DIFICULDADE DE ENTENDE O MEDICO E O MEDICO ENTEDE ELA. ESSE FILME E OTIMO PARA AS PESSOAS QUE VAI SER EDUCADORES,POIS ESTE FILME LEVA A REFLEDIR AS DIFERENÇAS QUE DEPARA EM SALAS DE AULA, E MUITAS VEZES OS PROFESSORES NÃO ENTENDE.
19/05/2008 21:47:37


55  Josy Alexandra - Goiania- go
O filme na Nell......A línguas e explorei no filme as cenas onde Nell manifesta suas emoções, através de expressões que são muito comuns entre nós "falantes normais". Maravilhosa
07/03/2008 13:46:21


56 Marcio Duarte - Rio de Janeiro
"Nell", além de ser um filme maravilhoso, nos dá a possibilidade de escolher vários temas para um trabalho de monografia ou de conclusão de curso. Abrangentes temas como na área da psicologia, das diferenças culturais, da linguagem..etc.. vale a pena assistir. adorei o filme e recomendo para quem ainda não viu.
10/12/2007 13:59:24


57 Telma Felipe Almeida dos Santos - Rio de Janeiro
Nell é um dos melhores filmes que assiti nos últimos tempos. Leva as pessoas a refletirem a forma de lçidar com as diferenças das pessoas. O primeiro contato com Nell, dá levar a pensar que trata-se de uma pessoa com problemas mentais só através do convívio é que preciso perceber que trata-se de um ser humano que teve um a trajetória de vida humana com um mundo voltado ao aprendizado através de sensações e percepções. Vivia num mundo idealizado por sua mãe e aprendeu um dialeto próprio, (pois sua mãe tinha problemas na fala por causa de um derrame), ,seus desejos e medos eram movidos pela cultura que lhe foi imposta e ao ter contato com pessoas de mundo diferentes teve dificuldades de entendê-las e de ser entendidas. É um excelente filme para educadores, pois leva a refletir sobre as direferenças que deparamos em sla de aula e muitas vezes não é entendida por nós. Adorei o filme serviu para enriquecimento pessoal e profissional.
29/11/2007 12:48:24


58 cida reis - vitoria da conquista-ba
Assisti ao filme Neel para realizar um trabalho da faculdade de psicologia sobre linguagem, e de acordo a teoria de Vigosstky sobre a aquisiçao de linguagem e seu desenvolvimento é facil notar a necessidade do ser humano está em contato com o outro e dessa forma ocorrerá a aprendizagem na interaçao individuo-individuo e individuo com o meio: pois é notorio que Neel em sua linguagem unica aprendida com sua mae portado de afasia.
22/11/2007 19:55:40


59 Hilda Braz - Piranhas Goiás
Trabalho com ensino de línguas e explorei no filme as cenas onde Nell manifesta suas emoções, através de expressões que são muito comuns entre nós "falantes normais". É possível perceber que choro, expressão corporal, isolamento e contato com a natureza, permitem aos seres "civilizados" ou nao, uma forma de comunicação que os tormam indivíduos sociáveis. Um belo trabalho!!!
22/08/2007 14:07:42


60 Ilma Madrona - São Paulo
GOSTEI MUITO DO FILME PORQUE NOS MOSTRA COMO UM SER HUMANO, SE VIVER ISOLADO, PODE ADQUIRIR UMA LINGUAGEM TOTALMENTE PROBLEMÁTICA E TRUNCADA. POR OUTRO LADO PODEMOS VER COMO CIENTISTAS EQUIVOCAM-SE A RESPEITO DO SER HUMANO QUE NÃO ADQUIRIU A LINGUAGEM REAL USADA PELA SOCIEDADE CONVENCIONAL.
29/04/2007 23:04:12


61 Isabella - Belo Horizonte
Achei o filme bom.. mais muito drama por um pequeno fato.. No mais é otimoO!!.. Ah e o artigo a cima é mil..!!
22/04/2007 18:23:04


62 cris - varzea grande
adorei o filme nell è muito emocionante prende a nossa atenção do princípio ao fim. vale a pena assistir!!!!
16/04/2007 16:00:05


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.