Diário de Classe
Cássia Ravena Mulin de Assis Medel Pedagoga e Escritora. Especialista em Supervisão Escolar e Orientação Educacional. Atua como Orientadora Pedagógica na E.M.Francisca Pinheiro Teixeira e Orientadora Educacional no C.E.Lameira de Andrade, Cantagalo-RJ. Autora do livro Projeto Político-Pedagógico, Construção e Implementação na Escola, Editora Autores Associados. Consultora Pedagógica e Palestrante. Contatos pelo ravenamedel@yahoo.com.br

Como criar um ambiente adequado e acolhedor na sala de aula de Educação Infantil - 05/10/2006
Cássia Ravena Mulin de Assis Medel

'

A sala de aula de Educação Infantil deve ser ampla e pode ser montada em um único ambiente ou em dois os três ambientes, por exemplo. Deve ser reservado um espaço para a “rodinha”, onde são realizadas atividades do cotidiano como: chamada; calendário; contação de histórias; canto de músicas e outras.

A sala poderá conter os “cantinhos”: o cantinho da leitura, de matemática, das ciências, de historia e geografia, de artes, da psicomotricidade, da dramatização, por exemplo. O cantinho da Leitura, por exemplo, deve incluir livros de história de papel, de tecido, de plástico, e outros materiais; revistas em quadrinhos, por exemplo, e livros confeccionados pelos próprios alunos.

O cantinho de Matemática, incluindo jogos relativos à disciplina, como, por exemplo: Dominós; baralho; jogo da memória; ábacos; cuisinaire; material dourado; numerais em lixa e outros que poderão ser adquiridos ou confeccionados pelo próprio professor e pelos alunos. Poderá ser montado um minimercado com estantes incluindo embalagens vazias de produtos e uma “caixa registradora”.

O cantinho das Ciências, que poderá incluir livros referentes à disciplina; experiências realizadas pelos alunos como o plantio do feijão; um terrário; um aquário; por exemplo. O cantinho de História e Geografia, que poderá incluir materiais como um quebra-cabeças do mapa do município onde os alunos residem e outro do Brasil; confeccionados pelo professor e pelos alunos, no caso do 3º Período, e uma maquete dos Planetas da Galáxia, incluindo o Planeta em que vivemos A Terra, utilizando bolas de isopor de tamanhos diversos para representarem os planetas.

O cantinho de Artes, incluindo, materiais necessários para os alunos realizarem atividades de artes, como, por exemplo: tinta guache, pintura a dedo, anilina dissolvida no álcool, massa de modelar, revistas para recorte, tesouras, cola, folhas brancas para desenho, lápis de cor, giz de cera, hidrocor e outros.

O cantinho da Psicomotricidade, que poderá conter materiais como tênis (de madeira) com cadarço para o aluno aprender a amarrar, telaios (material montessoriano) com botões, colchete, velcron ( para as crianças aprenderem a utilizá-los), tabuleiro de areia, materiais e jogos de encaixe, de “enfiagem”, como, por exemplo, ( para enfiar os macarrões ou contas no barbante para trabalhar a motricidade refinada das crianças).

O cantinho da Dramatização, que poderá incluir um espelho afixado de acordo com o tamanho das crianças, trajes dentro de um baú como, por exemplo, fantasias, acessórios como chapéus de mágico, de palhaço, enfim de diversos tipos, cachecóis, echarpes, bijouterias, estojo de maquiagem e outros. Poderá ser construído um pequeno tablado de madeira, onde as crianças poderão apresentar as dramatizações.

O mobiliário deverá ser adequado ao tamanho das crianças: mesas, cadeiras, estantes, gaveteiro (para guardar o material pessoal dos alunos: escova de dentes, creme dental, pente ou escova, avental e outros), cavalete de pintura e outros.

Os murais da sala podem ser confeccionados com materiais como cortiça, no estilo flanelógrafo, utilizando tecido próprio, onde deverão ser expostos os trabalhos dos alunos: pesquisas, exercícios, atividades de artes e outros. Quadro de giz afixado de acordo com tamanho dos alunos.

Todo material que for afixado na parede, como por exemplo: murais, quadros de chamada de giz, linhas do tempo, janelinhas do tempo, cartazes, e outros deverão ser colocados de acordo com o tamanho dos alunos para que estes possam visualizar.

As paredes da sala devem ser de cores claras, pois além de clarear o ambiente, “passam” tranqüilidade às crianças.

É fundamental que haja um cantinho reservado para colocar colchõezinhos, caso alguma criança adormeça, pois nessa fase algumas ainda dormem durante o dia. É necessário também o travesseirinho e uma manta ou edredon para os dias mais frios.

Concluindo, a sala de aula de Educação Infantil deve ser clara, arejada e deve conter “estímulos” apropriados ao desenvolvimento integral da criança.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










28 COMENTÁRIOS

1 Jaqueline Santos Silveira - Presidente Prudente
Oie Samara. Achei esse artigo que fala um pouco de cantos temáticos. bjo.
04/04/2013 16:16:24


2 Jaqueline Santos Silveira - Presidente Prudente
BOA TARDE TUDO BEM? SOU ALUNA DO CURSO DE PEDAGOGIA NA UNESP, E VAMOS FAZER UM TRABALHO SOBRE CANTOS TEMÁTICOS NA ÁREA DE GEOGRAFIA. PRECISO DE AJUDA. AGUARDO CONTATO. ABRAÇOS!!
04/04/2013 15:44:51


3 arykene de jesus blohem - itabunaba
amei!!!!!As sugestões dos cantinhos que deve ter na sala de aula na préescola,no momento utilizo apenas o espaço da leitura onde a turma se delícia com o ambiente acolhedor e de fácil acesso,que proporciona aos meus pequeninos novos horizontes , viagens cheias de fantasias proporcionando melhor desenvolvimento intelelectual e integral da criança.
24/09/2011 20:04:45


4 arykene de jesus blohem - itabunaba
amei!!!!!As sugestões dos cantinhos que deve ter na sala de aula na préescola,no momento utilizo apenas o espaço da leitura onde a turma se delícia com o ambiente acolhedor e de fácil acesso,que proporciona aos meus pequeninos novos horizontes , viagens cheias de fantasias proporcionando melhor desenvolvimento intelelectual e integral da criança.
24/09/2011 20:04:20


5 TATACRIS - Goval
Adorei o artigo,Parabéns pelas informações. Obrigada por nos orientar...
28/10/2010 00:33:20


6 Acileia - Vitória
Artigo interessante, porém muito superficial, com linguagem inadequada. Cantinho não é maneira mais adequada, pois não estamos esducando criancinhas. Cantos temáticos, para que todos aprendam corretamente.
17/11/2009 11:06:49


7 José Roberto Pereira de Paula - RibeiraSP
Olá, gostei muito do material muito interessante, só gostaria fazer um comentário da minha cidade que escolheu a cor das salas de aulas de uma escola infantil a cor do partido do prefeito, imagine agora qual é o partido dele? se imaginou PT acertou as salas são vermelhas fortes.
05/09/2009 21:13:58


8 Sandra Leda - lençóis paulista
Sou professora da rede municipal de lençóis paulista, e leciono há 23 anos na educação infantil, e os cantos temáticas, são uma preciosidade, que coloco como recurso para nosso dia a dia, porque nossos alunos de hoje são dinâmicos, e com grandes capacidades. Abraço. Sandra.
20/05/2009 13:26:09


9 Palloma e Rafaella - Campinas
Nos duas adoramos, e iremos fazer um trabalho de ciencias, isso ajudou a termos uma noçao de como poder[a ser o nosso trabalho... Legal.
10/05/2009 17:01:00


10 Edileuza Francisca da Silva - Saõ Paulo
Estou cursando pedagogia e precisava desenvolver um projeto,pedagogico e não sabia o que fazer,pesquisei e encontrei esse sait e tirei todas minhas duvidas já posso da inicio ao meu projeto. obrigada.
06/05/2009 18:34:46


11 Hélia Fernandes do Nascimento Santos - Vitória da Conquista
Gostei muito desse artigo,eu acretido que podemos transforma nossa euducação fazendo este projetos e execultandoos com as crianças
26/04/2009 22:59:56


12 J. Barbosa - Santa Helena de Goiás GO
Estou cursando pedagogia e neste semestre tenho que desenvolver o estágio de Cantos Temáticos na aréa do ensino fundamental e como vagava pela internet a procura de informações sobre o tema encontrei este precioso tesouro. Valeu, muitíssimo obrigado!
22/04/2009 21:12:18


13 suerlania - campo formosoBA
adorei suas propostas de cantos tematcos,foi de grande ajuda pois estou elaborando um projeto para o curso de pedagoga
05/01/2009 20:13:50


14 Rita de Cassia da Silva de Oliveira - Rio de Janeiro
Cássia Olá! Adorei seus exemplos e idéias me ajudou muito em um trabalho, sou estudante de pedagogia, mas trabalho em adminisração hospitalar, com vidas em sentido oposto. Mas valeu mesmo. Um abraço De sua futura colega de profissão Rita de Cassia
22/11/2008 21:31:34


15 ARLETE APARECIDA DE S. ALMEIDA - DouradosMS
oi cassia. tdo bem? sou professora da rede particular e estou trabalhando no projeto cantinhos educativo espelho de valores e para mim está sendo maravilhoso desenvolvêlo, pretendo continuar por mais algum tempo. parabéns pelo texto e continue a nos alegrar e dispertar para uma prática qualitativa e prazerosa.
11/10/2008 18:56:12


16 Dorian Carneiro - Goiânia
Seria um sonho visualizar no mundo real essa sala de Educação Infantil na rede publica na qual eu trabalho. Parabéns, Cássia! Também sou Pedagoga e trabalho com a Esperança de um dia ver minha escola assim. Tenho a certeza que nós do Jardim de Infância de Aplicação do IEG lutamos a cada dia para proporcionar um ambiente acolhedor e propício para o desenvolvimento integral de nossas crianças. No entanto, o espaço nos cofres públicos destinado à Educação é muito pequeno. Será que um dia teremos esse sonho realizado? Espero que sim!! Um abraço!
11/06/2008 20:26:26


17 Rosario Etchepare - tramandai
Parabens!O seu artigo é claro numa linguagem bem compreensiva,e fala de todos os itens.Beijos , boa tarde!
25/03/2008 16:15:37


18 Maria de Fátima S. S. - São Paulo
Parabéns pelas informações, sempre surgem dúvidas quanto à organização do espaço para montar os cantinhos. Essas são ótimas dicas que pretendo colocá-las em prática, visando uma rotina que renda excelentes aprendizagens. Obrigada, Fátima
22/03/2008 21:33:58


19 MARIA ELI SANTOS RABETHGE - Joinville
Maria Eli-Jlle/ SC Enquanto houver educadores compromissados e responsáveis sobretudo com a educação qualitativa das nossas crianças o Brasil ainda terá experanças de dias melhores. Parabés pelas palavras, eu também acrtedito
28/02/2008 18:46:39


20 daniele buzinaro - indianópolis - paraná
olá, tudo bem? li o artigo no site e gostei muito. com conteudos maravilhosos, de informação e ajuda a nós profissionais da educação. sou professora da rede municipal, trabalho com educação infantil, atualmente estou com uma turma de pré I com 16 crianças, também trabalhamos com os "espaços" da leitura, dos números, das letras, este ano estamos nomeando o nosso "espaço da leitura" como "espaço ruth rocha" em homenagem a escritora. gostaria de receber fotos, biografia e algumas atividades pedagógicas que falam da escritora. obrigada, espero a resposta. continuem assim nos informando sobre o que acontece no mundo da educação. um abraço.
26/02/2008 20:04:08


21 Maria Aparecida Braga - São Paulo
Boa Noite, gostei muito de tudo que li no site, achei tudo muito interessante. Sou professora da prefeitura e trabalho na creche, cuido este ano de crianças de 03 anos de idade, estou no mini grupo. Gostaria muito de pedir orientação para atividades para crianças nesta faixa etária, bem como, sobre OS CANTOS, porque nós também precisaremos montar canto do faz-de-conta;;;;; canto da leitura ou melhor para eles aprenderem a folhear livros sem rasga-los, ;;;;; canto do repouso etc........ Ficarei feliz se me ajudarem. Obrigado e um grande abraço.......ficarei aguardando uma resposta...........Cida.
25/02/2008 20:54:14


22 luciana cristina pereira de oliveira alves - bebedouro
Em minha cidade temos muito claro o quanto o trabalho com cantos temáticos oportuniza o jogo simbólico,e é muito legal encontrar um artigo sobre isto que não só propõe mas também compartilha possibilidades de ampliação do trabalho,pois não basta a criação dos mesmos mas o constante replanejamento para que não caia na rotina para as crianças prejudicando inclusive a atuação do educador.
04/08/2007 01:02:55


23 Sônia Regina C. Rubiaki - Alvorada - RS
Lendo o artigo consegui visualizar na minha mente o quanto pode ser rico um local preparado para receber nossos pequenos alunos, pois estão em pleno desenvolvimento, quanto privilegiados são os que usufruem de um ambiente propício ao seu crescimento social e afetivo.Mesmo que algumas instituições não consigam ter uma estrutura fisica ideal, assim mesmo com muita criatividade e disposição tentam realizar e fazer do seu local de trabalho um agradável encontro todos os dias criando possibilidades de crescimento.Esses itens que são passados neste artigo, nos levam a ter mais vontade, ânimo para melhorar cada vez mais, direcionando a nossa atenção para aspectos tão importantes, tão significativos, pois se trata da base, que essas crianças estão sujeitas.
01/08/2007 23:06:09


24 Marcos Garcia - São Paulo - Capital
Muito bom o texto. Pretendo apresentá-lo para os professores, pois já trabalhamos com cantos e constantemente precisamos retomar a sua utilização e creio que esse texto, como outros, será o nosso norte. Marcos
27/07/2007 10:50:58


25 vania gonzaga da silva - São José do Rio Preto
Adorei esse artigo, comecei a trabalhar os cantos em sala de aula e meus alunos estão adorando esse novo método de trabalho, digo novo porque comecei a construir esse trabalho recentemente e está sendo muito produtivo. Quando li o artigo ampliei o meu leque em relação à possibilidades de novos cantos que não havia imaginado. bjos Van
21/05/2007 21:58:56


26 Maria Lúcia - Porto Alegre-RS
Muito bom o artigo. É importante a produção de material simples e objetivo como esse que, com certeza, ajudará a muitos educadores. Se tiver mais material a compartilhar, por favor, informe como posso acessá-los! Parabéns e obrigado
01/05/2007 23:20:23


27 luiz carlos francisco dos santos - rio de janeiro rj.
sou formado em psicologia e estou cursando o terceiro período de licenciatura de pedagogia.achei interessante o suas experiência educacionais.gostaria de trocar outras experiências relacionadas à educação,parabéns!
24/04/2007 22:05:44


28 Ricardo de Aguiar Ventura - Cordeiro / RJ
Cássia Ravena, é gratificante ler suas experiências educacionais. Sim, faz-nos lembrar aqueles professores preocupados não só em "dar sua aula", mas em transformar um espaço físico em local de aconchego e aprendizado. Ao ler suas palavras sobre a sala do Pré-Escolar, lembrei de uma excepcional professora dos tempos de Formação de Professor e Estudos Adicionais em Pré-Escolar, Professora Maria Angela Pires da Silveira, uma super e querida professora, amada e respeitada por todos, pois sempre trazia suas mensagens de esperança, de encorajamento a todos os seus alunos, mostrando-nos o quanto poderíamos ser melhores a cada dia com os nossos alunos. Hoje, lendo cada instrução para formação dos "cantinhos infantis" na sala de aula, relembro todos os ensinamentos desta Mestre em Educação. Obrigado por você nos lembrar que a Educação é Vida e sempre, não importando as condições físicas ou materiais, é preciso acordar nossos alunos e fazê-los viver a realidade. A realidade de cada um deles, mas, com certeza, acompanhados por todos nós, professores apaixonados pela educação. Mais uma, parabéns pelo sua contribuição a Educação deste país. Ricardo
17/04/2007 11:16:16


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.